A Revista O Mecânico mais uma vez esteve presente com o Projeto Atualizar O Mecânico, levando palestras gratuitas de empresas parceiras de renome no mercado aos visitantes da feira
Tradicional nas principais feiras do setor, o Projeto Atualizar O Mecânico na Autopar 2022 foi um enorme sucesso graças à incrível adesão e participação do público, que lotou o Box Técnico instalado no estande da Revista O Mecânico. A 26ª edição do ciclo de palestras gratuitas foi direcionada para os principais temas que o profissional que trabalha com o reparo de veículos procura, abrindo a oportunidade do contato direto entre mecânico e fabricantes de autopeças. As empresas parceiras da iniciativa nesta edição foram Hengst, KYB, Schaeffler e Tecfil. Confira a seguir o que rolou em cada uma das palestras.
HENGST
A Hengst realizou palestras com três técnicos diferentes. Marcelo Schroeder, supervisor de Assistência Técnica, falou sobre novas tendências de máscaras para defensivos agrícolas, mineradoras, além da linha de óleo lubrificantes, que atualmente está em processo de liberação para venda com a ANP (Agência Nacional de Petróleo). Rodolfo Cafer, da assistência técnica, focou na parte ecológica, reaproveitamento de materiais e sobre novos mercados dentro e fora da mobilidade, como de carros elétricos, engenharia de produção, indústria e hospitais. Já foco da palestra do André Padua, também da assistência técnica, foi levar as melhores práticas sobre os produtos da marca, especialmente os filtros de combustível Blue Max. Segundo ele, as principais dúvidas giraram em torno de aplicação, principalmente em casos bem específicos, como os voltados para modelos off-road.
Palavra do mecânico:
“Muito interessante a apresentação sobre a bomba de combustível. Trabalho com ferrovia e vou passar no estande para fechar uma parceria e utilizar a bomba para evitar o congelamento do diesel. Faz falta esse contato direto com a indústria e em eventos assim a gente consegue se aproximar. Teria que ter mais umas duas feiras dessa por ano. A cada três meses”.
Pedro Sodré, Pinhais (PR)
KYB
A KYB trouxe um tema polêmico para as palestras: ajuste de cambagem. Alexandre Parise, coordenador Técnico da KYB, falou sobre a possibilidade de ajuste na geometria de suspensão e tirou dúvidas sobre se o ajuste prejudica os amortecedores. “Elucidamos muitas dúvidas, propondo soluções e desmistificando o assunto. Aqui temos reparadores e distribuidores de norte a sul do Brasil. Decidimos falar de geometria de suspensão porque recebemos essa demanda do mercado pelo nosso canal “0800”. Sabendo que essa era uma demanda do reparador, preparamos o material para apresentar. Os mecânicos trouxeram questões como tolerâncias, como fazer. Abordamos como era no passado, como fazer avaliação e correção. Colocamos eles para pensar junto e serem parte da solução”, explicou o consultor.
Palavra do mecânico:
“Foi muito legal porque o cliente chega na oficina, a gente fala em cambagem e ele dá uma retraída porque vê o assunto na mídia. Com a gente falando, já dá uma clareada [no assunto]”.
Emerson Cardoso Lima, Paranaguá (PR)
“Interessante [para aprender] a avaliar as condições, o quanto pode fazer inclinação, como o instrutor falou, onde costuma dar problema nos componentes e qual a margem de segurança para trabalhar na própria base do amortecedor”.
Wilson de Almeida, Paranaguá (PR)
SCHAEFFLER
Werner Heinrichs, assistente técnico da Schaeffler apresentou três palestras diferentes, uma para cada marca. Com a marca LuK, falou de embreagens e atuadores. Com a marca INA, palestrou sobre correias dentárias e circuito primário e secundário de sincronismo, com dicas sobre VW Amarok e Peugeot/Renault e a bomba d’água elétrica TMN. Com a marca FAG, abordou sobre rolamentos de roda, montagem e diagnóstico, além de cuidados com falsificação e pirataria. O objetivo, segundo ele, foi levar conhecimento prático para os mecânicos. “O mais importante (nas palestras) é dar dicas de montagem, diagnóstico de falhas e mostrar como é o correto funcionamento, sem entrar em detalhes de construção de produto. O mecânico se interessa pela solução de problemas. Eles precisam disso e a Schaeffler se preocupa em informar bem”, explica Werner.
Palavra do mecânico:
“É sempre bom, que ele tira as dúvidas de coisas que a gente trabalha no dia a dia. Falou de linha leve, linha diesel, Amarok, correias dentadas e dicas para a gente não ter dor de cabeça”.
Luiz Renato, Pinhais (PR)
TECFIL
Consultor técnico da Tecfil, Léo Estevan explicou que o objetivo da palestra, focada em linha leve, motores de ciclo otto, foi levar aos reparadores os procedimentos corretos para substituição de fluido e filtros de câmbio automático, além das palhetas dos limpadores de parabrisa. “A maioria já troca as palhetas e percebe que, de um carro para outro, muda o ângulo de instalação de acordo com a curvatura do parabrisa”, exemplificou. Segundo ele, o público que compareceu esteve bem equilibrado entre mais experientes e iniciantes no mercado. “A gente percebe que muitos estão atualizados, enquanto tem alguns que precisam de atualização, mas todos estavam bastante interessados.
Palavra do mecânico:
“É interessante porque as coisas vão mudando e a gente precisa se atualizar. Já pensou se eu coloco um filtro errado? Se eu não me atualizar, vou colocar a peça que o vendedor me forneceu, porque não sei se é a certa ou a errada. Tenho que me atualizar para saber o que estou fazendo, saber comprar a peça e aplicar direito”.
Joélçon Silva Pereira, Assis (SP)
Por Flávio Faria
Entrevistas Fernando Lalli
Fotos Fernando Lalli & Vinicius D’Angio
The post Projeto Atualizar O Mecânico na Autopar 2022 appeared first on Revista O Mecânico.
Projeto Atualizar O Mecânico na Autopar 2022 Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário