SUV de grande porte teve mais de 11 mil unidades vendidas em 2023
Lançado em agosto de 2021, o Jeep Commander virou um sucesso de vendas rapidamente. Para ter uma ideia, apenas entre janeiro e julho deste ano foram emplacadas 11.917 unidades do crossover, segundo a Fenabrave. Com isso, o SUV de grande porte já começa a chamar atenção dos mecânicos. Portanto, a Revista O Mecânico em parceria com a Dayco mostra o passo a passo de como substituir a correia dentada do motor 2.0 Multijet II FPT turbodiesel.
Esse motor também equipa outros modelos como Jeep Compass, Fiat Toro e a recém-lançada Ram Rampage. O propulsor entrega 170 cv com 38,7 kgfm. A transmissão é automática de nove velocidades e a tração é 4×4.
Vale destacar que a correia dentada, também conhecida como correia sincronizadora ou correia de distribuição, é um componente importante. Ela é responsável por sincronizar o movimento de rotação do virabrequim (eixo que converte a energia dos pistões em energia rotativa) no movimento de rotação do comando de válvulas (que controla a abertura e o fechamento das válvulas de admissão e escape no motor).
Se a correia dentada quebrar ou se desgastar é possível que ocorra problemas graves no motor, como danos às válvulas, pistões e cabeçote, resultando em reparos caros. Por isso, é importante ficar atento com a manutenção preventiva. De acordo com o manual do proprietário, a correia dentada deve ser trocada a cada 48 meses ou a cada 80.000 km, o que ocorrer primeiro. O Jeep Commander tem preços que variam entre R$ 232.290 e R$ 322.690.
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