Responsável por controlar os movimentos de abertura e fechamento das molas, manter os pneus em contato com o solo, absorver as irregularidades das vias e proporcionar estabilidade, conforto e segurança ao veículo, o sistema de suspensão é composto por diferentes componentes.
“No momento da manutenção, é fundamental avaliar todos os componentes da suspensão, pois o funcionamento não é isolado e o desgaste de uma peça pode afetar outra”, alerta o coordenador de Assistência Técnica da Nakata, Leandro Leite.
Os amortecedores podem ser verificados visualmente, buscando se há vazamento de óleo ou quebra da fixação. Mas, a diminuição da estabilidade do veículo nas curvas, aumento da distância da frenagem, ruídos e oscilação excessiva das rodas, são problemas identificados por meio da percepção do motorista que, devem ser sondados pelo mecânico.
O kit de amortecedor, composto por batente, coifa e coxim, também deve ser avaliado. “Coifa danificada permite a penetração de abrasivos na haste do amortecedor danificando o conjunto de vedação. Já coxins e batentes danificados vão prejudicar o funcionamento do amortecedor e comprometer o conforto do usuário”, adverte.
Para as molas, não pode haver trincas ou quebras numa inspeção visual. Caso estejam comprometidas, será preciso trocá-las.
A bandeja de suspensão ou braço oscilante, garante alinhamento das rodas. Leandro alerta para folgas, deterioração e demais danos às buchas, ligadas a esse componente, bem como folgas em pivôs.
Articulações para a conexão da carroceria do veículo com os componentes móveis do sistema da suspensão, os pivôs não podem apresentar folgas e as coifas protetoras devem estar preservadas, caso contrário permitem entrada de contaminantes que vão acelerar o desgaste da peça.
Também há a bieleta, componente que reduz a inclinação em curvas, melhorando o comportamento dinâmico do automóvel. Quando gastas apresentam ruídos em solo irregular.
The post Revisão da suspensão inclui diferentes componentes appeared first on Revista O Mecânico.
Revisão da suspensão inclui diferentes componentes Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário