Em pouco mais de um ano de operação, chega ao mercado internacional a primeira solução nanoestruturado para revestimentos anticorrosivos. A solução foi desenvolvida pela Nione, empresa da Randoncorp e da Frasle Mobility, especializada no desenvolvimento de nanotecnologia.
Os materiais nanoestruturado são frequentemente usados para controlar as propriedades e estruturas dos materiais em níveis atômicos e moleculares. Devido às suas propriedades únicas, os nanoestruturados têm ampla gama de aplicações em várias indústrias, incluindo eletrônica, medicina, energia, materiais avançados, revestimentos e muito mais.
A solução fornecida pela Nione está presente na linha Maxcoating de discos e tambores de freio da Fremax. As primeiras unidades foram comercializadas recentemente para clientes da América do Norte.
Entre os aditivos da solução aplicada há nanopartículas de pentóxido de nióbio que agem para melhorar a performance da pintura e aumentar a resistência à corrosão, assim como proteção contra o ataque químico e a pintura.
O diretor-superintendente de tecnologia avançada da Randoncorp e executivo responsável pela Nione, César Augusto Ferreira, destaca que a solução diante de condições climáticas extremas, como em regiões com muita ocorrência de neve, onde a aplicação de sal nas estradas garante a trafegabilidade, mas acelera a oxidação de componentes de veículos, por exemplo.
Para a aplicação do revestimento nanoestruturado com nióbio, a Fremax investiu em uma linha de pintura robotizada e em tecnologia para secagem ultrarrápida e baixo consumo de energia, na unidade fabril de Joinville (SC).
The post Aditivo nanoestruturado para maior durabilidade appeared first on Revista O Mecânico.
Aditivo nanoestruturado para maior durabilidade Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário