Desgastes ou danos na estrutura interna do rolamento de roda podem provocar problemas na dirigibilidade do carro e comprometer a segurança da condução. Por isso, é muito importante ficar atento aos sinais como vibrações e dificuldades para manter a trajetória, que indicam a necessidade da troca dessa peça.
Embora a vida útil do rolamento seja longa, as más condições das vias podem encurtar esse período exigindo a substituição do componente por um profissional especializado para evitar problemas decorrentes de má instalação.
A NTN Rolamentos do Brasil alerta que, ao instalar os rolamentos, é importante respeitar as recomendações gerais da instalação, o aperto correto do rolamento, a geometria do eixo dianteiro do carro e verificar o balanceamento das rodas e as condições dos pneus.
Caso contrário, a condução fica comprometida com o surgimento de vibrações no volante ou no interior do veículo, aumentando dessa maneira, os riscos de danos ao rolamento como escamação e riscos nas esferas.
A fabricante também destaca que, um outro sintoma de que algo não anda bem com o rolamento, é a dificuldade para manter o carro em linha reta ou puxando para a direita ou esquerda.
Esse sintoma indica um aperto inadequado do rolamento, alinhamento incorreto dos eixos ou o mau estado de uma ou mais peças do conjunto da suspensão (folga no conjunto do eixo dianteiro), ou ainda algum desgaste acentuado que prejudique a rigidez dos eixos. Cabe, portanto, ao mecânico realizar um check-up completo para garantir uma instalação de qualidade sem comprometer todo o conjunto.
The post Sinais que indicam desgaste no rolamento de roda appeared first on Revista O Mecânico.
Sinais que indicam desgaste no rolamento de roda Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário