sábado, 19 de outubro de 2024

Como diagnosticar os motores 3 cilindros 1.0 turboalimentados?

Populares, os motores 3 cilindros trazem maior economia de combustível e, geralmente, tem capacidades volumétricas abaixo de 1.000 cm³, ou 1 litro.

Mas na era do downsizing, onde os motores 2.0, 1.6 estão sofrendo redução da capacidade volumétrica para atender as exigências das normas de emissões, para manter sua potência, ou até aumentá-la, é adicionado o turbocompressor no desenvolvimento desses novos projetos. Os motores 1.0 turboalimentados estão presentes cada vez mais nos novos veículos, mas como se preparar para diagnosticar um motor com essa tecnologia?

O mecânico e proprietário da oficina Repair Car Service, Cleyton André, abordou a necessidade do mecânico se atualizar e estudar para conseguir realizar os diagnósticos, principalmente em motores novos, com maior assertividade.

As correias imersas em óleo foi também esteve em sua apresentação. O profissional defende que o tempo de troca do óleo lubrificante de motor deve ser efetuada na metade do período informado pela montadora, de maneira “prematura”, para preservar o sistema de sincronismo.

Cleyton salienta que, a utilização do óleo lubrificante de motor deve ser correta. Para que seja preservado tanto o sistema quanto a própria correia que está embebida no lubrificante, deve se seguir a recomendação do fabricante com o lubrificante.

O profissional cita que alguns problemas decorrentes do uso de lubrificante incorreto ou até a falta nos pontos de lubrificação do motor. Um deles é com a bomba de vácuo, que ocasiona em problemas no pedal do freio, além de problemas de baixa pressão do turbocompressor que, geralmente, ocasionam o DTC P0299 nos modelos do Onix 1.0 turbo.

Flávio Donizete Poloni atua há 21 anos no setor de Assistência Técnica da Mahle e possível experiência de nove anos como mecânico de automóveis, entrou em detalhes dos componentes do motor.

De acordo com o profissional, quando ocorre falha no arrefecimento do motor, a região do pistão que mais sofrerá com engripamento é do furo para pino.

Detalhes importantes como os revestimentos em grafite nas saias laterais do pistão, tem função para ajudar no aumento de dureza do componente.

No momento da montagem do pistão, o profissional alerta para que haja atenção no lado correto de montagem. Pois, a cabeça do pistão, geralmente, não é linear, e em um dos casos de montagem do lado errado, causou problemas ao motor, pois o furo pra pino não estava alinhado corretamente com a cabeça do pistão.

Nos casos em que haja necessidade de retifica do motor, Flávio indica que sejam enviados os conjunto pistão e biela, para que não ocorra problemas após a montagem do conjunto.

O profissional alerta que a montagem incorreta dos componentes, a falta de limpeza e os maus cuidados com os componentes, podem causas diferentes problemas nos motores, principalmente os 3 cilindros mais novos que necessitam de maior cuidado de manutenção.

Fábio Jose Pereira Silva é Coordenador Técnico de Projetos na Horse e falou sobre o desenvolvimento do motor 1.0 turboalimentados. O profissional informa que para o mercado brasileiro, o motor obteve mudança de materiais nos mancais, devido ao nosso combustível. Os injetores de combustível de 6 furos também é uma mudança feita para o mercado brasileiro, com DLC e PVD.

Para evitar problemas no stop-start é utilizado bronzinas especiais para evitar qualquer tipo de problema e manter a robustez do sistema. O profissional comentou sobre mais mudanças que ocorreram no motor para se adequar e manter seu perfeito funcionamento e evitar quaisquer problemas no Brasil.

O especialista de treinamento técnico da Nissan, Claudinei Oliveira Dias comenta sobre os motores 3 cilindros da linha Nissan com base em sua manutenção, já que a Nissan ainda não possui em seu portfólio o um motor 1.0 turboalimentado.

O motor HR10, que está no March é derivado do HR16 que está no Kicks e no Versa. Foi realizado a diminuição do curso que o conjunto pistão e biela realizará, ou seja, também foi realizado um trabalho de desenvolvimento de virabrequim para que isso fosse possível.

Claudinei informa ao público presente de como realizar a regulagem de válvulas corretamente no motor HR10 de 3 cilindros da Nissan. Um dos detalhes desse procedimento são que os ajustes são feitos somente com a substituição dos tuchos.

Segundo o especialista, o motor não costuma apresentar problemas, mas há necessidade de ter um cuidado maior com a regulagem das válvulas do motor HR10, e os parafusos precisam serem substituídos no momento da remontagem do motor. Caso algum parafuso de cabeçote esteja com problema, Claudinei informa que não é preciso trocar todos os parafusos, apenas o avariado.

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