No setor de transportes rodoviário, a escolha correta dos pneus em conjunto com a manutenção adequada dos veículos são fatores importantes para a segurança nas estradas. De acordo com a Dunlop os pneus representam o segundo maior gasto no transporte rodoviário, logo após o combustível. A empresa oferece algumas orientações para prolongar a durabilidade dos pneus e otimizar o seu desempenho.
Escolha do pneu para cada tipo de carga e rota
A escolha do pneu é o primeiro passo para garantir eficiência no trabalho. O tipo de caminhão e sua aplicação específica (longas distâncias, distribuição urbana, construção, etc.) determinam o tipo de pneu mais adequado.
As dimensões do pneu (largura, perfil e diâmetro do aro) e especificações como a capacidade de carga (índice de carga) e o símbolo de velocidade devem ser compatíveis com as recomendações do fabricante do veículo.
Ao selecionar o pneu, é importante considerar também o tipo de estrada e o peso transportado. Para caminhões que transitam por estradas de terra, por exemplo, a escolha de pneus com uma estrutura mais robusta é fundamental, enquanto, para rotas longas em rodovias, é recomendado um pneu que priorize o conforto. Pneus inadequados geram desgaste acelerado, reduzem a performance e aumentam os custos de manutenção.
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva é adequada, não só para caminhões, mas para todo tipo de veículo. Componentes verificados e em boas condições de uso, garantem segurança e minimiza os riscos de ocorrer imprevistos durante a condução. Confira alguns pontos a serem verificados com os veículos pesados.
Calibragem: A pressão correta não só prolonga a vida útil do pneu, mas também otimiza o consumo de combustível.
Alinhamento e Balanceamento: Realize a cada 10.000 km para evitar desgaste prematuro e garantir uma direção suave e econômica.
Inspeções Regulares: Identifique pequenos problemas antes que se tornem grandes despesas.
Rodízio de pneus: desgaste uniforme
Para garantir o máximo de vida útil dos pneus, realizar o rodízio entre os eixos do caminhão é fundamental. Esse processo ajuda a garantir que o desgaste ocorra de maneira uniforme, o que evita a troca prematura de pneus. Para os caminhões que percorrem longas distâncias com cargas pesadas, essa prática pode representar uma economia significativa no longo prazo.
Reforma e recapagem
Uma estratégia econômica é a reforma e recapagem dos pneus, que permite que os caminhoneiros reutilizem os pneus de maneira segura. A Dunlop recomenda que a recapagem seja feita antes que os pneus atinjam o limite do TWI (indicador de atingimento de desgaste máximo), garantindo a integridade da carcaça e oferecendo o mesmo desempenho em termos de quilometragem.
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