NGK destaca os malefícios de alterações não projetadas nos componentes
A principal finalidade de uma bobina no sistema de ignição de um veículo é transformar a tensão do sistema em alta tensão, que pode atingir até 45.000 volts, sendo as bobinas classificadas de acordo com o acionamento e o formato.
A instalação de uma bobina inadequada ou de baixa qualidade pode resultar em aumento do consumo de combustível, dificuldade na partida do motor, falhas no funcionamento e até danos ao sistema elétrico e eletrônico do veículo.
Para evitar esses problemas, a NGK traz informações para ajudar na escolha das bobinas corretas para os veículos.
1- Bobinas com módulo de ignição acoplado: O módulo de injeção envia um sinal eletrônico para a bobina, e o módulo da bobina aciona o circuito de carregamento.
2- Bobinas sem módulo de ignição acoplado: O carregamento é realizado diretamente pelo módulo de injeção.
3- Bobinas de formato individual: Cada cilindro possui uma bobina própria, que pode estar acoplada diretamente à vela de ignição ou conectada por um cabo.
4- Bobinas tipo bloco: Podem conter uma ou mais bobinas no mesmo corpo, sendo individuais ou duplas, quando duplas, possuem duas saídas para alimentar dois cilindros gêmeos, aqueles que sobem sempre juntos, porém em fases distintas, um em fase de compressão e outro em de escapamento.
“As bobinas são projetadas levando em conta as especificações únicas de cada motor e são submetidas a testes rigorosos de engenharia. Por isso, é recomendado evitar adaptações”, explica o consultor de Assistência Técnica da Niterra, Hiromori Mori.
“Ao optar por uma nova bobina de ignição, devemos considerar os requisitos técnicos e as características de projeto. Modificações ou adaptações sem um entendimento detalhado podem causar problemas, como a diminuição da durabilidade da bobina, aumento no consumo de combustível e danos a outros componentes”, conclui.
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