quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Especialista destaca dicas para identificar as condições do disco de freio

Vibração e dificuldade para frear são os sintomas mais comuns de problemas no sistema de freio

Ruídos no sistema de frenagem podem indicar problemas nos discos de freio, diz especialista

Montado junto ao cubo de roda, o disco de freio é responsável por reduzir a velocidade e garantir a parada do veículo por meio do atrito da pastilha em sua superfície. “Os motoristas devem ficar atentos também a qualquer indício de desgaste dos discos de freio, e, neste caso, levar à oficina de confiança para evitar problemas que prejudicam a eficiência na frenagem”, orienta Leandro Leite, coordenador da Assistência Técnica da Fremax. Veja algumas dicas que podem te ajudar a identificar as condições do disco de freio.

De acordo com o coordenador, o uso contínuo faz com que as pastilhas desgastem o material dos discos de freio, dependendo das condições de rodagem. “As ondulações da superfície provocam vibrações ao acionar o freio, indicando um dos sinais de que o disco pode estar danificado. Já as pastilhas, quando desgastadas, apresentam ruídos”, revela.

O desgaste excessivo ou oxidação da área de atrito do disco também indica comprometimento do componente, dificultando o processo de frenagem.
“Quando o desgaste do disco está num estágio avançado pode até chegar a trincas, comprometendo a frenagem e consequentemente a segurança do automóvel e de seus ocupantes”, completa.

Outro recurso de aviso ao motorista são as luzes de advertência no painel, que podem apontar problemas no veículo. O sistema de freio, geralmente identificado por um círculo com um ponto de exclamação em vermelho, exige que um profissional seja consultado imediatamente caso a luz acenda com o veículo em funcionamento.

The post Especialista destaca dicas para identificar as condições do disco de freio appeared first on Revista O Mecânico.


Especialista destaca dicas para identificar as condições do disco de freio Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário