Filtro de ar impacta consumo de combustível e potência do motor também nas motocicletas
O filtro de ar é capaz de bloquear impurezas do ar que, caso alcancem o motor da motocicleta afetam diretamente o consumo de combustível, a potência e a aumento emissão de gases poluentes. Portanto, a troca do filtro deve seguir as condições de uso da motocicleta, especialmente em áreas com poeira ou tráfego intenso, conforme indicado no manual do proprietário.
Plinio Fazol, gerente de Marketing e Desenvolvimento de Novos Produtos da Tecfil, explica que existem dois tipos de filtros de ar no mercado: “os de meio filtrante e os de espuma. O filtro com meio filtrante retém melhor as impurezas e permite uma passagem de ar mais eficiente, o que favorece o desempenho da motocicleta. Esse modelo também indica quando precisa ser trocado, ao bloquear a passagem de ar”.
Já o filtro de espuma, usado como original em muitas motocicletas, pode prejudicar o desempenho quando saturado. “Quando saturado, o filtro de espuma perde eficácia na filtração, fazendo com que impurezas alcancem o motor, causem potenciais danos e reduzam a eficiência geral”, diz o especialista.
Além disso, esse componente permite a passagem de impurezas, resultando em combustão irregular e maior consumo de combustível. Além disso, quando saturado, o filtro de espuma perde eficiência e permite que sujeiras cheguem ao motor, causando danos e reduzindo a eficiência geral da moto.
The post Manutenção do filtro de ar melhora consumo da moto; veja dicas appeared first on Revista O Mecânico.
Manutenção do filtro de ar melhora consumo da moto; veja dicas Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário