Atualmente, há um debate entre aqueles profissionais que acreditam ser preferível os conteúdos em texto àqueles em audiovisual. Diante disso, muitos se perguntam se vale a pena vídeos para conteúdo.
Mas, ainda que as publicações e postagens escritas sejam realmente importantes, não devemos desconsiderar o poder dos vídeos. De fato, os conteúdos audiovisuais podem alavancar os resultados de uma campanha.
Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos os motivos pelos quais não se deve deixar de investir em vídeos nas campanhas de marketing digital. Para saber mais, acompanhe a leitura!
ANTES DE SABER SE VALE A PENA VÍDEOS PARA CONTEÚDO: ESCOLHENDO ENTRE TEXTOS E CONTEÚDOS EM AUDIOVISUAL
Antes de qualquer coisa, precisamos estabelecer qual a melhor forma de se publicar conteúdos. Em outras palavras, devemos preferir postagens em formato de texto ou de vídeo?
Muitos conteúdos na internet estão no formato de texto.
Por outro lado, são muitos os especialistas em marketing digital que sustentam a ideia de que os vídeos estão substituindo definitivamente os conteúdos escritos.
No entanto, o fato é que não há um formato melhor ou pior. Realmente, para que se possa responder à pergunta sobre o melhor formato de conteúdo é necessário que se tenha em vista uma série de variáveis.
Isso porque esses formatos de conteúdo possuem características próprias, que podem se encaixar ou não dentro da proposta de determinada campanha.
É preciso que se tenha em vista ainda o público que se deseja atingir e a imagem que a marca quer transmitir a essa audiência.
Certamente, contar com um bom estudo da persona do negócio pode facilitar muito a escolha do formato a ser aplicado.
Para que se possa estabelecer qual a estratégia a ser priorizada, pode-se atentar para as métricas dos conteúdos já publicados. As preferências da audiência em relação ao formato podem orientar essa decisão.
Ademais, deve-se fazer uma ampla pesquisa de mercado com foco no segmento do negócio. Isso porque os formatos de texto e de audiovisual tendem a ser mais apropriados a determinados tipos de produtos.
AS VANTAGENS DOS CONTEÚDOS EM TEXTO E EM VÍDEO
Assim, podemos dizer que as vantagens de cada um desses formatos dependerão dos objetivos estabelecidos para determinada campanha.
No entanto, existem algumas vantagens que dizem respeito às especificidades desses formatos. A seguir, apresentamos quais são elas.
As vantagens dos conteúdos em formato de texto
A vantagem mais evidente dos conteúdos em texto diz respeito ao custo reduzido, se comparado aos conteúdos em vídeo.
Ademais, ainda que a escrita de textos com SEO profissional seja uma tarefa complexa, o fato é que ela é bem mais simples do que produzir vídeos.
De fato, essa tarefa não envolve o uso de equipamento, nem necessita de uma boa apresentação pessoal.
Afora isso, os textos ainda costumam ser priorizados na maioria das pesquisas orgânicas realizadas em buscadores.
As vantagens dos conteúdos em vídeo
Ainda que necessitem de certos equipamentos para serem produzidos, o retorno sobre o investimento em vídeos nas campanhas costuma ser alto.
Isso porque o audiovisual é um conteúdo muito mais sedutor e dinâmico do que o texto.
Além disso, os vídeos são conteúdos muito mais acessíveis, haja vista que o Brasil conta com 29% de analfabetos funcionais e 8% de analfabetos absolutos.
MAS, AFINAL, VALE A PENA VÍDEOS PARA CONTEÚDO?
Podemos dizer, então, os conteúdos em vídeo apresentam também muitas vantagens.
Embora os textos ainda sejam a maioria dos conteúdos da web, o fato é que tem se dado cada vez mais atenção aos conteúdos em audiovisual.
Conforme já mencionamos, isso se deve à eficiência dessa estratégia. De fato, além de ser um conteúdo de muito mais fácil compreensão, os vídeos podem ser adaptados aos mais diversos objetivos.
Só para exemplificar, eles podem ser utilizados para educar uma audiência sobre um produto ou serviço.
É possível ainda fazer vídeos corporativos, apresentando os valores de uma empresa e seus diferenciais.
Outra vantagem evidente dos conteúdos em audiovisual é que eles tendem a gerar mais empatia, haja vista que permitem uma maior expressividade na comunicação.
A cada vez maior utilização dos vídeos em sites corporativos também é motivada pelo fato de esses conteúdos aumentarem o tempo de visita das páginas.
Realmente, os vídeos conseguem não somente atrair, mas também manter a audiência entretida com o conteúdo disponibilizado.
Afora isso, inserir conteúdos audiovisuais em sites pode ajudar a melhorar o SEO e, consequentemente, o ranqueamento em pesquisas orgânicas.
TEXTO E VÍDEO: FORMATOS QUE PODEM SE COMPLEMENTAR
Ainda que tenham suas peculiaridades, é importante salientar que textos e vídeos podem ser utilizados de maneira conjunta. Isso torna os conteúdos ainda mais ricos.
No entanto, não se deve duvidar de que vale a pena vídeos para conteúdo em estratégias de marketing digital. Isso porque eles podem aumentar métricas importantes e atrair mais público para as páginas.
E você, costuma utilizar mais vídeos ou textos em suas estratégias de marketing digital? Comente!
O post Marketing de Conteúdo: Vale a pena focar em vídeos ou blog? apareceu primeiro em Indústria Hoje.
Marketing de Conteúdo: Vale a pena focar em vídeos ou blog? Publicado primeiro em https://www.industriahoje.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário