Com o enorme potencial da internet, diversas empresas passaram a marcar presença on-line para comercializar seus produtos e serviços, além de estabelecer uma presença no mercado. No entanto, uma das preocupações comuns em lojas on-line é como os pagamentos são recebidos após o cliente adquirir o produto. Saiba como receber pagamentos digitais, aqui neste artigo.
Como receber pagamentos digitais
As empresas que oferecem seus produtos e serviços através da internet precisam saber quais as melhores opções de pagamentos para seus clientes, além de como o valor será recebido, o que significa: método de pagamento, frequência e prazo estabelecido.
Método de pagamento em lojas on-line
Cartão de crédito
O cartão de crédito é campeão no quesito de pagamentos on-line, não é à toa que é, sem dúvidas, o mais utilizado. Isso acontece devido sua agilidade, segurança de transações e conveniência tanto para as lojas quanto para os clientes. Além do fato, de que se essa ferramenta for bem utilizada, pode possibilitar o acompanhamento online da fatura e um melhor controle de gastos. Clique aqui para aprender a consultar sua fatura online do Cartão Mastercard.
Boleto bancário
Mas, se o consumidor for uma empresa, é comum que o boleto bancário seja preferência, pois esse método de pagamento faz parte do padrão em departamentos que necessitem dos comprovantes de contas pagas.
Cartão de débito
Esse método de pagamento é o menos utilizado, mas permite o pagamento em conta, conhecidos como pagamentos de carteira digital, como exemplo, as plataformas PagSeguro e Paypal.
Frequência de pagamentos
O pagamento é realizado numa única vez em plataformas e-commerce, podendo ser parcelado em cartões de crédito, como permitido pela financiadora do mesmo. Quando o serviço é recorrente, como exemplo, assinatura em jornais on-line, revistas, sites de assinatura e outros, a cobrança é feita de forma automática no cartão de crédito nos dias de vencimento. Caso o cliente deseje parar de usufruir do serviço, basta cancelar sua assinatura.
Prazos para pagamento
A maioria das transações realizadas em e-commerce é pré-paga, ou seja, o cliente efetua o pagamento antes de receber pelo que comprou. Como esse modelo é comum, existem cláusulas relacionadas ao prazo e políticas de reembolso. Alguns sites possuem o prazo de 7, 15 ou 30 dias para que o cliente solicite a devolução do dinheiro se necessário, sendo assim, o crédito fica liberado para loja após esse período.
Segurança em transações on-line
Os sites de e-commerce aderem a práticas e ferramentas que oferecem um serviço seguro para seus clientes, evitando que informações pessoais sejam copiadas, por exemplo. Para isso, as lojas costumam utilizar parceiros de pagamento confiáveis como PagSeguro e PayPal que garantem um serviço seguro para ambos, cliente e loja on-line.
Pagamento de transações e-commerce com moeda local
O Brasil possui um sistema financeiro diferenciado, por esse motivo, algumas empresas estrangeiras que não atendam à suas exigências podem perder vendas. Como mencionado, o boleto bancário é um dos métodos especiais de pagamento e que funciona no país. Para empresas que vendem para outras, esse método de pagamento é muito importante.
Quando um e-commerce oferece seus produtos com pagamento de acordo com as políticas estrangeiras, por exemplo, o cliente acaba passando por 3 situações que podem fazer desistir da compra, como: possuir cartão de crédito internacional, pagamento do IOF e das diferenças cambiais de acordo com a data de fechamento do cartão de crédito.
Se possuir um e-commerce estrangeiro e deseja vender no Brasil, é interessante disponibilizar os pagamentos de acordo com a moeda local.
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