A Cummins Brasil apresentará na Fenatran, entre os dias 7 e 11 de novembro, um ambicioso projeto que visa transformar sua linha de motores nas próximas décadas
Com investimentos em pesquisas e tecnologias em torno de um bilhão de dólares por ano, a Cummins quer seguir a tendência mundial de utilização de energias renováveis, reforçando seu posicionamento sustentável e liderando uma transição energética no mercado. Para isso, definiu um plano para diminuir as emissões de gás carbônico em seus motores de combustão interna e investir em novos produtos com emissão zero até 2050.
Localizado em uma região com grande potencial para a produção de energias renováveis, o Brasil será um dos primeiros países do mundo a receber os investimentos da empresa. Batizado de “Destino ao zero”, o projeto prevê uma redução gradual de emissões de gás carbônico em seus motores, desenvolvendo uma linha movida por combustíveis menos nocivos ao meio ambiente, como diesel, hidrogênio, GNV e biometano.
Segundo Adriano Rishi, presidente da Cummins Brasil, esse é o investimento certo não apenas pensando nos negócios, mas também se preocupando com o planeta como um todo.
“Investimos em uma ampla gama de tecnologias para alimentar a descarbonização da indústria. Essa não é apenas a abordagem certa para nossos negócios, mas é fundamental para nosso planeta e para as gerações futuras que enfrentam desafios à medida que reconhecemos as realidades das mudanças climáticas”, diz o executivo.
Motores que serão apresentados na Fenatran
A Cummins apresentará na edição 2022 da Fenatran as seguintes soluções voltadas para a redução da emissão de gás carbônico:
Motor B6.7 Single Module Euro VI:
Motorização B6.7 com pós-tratamento Single, integrante da plataforma de motores eletrônicos Euro VI, e sistemas para redução de emissões de escape Single e U Module, desenvolvido para caminhões de alta potência.
X15H:
Novidade que será apresentada na Fenatran 2022, o motor Cummins X15H leva a energia de hidrogênio para caminhões de até 44 toneladas, oferecendo uma potência máxima de 530 hp (395 KW) e um pico de torque de 2.600 Nm. A empresa estima que um caminhão pesado, equipado com o motor X15H e um sistema de armazenamento de combustível de hidrogênio de alta capacidade pode oferecer um alcance operacional potencial de mais de 1000 km.
Motor L9 com TWC:
Motor a gás Euro VI (6.7, 9 e 15 litros) que opera com GNV e biometano, reduz em até 70% a emissão de gases do efeito estufa, comparado com modelos a Diesel Euro V. O motor será apresentado com o sistema de pós-tratamento dedicado chamado Three Way Catalyst (TWC), que possui as configurações horizontal e vertical, se adequando de uma forma melhor aos projetos dos clientes.
Eixos elétricos Cummins Meritor 14Xe e 17Xe:
Com um design inovador, o modelo 14Xe está preparado para equipar caminhões com o peso bruto total (PBT) entre 12 e 24 toneladas, proporcionando eficiência, desempenho e economia de peso. O 17Xe , ainda em fase de testes, suporta até 44 toneladas de peso bruto combinado na versão solo. Esse modelo foi projetado para proporcionar alta densidade de energia, oferecendo 430 KW de potência contínua.
Plataforma agnóstica de combustível:
A plataforma agnóstica de combustível está em fase de desenvolvimento pela Unidade de Negócios da Cummins para fabricar motores que utilizam combustíveis com baixo ou zero emissão de carbonos. Dentre as inovações dessa plataforma, podemos destacar um motor 6.7 que permitirá a utilização de cinco combustíveis diferentes (Diesel, gás, hidrogênio, propano e gasolina). Essa novidade está prevista para chegar ao mercado entre 2026 e 2027.
Cummins + Mertitor:
A Cummins também anunciou a aquisição da Meritor, o que permitirá um avanço mais acelerado no desenvolvimento de soluções de powertrain. Com a fusão, a empresa passa a contar com 3000 colaboradores, faturamento de 5,5 bilhões de reais e uma rede de distribuição com mais de 500 pontos de atendimento.
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