terça-feira, 18 de outubro de 2022

Stellantis lança linha de peças remanufaturadas no Brasil

Catálogo de 100 componentes já está disponível para as marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën com o selo SUSTAINera

 

A Stellantis lança sua primeira linha de peças de reposição remanufaturadas com o selo SUSTAINera. São aproximadamente 100 componentes já disponíveis nas cerca de 1 mil concessionárias das redes autorizadas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën no Brasil que, juntas, compreendem 90% da gama de modelos Stellantis no Brasil. 

São cinco famílias de peças ao todo: alternador, caixa de direção, câmbio automático, motor de arranque e turbocompressor. A linha será ampliada ainda neste ano com a entrada de injetores e bombas de alta pressão.  

“A partir de agora, o cliente pode reparar seu veículo com uma linha de peças mais acessível e que também colabora com a preservação do meio ambiente, sem abrir mão da qualidade, confiabilidade e garantia da Stellantis”, explica o vice-presidente de Peças e Serviços da Stellantis para América do Sul, Paulo Solti. 

Em média, segundo o executivo, as peças remanufaturadas SUSTAINera são 40% mais baratas do que o componente novo. A garantia neste programa é de 3 meses para os produtos vendidos em balcão e de 1 ano para os componentes instalados no veículo dentro da rede de concessionárias. 

Essa é a primeira ação da empresa com o selo SUSTAINera, que oferece transparência sobre economia de material e redução de CO2, além de representar o compromisso da Stellantis com soluções de produtos e serviços sustentáveis e acessíveis.  

O selo faz parte da unidade de negócios de economia circular da Stellantis, que tem como principais objetivos prolongar a vida útil dos veículos e peças, garantindo sua maior durabilidade, e devolver materiais e veículos em fim de vida ao ciclo de fabricação de novos veículos e produtos. 

Para fazer o processo de remanutafura desta primeira fase do programa SUSTAINera, a Stellantis homologou oito fornecedores no Brasil e quatro na Argentina. 

“Conseguimos ampliar a vida útil dos componentes, diminuindo o impacto ambiental e evitando que sejam descartados de forma incorreta ou até mesmo reaproveitados de modo inapropriado no mercado informal, evitando expor o cliente a riscos de danos futuros para seu veículo”, acrescenta Solti. 

Essa gama de produtos já está consolidada na Europa e nos Estados Unidos, com mais de 10 mil peças e 40 grupos de componentes. Nessas regiões, a remanufatura de peças automotivas já é um ramo importante da economia circular e representa mais de 5% das vendas totais de peças. No Brasil, este é um mercado em desenvolvimento, estimado em R$ 2 bilhões, com grande potencial de expansão nos próximos anos. 

Estudo da empresa independente Sphera e divulgado pela Stellantis afirma que a remanufatura de uma caixa de transmissão automática garante economia de materiais em 80% e mitigação de 76% nas emissões de CO2 se comparada à produção de uma caixa do zero. Confira a tabela abaixo: 

“Do design à produção até os serviços de pós-venda, os negócios precisam urgentemente se tornar mais ambientalmente sustentáveis e a economia circular abre um enorme campo de oportunidades”, diz Solti. “A Stellantis está totalmente preparada e engajada nessa nova realidade”, conclui.

The post Stellantis lança linha de peças remanufaturadas no Brasil appeared first on Revista O Mecânico.


Stellantis lança linha de peças remanufaturadas no Brasil Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário