quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Controil destaca cuidados com o cilindro-mestre na manutenção dos freios

Controil destaca cuidados com o cilindro-mestre na manutenção dos freios - Foto: divulgação/Controil
Controil destaca cuidados com o cilindro-mestre na manutenção dos freios – Foto: divulgação/Controil

Vazamentos na linha hidráulica, perda das propriedades do fluido e variação no curso do pedal podem indicar problemas com o cilindro-mestre 

 

Responsável por pressurizar o fluido de freio e distribuí-lo por todo o sistema, o cilindro-mestre é um dos componentes de segurança do veículo que necessita de atenção na hora da revisão veicular. Para garantir o bom funcionamento da peça, é fundamental que ela esteja em boas condições para obter uma boa eficiência de frenagem em situações de emergência. 

 
O consultor de Marketing de Produto da Controil, Vagner Marchiniak, falou sobre um dos sintomas que pode indicar a necessidade de troca da peça. “É muito importante que os motoristas fiquem atentos a qualquer indício de que a peça possa estar danificada. Um dos sintomas que indicam que o cilindro mestre possa estar com problemas é a descida do pedal até o final de curso pelo desgaste das vedações”, afirma Vagner. 

 

Vazamentos na linha hidráulica podem indicar também que a peça não está em seu melhor estado de funcionamento, o que pode causar dificuldades no momento da frenagem. Composta por tubulações rígidas e flexíveis, a linha hidráulica conecta o cilindro-mestre às pinças e cilindros auxiliares nas rodas.  

 
Segundo a Controil, podem ocorrer desgastes na linha ocasionados pela corrosão, acarretando no aparecimento de fissuras que geram vazamentos ou inchamento dos flexíveis. O resultado pode ser o aumento no curso do pedal de freio e a perda da capacidade de frenagem.  

 
Outro fator que pode causar o mau funcionamento do circuito hidráulico do freio são as bolhas de ar, que deixam o pedal esponjoso e com maior distância de parada. Para evitá-las, é necessário realizar a sangria dos freios sempre que o circuito for aberto na hora da manutenção.  

 
O fluido de freio ao acumular umidade e as pastilhas/lonas são outros importantes itens que precisam de verificação no momento da revisão. Ao ser detectado algum sinal de desgaste, é recomendado procurar seu mecânico de confiança para efetuar a revisão do sistema para obter o diagnóstico preciso do que precisa ser substituído.  

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