Exportação de veículos é destaque no início do ano, produção e emplacamento crescem, mas ficam abaixo dos níveis pré-pandemia
O ano começou apresentando bons resultados para o setor automotivo, segundo dados divulgados pela Anfavea. A produção de veículos no primeiro mês de 2023 foi de 152,7 mil unidades, número 5% maior em relação a janeiro de 2022, mas ainda abaixo dos números obtidos no período pré-pandemia. Já os emplacamentos totalizaram 142,9 unidades, o que representa um aumento de 12,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
No recorte do segmento dos ônibus e caminhões, a produção em janeiro apresentou uma queda de 41% em relação ao mesmo período em 2022. Já os emplacamentos subiram 65%, saltando de mil unidades emplacadas em janeiro de 2022, para 1,7 mil em 2023.
O Presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, falou sobre o período os índices do setor apresentados em janeiro. “Em janeiro, o problema do setor automotivo foi mais de demanda do que de oferta. O ano começa com o mercado automotivo desaquecido, em função das crescentes dificuldades de crédito e do clima de incertezas sobre o desempenho da economia em nível nacional e global”, disse o Presidente.
Um dos grandes destaques do relatório da Anfavea foi a exportação, que apresentou os melhores números dos últimos cinco anos. Foram exportadas 33 mil unidades, número 19,3% maior em relação a janeiro de 2022. Apesar dos bons indicadores, é esperado uma queda nos próximos meses, já que houve uma desaceleração nas vendas em países como Chile e Colômbia, dois dos principais destinos dos veículos fabricados no Brasil.
The post Números de produção, emplacamentos e exportações de veículos aumentam no início de 2023 appeared first on Revista O Mecânico.
Números de produção, emplacamentos e exportações de veículos aumentam no início de 2023 Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário