sexta-feira, 4 de outubro de 2024

ZF lança componentes para eixos agrícolas das famílias TSA 09, 20 e 23

Produtos são destinados para tratores de diferentes marcas

A ZF Aftermarket lança no mercado de reposição da América do Sul diferentes componentes para eixos agrícolas da família TSA 09, 20 e 23, para aplicações em tratores das fabricantes Agrale, Agritec, Coyote, John Deere, Landini, LS Mtron, Mahindra, Massey Ferguson, Tramontini, Valtra e Yanmar.

O lançamento engloba componentes como entre eles, cubo de roda, porta planetário, engrenagem planetária, eixo solar, variados anéis de ajuste, rolamentos de esfera mancal, carcaça central, pino, proteção, entre outros.

Os eixos agrícolas são componentes fundamentais em máquinas e equipamentos utilizados na agricultura, como tratores. Eles são responsáveis por transmitir a potência do motor para as rodas, permitindo que os veículos se desloquem e operem em terrenos variados. São projetados para suportar cargas pesadas, operar em condições adversas e oferecer eficiência energética, contribuindo para o desempenho e produtividade das máquinas agrícolas.

The post ZF lança componentes para eixos agrícolas das famílias TSA 09, 20 e 23 appeared first on Revista O Mecânico.


ZF lança componentes para eixos agrícolas das famílias TSA 09, 20 e 23 Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Corteco lança retentores para caminhões Mercedes-Benz e Volkswagen; veja códigos

Produtos atendem aos modelos VW Delivery e Accelo

A Corteco, integrante do Grupo Freudenberg e fornecedora de itens automotivos para o mercado de reposição, anuncia a expansão de sua linha de produtos com novos retentores para caixa de câmbio traseiro, destinados a caminhões das marcas Mercedes-Benz e Volkswagen.

Os novos retentores, sob o código 7262P, são compatíveis com os modelos VW Delivery e VW 11-180 (a partir de 2017), M-B Accelo (a partir de 2003) e M-B LO 1016 (a partir de 2022).

“Os retentores foram desenvolvidos com tecnologia de ponta e são resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento, atendendo às necessidades do mercado de reposição com a confiabilidade da marca Corteco”, afirma Alexandre Morselli, gerente de Produtos da Corteco.

The post Corteco lança retentores para caminhões Mercedes-Benz e Volkswagen; veja códigos appeared first on Revista O Mecânico.


Corteco lança retentores para caminhões Mercedes-Benz e Volkswagen; veja códigos Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

GWM inicia contratações para a fábrica de Iracemápolis (SP)

Até o início da produção em 2025, a meta é contratar 700 funcionários

A GWM Brasil deu início às contratações para a sua fábrica em Iracemápolis, no interior de São Paulo, com a seleção dos primeiros líderes para a criação dos processos produtivos, ampliação da linha de montagem e treinamento dos primeiros colaboradores. Até o final deste ano, a GWM planeja contratar 100 funcionários, com uma meta de 700 novos empregos até o começo da produção, no primeiro semestre de 2025.

Os primeiros treinamentos serão realizados internamente, mas, em breve, a montadora contará com a parceria do SENAI, que atualmente já faz a capacitação dos técnicos da rede de concessionárias da GWM.

A produção na nova fábrica de Iracemápolis está programada para o primeiro semestre de 2025 com o lançamento do SUV híbrido Haval H6. Antes do começo da produção, a GWM realizará uma cerimônia de inauguração, prevista para ocorrer no meio do semestre. Inicialmente construída para ter uma capacidade instalada de 20 mil veículos por ano, a fábrica da GWM será ampliada e modernizada para atingir a capacidade produtiva de 50 mil unidades dentro de três anos.

O foco da operação em Iracemápolis será a nacionalização. A autotech já planeja logo no início da produção um significativo conteúdo local, que inclui componentes como pneus, vidros, rodas, bancos e chicotes elétricos, entre outros, além de garantir que o processo de pintura dos veículos também seja realizado localmente desde o princípio. “Nosso objetivo é alcançar 60% de nacionalização dentro de três anos, o que nos permitirá iniciar a exportação para a América Latina”, informa o diretor de Assuntos Institucionais da GWM Brasil, Ricardo Bastos.

As primeiras contratações em Iracemápolis ocorreram logo após a confirmação pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) da homologação do projeto da GWM Brasil para o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), nova política industrial brasileira voltada para a sustentabilidade e inovação na indústria automotiva. Com a homologação será possível transferir gradualmente todos os processos produtivos, atualmente realizados na China, para a unidade de Iracemápolis.

O início da produção na fábrica de Iracemápolis faz parte da primeira fase do projeto de investimentos da GWM no mercado brasileiro, que totaliza R$ 10 bilhões até 2032. Apenas nessa primeira fase, que vai até 2026, o aporte será de R$ 4 bilhões.

The post GWM inicia contratações para a fábrica de Iracemápolis (SP) appeared first on Revista O Mecânico.


GWM inicia contratações para a fábrica de Iracemápolis (SP) Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Cofap lança amortecedores para nova geração do Citröen C3

Lançado em 2022, a nova geração do hatch já vendeu mais de 50 mil unidades

A Marelli Cofap Aftermarket anuncia mais um lançamento para a sua linha de amortecedores Cofap. Desta vez, passa a oferecer amortecedores para a nova geração do Citröen C3, hatch apresentado no segundo semestre de 2022 e que já vendeu mais de 50 mil unidades.

O amortecedor é o principal componente do sistema de suspensão do veículo, cuja função é manter os pneus sempre em contato com o solo, proporcionando as condições ideais de dirigibilidade.

Os componentes internos do amortecedor como tubo de pressão, pistão, molas e válvulas sofrem com a fadiga e o desgaste natural conforme a intensidade do uso. Por isso, os amortecedores devem ser avaliados durante as revisões periódicas e, em casos de danos na estrutura dos tubos, empenamento das hastes ou vazamento de óleo, a recomendação é fazer a troca imediata do amortecedor, independente da quilometragem e sempre aos pares, por eixo, para garantir o equilíbrio da suspensão.

The post Cofap lança amortecedores para nova geração do Citröen C3 appeared first on Revista O Mecânico.


Cofap lança amortecedores para nova geração do Citröen C3 Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

7CBM: Como fazer a inscrição via WhatsApp? Veja passo a passo

7º Congresso Brasileiro do Mecânico será realizado no dia 19 de outubro

O 7º Congresso Brasileiro do Mecânico será realizado no dia 19 de outubro e há diferentes formas de realizar a inscrição de maneira prática. Confira abaixo o passo a passo para se inscrever pelo site ou pelo WhatsApp:

Inscrição pelo WhatsApp

Para facilitar o processo de inscrição, basta acessar esse link para iniciar uma conversa via WhatsApp com um atendente. O atendimento será feito de forma rápida e prática. Lembrando, caso tenha uma senha cortesia, ainda é possível garantir a sua vaga gratuitamente.

Inscrição pelo Site do Congresso

  1. Caso prefira se inscrever diretamente no site, siga as etapas abaixo:
  2. Acesse o site oficial e clique no botão “Quero me inscrever”.
  3. Se não tiver cadastro, clique em “Não é cadastrado? Cadastre-se”.
  4. Insira a senha cortesia LDM2024 no campo correspondente a “Senha Cortesia” e complete os demais campos corretamente.
  5. Ao preencher o CEP e o CPF, não utilize pontos ou traços.
  6. Após finalizar o preenchimento, clique em “Salvar” e aguarde o e-mail de confirmação.

Faltam 30 dias: Saiba tudo sobre a sexta edição do Congresso Brasileiro do Mecânico

Benefícios para quem for ao 7CBM

Quem comparecer ao 7CBM, que acontecerá no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, terá direito a um cupom de 15% de desconto para compras online na Loja do Mecânico. Após o evento, o cupom será enviado por e-mail e poderá ser utilizado em compras de até 5 mil reais por um período de 30 dias.

Otimize a sua inscrição e aproveite os benefícios exclusivos para participantes do 7º Congresso Brasileiro do Mecânico!

The post 7CBM: Como fazer a inscrição via WhatsApp? Veja passo a passo appeared first on Revista O Mecânico.


7CBM: Como fazer a inscrição via WhatsApp? Veja passo a passo Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Cummins anuncia o sistema CalibrAR no Brasil

Sistema de auto insuflamento de pneus já existe no mercado global como MTIS

A Cummins anuncia no mercado brasileiro a nova tecnologia de controle de pressão de pneus, conhecida no mercado exterior como MTIS (Meritor Tire Inflation System) e, no Brasil, sob o nome Meritor CalibrAR.

Esta solução, desenvolvida pela Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS), é voltada exclusivamente para veículos pesados e extrapesados.

Em fase de testes para adequação às características dos veículos brasileiros e coleta de dados de performance das aplicações que rodam em território nacional, o Meritor CalibrAR tem previsão de lançamento em meados de 2025.

Funcionamento

A nova tecnologia é alimentada pelo compressor que integra o sistema de freios e suspensão a ar do veículo. “O ar captado passa por uma central de controle, onde há um filtro secador responsável por retirar a umidade do ar. Ne sequência, este ar é distribuído para os eixos, conduzido para as extremidades e, por meio da tubulação do sistema, chega até os pneus”, explica o especialista de produtos CDBS, Renan Silveira.

O objetivo é manter a pressão ideal dos pneus, repondo automaticamente o ar em caso de vazamento, permitindo a condução até chegar a um local seguro para as eventuais manutenções.

Essa tecnologia conta com monitoramento e alerta térmico e de proteção contra o superaquecimento na ponta do eixo. O sistema, projetado para suportar temperaturas de até 160ºC, localizado na vedação do eixo, mantém o ar dentro da tubulação.

Em caso de superaquecimento, faz com que o ar desvie o caminho, passando por pequenos orifícios na ponta do cubo, gerando um assovio característico.

Segundo a Cummins, o novo dispositivo também traz vantagens para o custo total da operação (CTO), já que o sistema mantém a pressão correta dos pneus, resultando em até 1,5% na economia de combustível e um aumento de até 10% na vida útil dos pneus, além de reduzir custos de manutenção, eliminando a necessidade de calibração frequente e prolongando o período entre as trocas de pneus.

Comparado a outros sistemas no mercado, o CalibrAR tem sua configuração totalmente interna, com todos os componentes protegidos dentro do sistema da roda, evitam problemas com mangueiras expostas que podem ser danificadas.

O kit do novo Meritor CalibrAR inclui todos os componentes necessários para instalação que leva cerca de três a quatro horas.

The post Cummins anuncia o sistema CalibrAR no Brasil appeared first on Revista O Mecânico.


Cummins anuncia o sistema CalibrAR no Brasil Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Cinco sinais que indicam a substituição dos cabos de ignição

NGK destaca testes e inspeções que devem ser feitos para checar a funcionalidade dos componentes

Os cabos de ignição conectam a bobina às velas de ignição, conduzindo através da alta tensão que pode chegar próximo dos 45.000 volts, a corrente elétrica necessária para o funcionamento do motor.

 

Quando apresentam defeitos, podem comprometer essa condição  e causar problemas no motor e aumento de consumo de combustível.

 

A NGK lista cinco sinais de desgaste, para que ajudar na identificação de que o componente necessita de substituição:

 

1- Dificuldade na partida: se o veículo apresenta problemas ao ligar, isso pode indicar falhas nos cabos de ignição, que não estão conduzindo a corrente elétrica de forma eficiente.

 

2- Marcha lenta irregular: uma marcha lenta instável pode refletir diretamente na eficiência do motor, sugerindo possíveis falhas nos cabos e sistema de ignição.

3- Falhas na aceleração e retomada de velocidade: cabos danificados podem causar falhas durante a aceleração e na retomada de velocidade, afetando a performance do veículo.

 

4- Aumento do consumo de combustível: problemas na condução da corrente elétrica podem levar a uma combustão ineficiente, resultando em maior consumo de combustível.

 

5- Aumento nas emissões de gases poluentes: cabos de ignição defeituosos podem prejudicar a queima do combustível, elevando as emissões de gases poluentes e impactando o meio ambiente.

 

Testes

Além dos sinais mencionados, inspeções regulares podem auxiliar na manutenção preventiva. Uma análise visual dos cabos é um bom ponto de partida.

 

O mecânico deve verificar sinais de oxidação, fuga de corrente elétrica, ressecamento ou danos causados por agentes químicos. A medição da resistência elétrica com um multímetro é útil para identificar problemas nos cabos.

Outros testes, como a avaliação da isolação elétrica e a medição da tensão do secundário do sistema de ignição, requerem equipamentos específicos.

 

“Os cabos de ignição têm uma vida útil estimada de três anos ou 70.000 km, o que ocorrer primeiro. Portanto, é essencial realizar a manutenção preventiva regular do sistema de ignição”, afirma o consultor de Assistência Técnica da Niterra, Hiromori Mori.

 

Prevenção de desgastes

Para prevenir o desgaste dos cabos de ignição, a NGK recomenda testes de isolação elétrica para identificar possíveis comprometimentos, medição da resistência elétrica dos cabos, já que uma alta resistência dificulta a passagem da corrente, e verificação de sinais de flash-over, que são marcas visíveis e indicam passagem indesejada de corrente elétrica entre os cabos e as velas.

 

Também é importante avaliar a integridade da borracha dos terminais, pois ressecamento ou flacidez comprometem a isolação, enquanto fios rígidos indicam deterioração dos cabos.

The post Cinco sinais que indicam a substituição dos cabos de ignição appeared first on Revista O Mecânico.


Cinco sinais que indicam a substituição dos cabos de ignição Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

terça-feira, 1 de outubro de 2024

Campinas inicia teste de com ônibus elétrico Higer

 

Itajaí Transportes vai operar modelo Azure A12BR durante 30 dias

A Itajaí Transportes Coletivos, concessionária que opera na Área 2 (Campo Grande, Padre Anchieta e Corredor John Boyd Dunlop), testará o ônibus elétrico Azure A12BR, da TEVX Higer, durante o período de 30 dias. Os testes do modelo de 12 metros de comprimento começam no dia 1 de outubro, na linha 2.20 – Terminal Campo Grande/Cambuí.

O modelo conta com um sistema de ‘ajoelhamento’ da suspensão, característica que torna o embarque e o desembarque mais fáceis. Tem portas dotadas de rampas para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.

Possui vidros com tratamento UV e sistema de climatização. O veículo tem autonomia aproximada de 270 quilômetros por carga e o tempo de recarga total das baterias, segundo o fabricante, é inferior a três horas. Possui sistema de freios regenerativos, equipamento que recarrega a bateria quando o freio é acionado. O Azure A12BR tem capacidade para transportar até 76 passageiros.

Os motoristas e operadores da Itajaí, envolvidos na operação do veículo, passaram por treinamento ministrado pelos instrutores da fabricante, com foco voltado à direção defensiva e inteligente, de forma a maximizar a performance do veículo.

Carlos Eduardo Souza, CEO da TEVX Higer, empresa brasileira que representa o grupo Higer Bus no Brasil, explica que o modelo Azure A12BR é o mesmo que participou do transporte de autoridades durante as Conferências do Clima da Organização das Nações Unidas (COP27, no Egito, e COP28, em Dubai). “Agora, os campineiros poderão experimentar esta mesma experiência em qualidade, conforto e tecnologia”, informa.

The post Campinas inicia teste de com ônibus elétrico Higer appeared first on Revista O Mecânico.


Campinas inicia teste de com ônibus elétrico Higer Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Corteco alerta para manutenção do sistema de direção hidráulica

A Corteco, marca do Grupo Freudenberg, destaca a importância de realizar a manutenção preventiva do sistema da direção hidráulica para garantir a segurança e o bom desempenho do veículo.

Com o passar do tempo e as condições de uso do automóvel, os componentes do sistema da direção hidráulica podem sofrer desgastes, causando vazamentos, por exemplo, o que aumenta o risco de acidentes.

Portanto, a manutenção se torna essencial e a recomendação é realizá-la, quando necessário, substituindo os componentes do Kit de Direção Hidráulica para que todas as peças permaneçam em boas condições.

“O período e a frequência com que a revisão do sistema deve ser feita, varia de acordo com a orientação de cada montadora, seguindo o manual do veículo. Normalmente, recomenda-se verificar o sistema nas revisões regulares do veículo”, comenta o gerente de Produtos da Corteco, Alexandre Morselli.

The post Corteco alerta para manutenção do sistema de direção hidráulica appeared first on Revista O Mecânico.


Corteco alerta para manutenção do sistema de direção hidráulica Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/