quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Entenda o que significam e para que servem os números do chassi do veículo

número do chassi

Saiba quais informações constam em cada dígito do número do chassi, composto por 17 caracteres


Todo veículo possui um número de chassi, que serve para identificá-lo – como se fosse o seu DNA – e obter informações, por exemplo, sobre ano, modelo, origem e detalhes do automóvel. Esse número, também chamado de Vehicle Identification Number (VIN, do inglês), é um padrão mundial desde 1983, regulamentado pela resolução 4030, da ISO, e pela Norma Brasileira 6066/2009, da ABNT.

Atualmente, ele possui 17 caracteres alfanuméricos, sendo que antes da regulamentação variava de 5 a 21 caracteres, e consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O número do chassi é marcado na fábrica, de modo que cada um possui uma numeração única.

Vale destacar que a numeração também é gravada em todos os vidros desde 1999, conforme definido no Art. 114 do Código de Trânsito Brasileiro. Não é obrigatório, mas algumas montadoras colocam o número na parte interna do para-lama, na porta do lado direito, em algum local da parte traseira e até no teto, por dentro do forro. É possível consultar os locais em que ele está gravado no manual do proprietário do veículo.

Na hora de comprar um usado, a primeira dica é conferir se a numeração de chassi bate com o que está no documento. Caso haja variação, pode ser sinal de avaria física, furto ou roubo. O número pode ter sido remarcado devido a um acidente que danificou a peça, pela deterioração por ferrugem que deixou os caracteres ilegíveis ou por criminosos que visam dificultar a sua identificação. Se o serviço de remarcação for necessário, é preciso procurar o Detran e o procedimento ficará registrado – inclusive no CRLV. O consumidor pode procurar uma empresa de vistoria veicular para checar a numeração do chassi na base de dados do governo. o serviço custa entre R$ 130 e R$ 300.

O que significa a numeração de chassi?

Os 17 caracteres são divididos da seguinte forma:

– Os três primeiros caracteres, chamados de WMI (World Manufacturer Identifier ou identificador de fabricante mundial), são identificados por: o primeiro indica a área geográfica onde foi fabricado (América Latina, Ásia etc.), o segundo indica o país e o terceiro dígito indica o fabricante/montadora (G = General Motors, F = Ford, W = Volkswagen etc.). Dependendo da quantidade de veículos fabricados por ano, esse campo deve ser preenchido com o número 9.

– Já o segundo bloco de números, que vai do 4º ao 9º caractere, é chamado de VDS (Vehicle Description Section ou seção descritiva do veículo) e suas informações são definidas de acordo com o padrão criado por cada montadora, geralmente utilizados para classificar o modelo dos veículos.

– O terceiro bloco, chamado de VIS (Vehicle Identification Section ou seção indicadora do veículo) vai do 10º ao 17º e se divide em: o décimo caractere pode ser representado por letras ou números e permite identificar o ano do veículo; o 11º mostra a fábrica e local em que o fabricante montou o veículo (exemplo: Renault – São José dos Pinhais; General Motors – Indaiatuba etc); e do 12º em diante está a numeração de série do carro, que é padronizada por cada montadora.

Curiosidade: não são usadas as letras O, Q e I, para evitar que sejam confundidas com os números 0 e 1. Além dessas informações, nas normas citadas aqui, é possível identificar tabelas definidas para área geográfica por continente, país, fabricante e ano.


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