Saiba quais informações constam em cada dígito do número do chassi, composto por 17 caracteres
Todo veículo possui um número de chassi, que serve para identificá-lo – como se fosse o seu DNA – e obter informações, por exemplo, sobre ano, modelo, origem e detalhes do automóvel. Esse número, também chamado de Vehicle Identification Number (VIN, do inglês), é um padrão mundial desde 1983, regulamentado pela resolução 4030, da ISO, e pela Norma Brasileira 6066/2009, da ABNT.
Atualmente, ele possui 17 caracteres alfanuméricos, sendo que antes da regulamentação variava de 5 a 21 caracteres, e consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O número do chassi é marcado na fábrica, de modo que cada um possui uma numeração única.
Vale destacar que a numeração também é gravada em todos os vidros desde 1999, conforme definido no Art. 114 do Código de Trânsito Brasileiro. Não é obrigatório, mas algumas montadoras colocam o número na parte interna do para-lama, na porta do lado direito, em algum local da parte traseira e até no teto, por dentro do forro. É possível consultar os locais em que ele está gravado no manual do proprietário do veículo.
Na hora de comprar um usado, a primeira dica é conferir se a numeração de chassi bate com o que está no documento. Caso haja variação, pode ser sinal de avaria física, furto ou roubo. O número pode ter sido remarcado devido a um acidente que danificou a peça, pela deterioração por ferrugem que deixou os caracteres ilegíveis ou por criminosos que visam dificultar a sua identificação. Se o serviço de remarcação for necessário, é preciso procurar o Detran e o procedimento ficará registrado – inclusive no CRLV. O consumidor pode procurar uma empresa de vistoria veicular para checar a numeração do chassi na base de dados do governo. o serviço custa entre R$ 130 e R$ 300.
O que significa a numeração de chassi?
Os 17 caracteres são divididos da seguinte forma:
– Os três primeiros caracteres, chamados de WMI (World Manufacturer Identifier ou identificador de fabricante mundial), são identificados por: o primeiro indica a área geográfica onde foi fabricado (América Latina, Ásia etc.), o segundo indica o país e o terceiro dígito indica o fabricante/montadora (G = General Motors, F = Ford, W = Volkswagen etc.). Dependendo da quantidade de veículos fabricados por ano, esse campo deve ser preenchido com o número 9.
– Já o segundo bloco de números, que vai do 4º ao 9º caractere, é chamado de VDS (Vehicle Description Section ou seção descritiva do veículo) e suas informações são definidas de acordo com o padrão criado por cada montadora, geralmente utilizados para classificar o modelo dos veículos.
– O terceiro bloco, chamado de VIS (Vehicle Identification Section ou seção indicadora do veículo) vai do 10º ao 17º e se divide em: o décimo caractere pode ser representado por letras ou números e permite identificar o ano do veículo; o 11º mostra a fábrica e local em que o fabricante montou o veículo (exemplo: Renault – São José dos Pinhais; General Motors – Indaiatuba etc); e do 12º em diante está a numeração de série do carro, que é padronizada por cada montadora.
Curiosidade: não são usadas as letras O, Q e I, para evitar que sejam confundidas com os números 0 e 1. Além dessas informações, nas normas citadas aqui, é possível identificar tabelas definidas para área geográfica por continente, país, fabricante e ano.
Entenda o que significam e para que servem os números do chassi do veículo Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
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