quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Por que usar um ERP em minha indústria?

Imagine contar com um único sistema especializado no controle de estoque e de vendas, em cadastros (de clientes, fornecedores e produtos) e na gestão da área financeira. Imaginou?

Para uma indústria que está constantemente competindo com outros produtores, esse controle centralizado é indispensável para a administração e para a organização do processo de produção! Afinal, o controle feito por meio de planilhas está sujeito a muitos erros e isso pode prejudicar o trabalho dos funcionários e desestabilizar a produção.

Pensando nessas questões, criamos este post para apresentar os benefícios de utilizar um ERP em sua indústria e mostrar como eles farão a diferença no dia a dia e nas finanças!

 

E então, por que usar um sistema ERP em sua indústria?

Em indústrias, o espaço geralmente é utilizado para garantir a padronização de processos: planejar e instalar uma linha de montagem, por exemplo, facilita a organização e agiliza a produção.

Quando se trata de administração, o software de gestão empresarial funciona de maneira semelhante. A seguir, confira alguns benefícios de utilizar o ERP em sua indústria!

 

Controle otimizado de estoque

Assim que fornecedores entregam materiais, o que a sua equipe faz? Os levam diretamente para o espaço de armazenagem ou anotam a quantidade de itens em cadernos/planilhas?

Com o ERP, o controle de estoque é facilmente otimizado: nesse tipo de situação, por exemplo, a quantidade de itens pode ser inserida no sistema, com poucos cliques, antes de ser armazenada.

É possível visualizar:

  • data de cadastro;
  • quantidade estocada;
  • estoque mínimo e máximo de cada item;
  • custo;
  • descrição.

A equipe ainda consegue gerar etiquetas personalizadas de identificação para aprimorar ainda mais o controle de estoque.

 

Melhoria da comunicação interna

Como o sistema é integrado, todos os dados de diferentes setores são agrupados no ERP, o que melhora a comunicação interna.

O gestor do departamento financeiro pode conferir como está o estoque, o gestor de vendas pode conferir a situação das compras (ou das cotações) e o responsável por analisar os dados pode emitir relatórios relacionados a essas e a outras áreas.

E não é só: mesmo se tratando de negociações B2B, dá para formalizar as vendas, gerar contratos e ainda emitir notas fiscais eletrônicas.

 

Tomada de decisões eficientes

Dependendo do ERP utilizado, é possível acompanhar as principais operações da indústria:

  • compra de matérias-primas;
  • estocagem;
  • venda;
  • formação de preço;
  • pagamentos e recebimentos;
  • análise de resultados da área comercial;
  • gestão de documentos fiscais;
  • acompanhamento de pedidos.

E como isso ajuda na tomada de decisões?

Vamos exemplificar com o exemplo do estoque: na sua indústria, a compra de materiais é planejada ou vocês só entram em contato com fornecedores quando determinada matéria-prima está acabando?

Para que não haja falta ou sobra de produtos, a tomada de decisões precisa se basear no gerenciamento de processos otimizado, que engloba a análise de dados.

Daí a necessidade de integrar todas as informações do negócio em um banco de dados centralizado do ERP: ao guardar as principais informações, o ERP se torna uma ferramenta poderosa para a tomada de decisões estratégicas, seja em relação ao estoque ou a outros setores.

Se o sistema for corretamente atualizado pelos funcionários, diariamente, todas as informações que o gestor precisa estarão ali, a alguns cliques de distância.

 

Aumento da produtividade e redução de custos

Ao automatizar processos manuais, o sistema de gestão simplifica tarefas repetitivas e, consequentemente, aumenta a produtividade da equipe. Veja outro exemplo relacionado ao estoque: em vez do colaborador interromper sua atividade para verificar o que ainda tem ou não na empresa, ele pode abrir o ERP e simplesmente visualizar a quantidade de produtos disponíveis com facilidade e rapidez.

Além disso, o sistema ajuda a reduzir custos por diferentes motivos:

  • todas as compras e vendas ficam registradas no sistema, o que permite acompanhar o consumo (e possível desperdício) de matérias-primas;
  • a análise de dados facilita a identificação de gargalos operacionais;
  • os recursos disponíveis são utilizados com mais eficiência.

E tem mais: muitos softwares de gestão já são disponibilizados online, sem a necessidade de instalações. Os dados ficam armazenados em servidores remotos na nuvem, o que é mais uma vantagem desse sistema quando se trata de economia e segurança.

Entendeu as vantagens para utilizar um ERP em sua indústria? Além de otimizar diferentes processos, esse software ainda ajuda a melhorar o número de vendas e a acompanhar os resultados de marketing.

Agora, vamos ver como funciona, na prática, uma das funcionalidades do ERP? Assista os vídeos e confira como é fácil fazer o controle de estoque com esse sistema!

O post Por que usar um ERP em minha indústria? apareceu primeiro em Indústria Hoje.


Por que usar um ERP em minha indústria? Publicado primeiro em https://www.industriahoje.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário