Inovações promovem crescimento na Dayco desde 2018, Marcelo Sanches, recentemente, além da diretoria de aftermarket para a América do Sul, assumiu toda a América Latina, sendo responsável pelo México e Caribe. O executivo tem mais de 25 anos em diversas companhias do segmento automotivo, ele liderou equipes comerciais, de negócios globais e marketing.
Nesta entrevista exclusiva, relata o bom momento que a empresa atravessa e ressalta a importância que o mecânico independente tem para os negócios.
REVISTA O MECÂNICO: Atualmente como está dividida a participação da empresa no mercado?
MARCELO SANCHES: Nosso mix se divide em aproximadamente 30% de nosso faturamento no Brasil destinado às montadoras e 70% para o mercado de reposição independente. Fornecemos para quase todas as montadoras instaladas no País, tanto para linha leve como para linha pesada. Em termos de volume global, a divisão é bastante equilibrada. Isso ocorre devido ao nosso DNA inovador, a Dayco desenvolve diversos projetos em conjunto com montadoras, pois cria tecnologias para o mercado.
…aproximadamente 30% de nosso faturamento no Brasil destinado às montadoras e 70% para o mercado de reposição independente”
O MECÂNICO: Qual é a colocação da Dayco no segmento de correias para o mercado de reposição?
SANCHES: A Dayco é líder de mercado no segmento de correias para aplicações na linha leve, em especial nas correias sincronizadoras cujo faturamento vem crescendo de forma expressiva nos últimos três anos. As correias tipo “poly-V” de acessórios também apresentam excelente crescimento em nosso mercado com expectativa de manutenção desta tendência para os próximos anos.
O MECÂNICO: Depois de um longo período de queda, as vendas de automóveis novos voltaram a crescer. Isso causará alguma consequência para o mercado de reposição? Quais?
SANCHES: Nos últimos anos, com economia praticamente estagnada, a venda de veículos novos diminuiu bastante e isso de certa forma nos favoreceu no mercado de reposição. No entanto, a recíproca desta tendência não se mostra verdadeira na prática, ou seja, a retomada das vendas de novos veículos nos mostra uma retomada também na confiança das pessoas quanto a recuperação da economia, o que nos ajuda também na reposição de autopeças. Nos últimos dois anos a Dayco cresceu bastante, dentre outras razões, pelo enorme foco no lançamento de produtos que vieram a melhorar ainda mais nosso portfólio. Continuaremos com a mesma estratégia que somada à recuperação da economia como um todo, só deverá nos trazer ainda mais benefícios. Daqui a pouco esse incremento de novos veículos no mercado vai reforçar a nossa frota e consequentemente o mercado independente de reposição. Eu vejo com muito otimismo o cenário para os próximos três anos no mínimo.
O MECÂNICO: O desenvolvimento dos automóveis, a chegada de novas tecnologias, exige que as fornecedoras das fabricantes de veículos invistam em desenvolvimento de produtos. A unidade brasileira da Dayco tem laboratórios de testes e desenvolvimento?
SANCHES: A Dayco possui P&G (pesquisa e desenvolvimento) e este departamento está em constante inovação interna para acompanhar a demanda constante por novas tecnologias no mercado, portanto possuímos sim um forte departamento de Engenharia, com recursos locais, dentre eles laboratório de testes, suficientes para atender essa crescente demanda do mercado local por novos produtos.
A forte parceria da Dayco com as montadoras, também nos permite participar da criação das novas tecnologias “in loco”, desenvolvendo soluções otimizadas. Uma das grandes vantagens de sermos uma empresa global é o intercâmbio de informações e inovações, com as várias equipes de engenharia espalhadas em nossas fábricas em todo o mundo.
O MECÂNICO: Qual a média de produtos locais que chegam por ano e no geral, quantos lançamentos a empresa promove anualmente?
SANCHES: Para a reposição, historicamente a média anual de lançamentos de produtos na Dayco era em torno de 30 a 35 novas referências em suas diversas linhas de produtos. No ano passado (2018) lançamos 104 e até o fim do mês de outubro deste ano, 92 novos itens foram lançados no mercado brasileiro, com certeza iremos ultrapassar a marca do ano passado.
O MECÂNICO: No contexto global, como a matriz nos Estados Unidos, trata a unidade brasileira? Ela é importante para os negócios da companhia?
SANCHES: A unidade brasileira da Dayco não tem, obviamente, o maior faturamento do grupo em comparação com marcados maiores como Europa, Estados Unidas e China, no entanto somos hoje referência dentro do grupo no que diz respeito ao serviço por nós prestados aos nossos clientes, modelo de gestão comercial e alinhamento à estratégia global de marketing da empresa. Além disso, entregamos aos nossos acionistas a maior rentabilidade em termos percentuais de faturamento dentre todas as unidades da Dayco pelo mundo. Diante desse cenário, a Dayco Brasil tornou-se desde outubro a unidade controladora não apenas da América do Sul, mas também de toda América Latina com gestão dos negócios de AM do México, América Central e países do Caribe. Já exportávamos produtos locais para toda América do Sul, agora passamos a exportar também um modelo de gestão de sucesso, para toda América Latina.
“Eu vejo com muito otimismo o cenário para os próximos três anos no mínimo”
O MECÂNICO: As relações comerciais mudam com o avanço da tecnologia, mas o contato direto com o cliente ainda é valorizado. Como a empresa trabalha para encontrar um ponto de equilíbrio nesta relação?
SANCHES: Nossos clientes continuarão sendo sempre nosso foco principal de atenção. Entendo que o avanço tecnológico é um caminho sem volta e vem para nos auxiliar no dia a dia, dentre outros aspectos, na comunicação e interface com o mercado e clientes em geral, porém não pode e não vai jamais substituir nosso contato presencial periódico com nossos clientes, seja através de nossa equipe comercial, seja através de nossas equipes de marketing, assistência técnica ou serviços ao cliente. Para isso, não acredito que haja tecnologia que seja capaz de suprir essa necessidade.
A Dayco tem equipes próprias em todo o Brasil. Nossos supervisores e promotores fazem esta interface diária com os clientes, estejam eles no Pará, Rio Grande do Sul, Goiânia, São Paulo e nos outros estados. Outro importante exemplo é o nosso investimento em eventos que nos aproximem de todas os nossos públicos. Estamos presentes em feiras regionais, eventos direcionados, palestras presenciais em todo o país e, este ano, bateremos o recorde de mecânicos treinados.
O MECÂNICO: O mecânico independente evolui na mesma velocidade que o mercado?
SANCHES: Percebemos que os mecânicos independentes e aplicadores buscam aprimorar as suas qualificações para acompanhar as inovações do mercado automotivo. Eles buscam diferentes formas de atualização. As marcas Dayco e Nytron sabem da sua responsabilidade nesse processo e, um exemplo, é o público que tem participado das nossas palestras. Recentemente tivemos em Salvador mais de 250 mecânicos em uma segunda-feira à noite. Este ano participamos do Mecânico ao Vivo, com a Revista O Mecânico, uma forma totalmente diferente de levar informação e, a interação e a quantidade de pessoas assistindo foi excelente.Investimos na criação de um WhatsApp técnico, através do qual, nossos consultores especializados dão dicas, tiram dúvidas e até solucionam problemas.
Outro ponto importante, são os crescimentos exponenciais das vendas dos nossos Kits de Distribuição e os Kits de Distribuição com Bomba d’Água, eles mostram que realmente as manutenções estão mais completas e seguras com as trocas de todos os componentes que integram os conjuntos. Sabemos que ainda temos que evoluir. As novas tecnologias estão chegando em alta velocidade, motores cada vez menores e mais potentes, veículos híbridos, elétricos e tudo o que ainda nem conhecemos. É necessário atualização constante, e em todo o país temos diferentes perfis de profissionais, assim como em qualquer outra área. A Dayco é parceira do mecânico e está preparada para auxiliá-lo.
O MECÂNICO: Nas avaliações que a empresa faz, é possível detectar as dificuldades que o mecânico enfrenta?
SANCHES: Sim! Devido ao nosso contato constante e os diversos canais abertos para estes profissionais, conseguimos adaptar nossas soluções. Atualmente temos quatro mecânicos em nossa equipe técnica, sendo que alguns deles continuam atuando na oficina, ou seja, muitas destas dificuldades fazem parte da nossa rotina. Além da equipe técnica, temos nossos promotores visitando diariamente as oficinas nos trazendo constantemente às necessidades, desafios e sugestões. A Dayco não está preocupada em apenas vender seus produtos e sim oferecer soluções e todo o suporte.
O MECÂNICO: Quais as ações que a empresa realiza voltadas ao mecânico independente? É possível fazer um balanço dos resultados obtidos este ano?
SANCHES: Nosso grande diferencial é o contato direto com o mecânico em todo o Brasil, mas também temos desenvolvidos diversos materiais informativos, impressos e digitais.
Temos criados e compartilhado vídeos de dúvidas e/ou produtos específicos, a criação do WhatsApp técnico também trouxe um ótimo resultado e, principalmente, o ciclo de palestras técnicas. Além dos promotores técnicos, tivemos dois especialistas viajando por todo o Brasil e apesar de estarmos comemorando o recorde de pessoas treinadas que será atingindo, nossa maior conquista é estar contribuindo com a atualização e formação dos profissionais.
O MECÂNICO: Como o mecânico independente pode utilizar as informações da Dayco para crescer profissionalmente?
SANCHES: A Dayco é uma empresa inovadora, com produtos de alta tecnologia, em constante evolução e com muito conteúdo a compartilhar. Nós gostamos do contato com o mecânico, da troca de informações e queremos que estes profissionais utilizem todos os nossos canais de comunicação para aperfeiçoamento. O nosso Serviço de Atendimento Técnico é o 0800 772 0033, o WhatsApp Técnico 11 99385-1313, ainda disponibilizamos nossas redes sociais e mais de 30 profissionais preparados, espalhados em todo o Brasil.
O MECÂNICO: Deixe sua mensagem para o amigo mecânico, este profissional tão importante para o setor automotivo.
SANCHES: Amigo mecânico, a Dayco é uma empresa parceira e que busca oferecer soluções cada vez mais completas. Desenvolver projetos em conjunto com as principais montadoras do mundo nos possibilita criar tecnologias e compartilhar este conhecimento. Investimos em produtos de altíssima qualidade para que você ofereça um serviço de confiança ao seu cliente. Utilize a nossa equipe, nossos materiais e canais de comunicação e eventos para atualização e suporte. Conte com a Dayco! Estamos aqui para ajudá-lo a enfrentar os desafios, prover atualizações e juntos fortalecermos o nosso mercado.
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