quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Delphi ensina como verificar problemas na bobina de ignição

Delphi ignição

A Delphi Technologies ensina como fazer o diagnóstico correto de problemas nas bobinas de ignição, passo a passo. A primeira dica é ler todos os códigos de falha e dados ativos usando uma ferramenta de diagnóstico (osciloscópio). A empresa orienta na sequência a comparar os valores da bobina que pode estar com defeito com as informações técnicas fornecidas pelo fabricante.

O próximo passo é verificar se há sinais de danos na bobina, como rachaduras, ressecamentos, danos na fiação elétrica ou nas conexões do plugue. Em seguida, remova e inspecione a vela de ignição. Verifique a folga da mesma e o fio do plugue, para garantir que a resistência do fio esteja dentro da especificação.

Com a ignição ligada, meça a tensão de alimentação da bobina com um multímetro: a voltagem deve estar em torno de 12,6V. Depois, consulte as especificações das resistências do produto com o fabricante. É importante que as resistências do circuito primário e secundário estejam dentro do especificado para a produção de altas tensões. Atualmente, os carros mais modernos utilizam bobinas que geram tensões superiores a 40.000V. Se estes valores estiverem fora do padrão proposto, faça a substituição do componente. Uma leitura zero indica uma bobina em curto.

Para finalizar, na substituição das bobinas de ignição, é recomendado que sejam trocados também os cabos e velas de ignição.

Função da bobina de ignição

A Delphi Technologies explica que a bobina de ignição tem a função de transformar a tensão da bateria do veículo em alta tensão, que é levada até as velas pelos cabos de ignição, ou diretamente pelas bobinas. Nas velas de ignição, esta alta tensão é transformada em uma centelha elétrica, que dá início à reação de queima do combustível.

Contudo, caso as bobinas não operem de forma certa, comprometem o funcionamento do motor do carro, que não realiza a combustão da mistura ar-combustível corretamente. Outro problema de rodar com a bobina em mau estado é que isso prejudica outras peças do sistema de ignição e injeção eletrônica.

“Essencial para o correto trabalho do sistema de ignição, o mau funcionamento da bobina pode resultar num gasto de combustível além do normal, falhas ou ruídos agudos, fazendo com que o veículo tenha um desempenho abaixo do esperado. Assim, a correta manutenção é essencial”, explica Pedro Valencio, coordenador de Suporte ao Cliente Aftermarket da Delphi Technologies.


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