Se você fabrica algum bem e quer aumentar suas vendas, é provável que se pergunte: “onde divulgar meus produtos?”. Em uma era de tanta informação, com tantos canais para fazer marketing, online e offline, é comum surgirem dúvidas.
Naturalmente, antes das escolhas, é preciso montar a estratégia de gestão da marca, definir seu posicionamento. Para isso, precisará estudar o perfil do cliente ideal e adaptar seu produto as suas necessidades ou, basicamente, definir os 4P’s do marketing da sua empresa.
A partir de então, criar um planejamento estratégico de marketing, com metas, objetivos, indicadores de performance e calendário de ações, por exemplo, será uma tarefa mais fácil e bem orientada. Esse documento também ajuda a definir os canais de divulgação ideais para seu produto, de acordo com o mercado consumidor, posicionamento e recursos da empresa.
Um site oficial e, se possível, um blog, são muito importantes, pois ajudam a construir a marca e a atrair clientes em potencial. No entanto, existem diversas outras possibilidades para gerar vendas.
Este artigo lista 3 estratégias, com foco em marketing digital, para fabricantes e até mesmo varejistas que planejam vender mais. Acompanhe e descubra como divulgar seus produtos!
1- Insira seus produtos em marketplaces
Criar uma loja virtual, para expandir a área de atendimento para diversas regiões do Brasil, é uma excelente maneira de vender mais e inovar. Essa iniciativa promove mais conforto ao consumidor e ajuda a reduzir custos operacionais da empresa.
No entanto, gerenciar um e-commerce não é simples nem para varejistas, já que exige muito cuidado e estratégia com a logística e o sistema gerencial. Sobre o assunto, você pode conferir um excelente artigo do Cake ERP sobre gestão de estoque.
Vender por meio de marketplaces é, assim, uma maneira de aumentar as vendas sem precisar investir em uma estrutura robusta e uma grande equipe de logística, estoque e marketing. Geralmente, esses canais são voltados para o mercado B2C, que atuam com a venda direta para o consumidor final, portanto, você deve considerar se faz sentido para a sua estratégia ou buscar plataformas voltadas para o comércio entre empresas.
Um grande benefício dos marketplaces é que os consumidores que visitam suas páginas já demonstram intenção de compra e, portanto, as chances de vender são maiores. Em algumas plataformas, basta subir o catálogo de produtos por meio de uma planilha ou um software de integração, como o SkyHub, e anunciar em sites de grandes marcas conhecidas, como a Ponto Frio, Americanas e Casas Bahia.
2- Invista em campanhas de links patrocinados
Ao pesquisar pela palavra-chave “como divulgar meus produtos?” no Google — o principal site de buscas no mundo —, você pode encontrar anúncios de coach e de agência de marketing digital. Ambos, pagam por essas campanhas de marketing para encontrar empreendedores interessados em aumentar resultados comerciais.
Links patrocinados são os anúncios que aparecem no topo da página de resultados do Google e também em outros locais, como blogs e aplicativos. Empresas pagam por esses espaços devido à posição de destaque que ganham, o que aumenta as chances de visitas no site.
Um blog também é essencial para conquistar melhores posicionamentos no ranking do Google, Bing e demais buscados, mas essa estratégia pode levar semanas ou meses.
Os links patrocinados, portanto, podem ser um canal para você divulgar seus produtos e vender com mais agilidade.
Funciona assim: você pesquisa pelas palavras-chave mais relevantes para o seu produto e cria uma ou mais campanhas, em uma espécie de leilão.
Suponhamos que você venda produtos orgânicos. De acordo com o Ubersuggest, palavras relacionadas ao nicho somam mais de 10 mil pesquisas mensais. No Google Ads, por exemplo, você pode criar anúncios para internautas que buscarem por determinados termos no buscador e, assim, mostrar seu site no topo dos resultados.
O objetivo é aumentar o número de visitas e, consequentemente, de vendas, mas se estas não ocorrem de imediato, você ainda pode investir em campanhas de remarketing e, assim, divulgar seus produtos para aquelas pessoas que já entraram em seu site — e que, portanto, aparentam ter interesse —, mas que no momento não estavam prontas para comprar.
É isso que acontece quando você entra em um site ou faz uma busca no Google e começa a receber anúncios em diversas plataformas com os produtos e marca pelos quais se interessou.
No entanto, é preciso ter cautela ao veicular anúncios. Se não souber utilizar a plataforma, contrate um profissional ou estude muito sobre o assunto previamente, assim, você evita erros que podem custar dinheiro.
3- Produza conteúdo para as mídias sociais
Redes sociais como o LinkedIn, Twitter, Facebook, Instagram e até o WhatsApp são as principais formas de interação e comunicação entre pessoas e empresas na atualidade. Esses excelentes canais ajudam a demonstrar os valores da marca e a divulgar seus produtos e, assim, podem contribuir muito para estratégias de marketing de conteúdo.
Nas mídias sociais, o fabricante deve publicar conteúdos que sejam relevantes e úteis para seu público-alvo, e não apenas ofertas. Aproveite os canais para se comunicar com o público, tirar suas dúvidas e publicar materiais interessantes.
Em muitos desses canais também é possível criar bons anúncios. O Facebook Ads, por exemplo, possui diversas possibilidades de segmentação. Você pode divulgar seus produtos para um público de acordo com informações como idade, gênero, interesses e até perfil econômico do cliente ideal da sua empresa.
Essa iniciativa é ainda mais importante para criar conhecimento de marca e apresentar produtos inovadores, até então desconhecidos pelo mercado e que, portanto, talvez não gerasse resultados interessantes por meio dos links patrocinados do Google.
Outra excelente maneira de alcançar seu público-alvo nas mídias sociais é fazer parcerias com famosos e influenciadores. Se você não tem orçamento para contratar uma celebridade, estude a possibilidade de enviar produtos como brindes para pessoas comuns, ativas nas redes, com bom número de seguidores e poder de influência sob seu público-alvo.
Agora você já sabe onde divulgar seus produtos ou, pelo menos, algumas possibilidades excelentes. Lembre-se da importância de criar um plano de marketing e, só então, definir objetivos e um plano de ação. As mídias sociais, os marketplaces e os anúncios são boas oportunidades para colocar sua marca em evidência, no entanto, é preciso ter estratégia.
Que tal entender mais sobre o que considerar para definir os pilares da estratégia da sua empresa? Leia nosso artigo com dicas incríveis para uma campanha de marketing de sucesso!
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