Airbag tem prazo de validade? Este é o tema central deste artigo.
Esse equipamento de segurança, que já foi considerado um luxo, hoje é item de série em todos os automóveis fabricados no Brasil.
Com os altos índices de acidentes de trânsito em todo o País, não poder contar com essa tecnologia acaba sendo arriscado para os usuários do veículo.
Mas não faz muito tempo que os carros circulavam pelas ruas sem airbags.
Até certo ponto, isso é compreensível, já que o sistema só começou a ser comercializado na década de 80, quando foi instalado no modelo Classe S, produzido pela Mercedes-Benz.
Por aqui, a novidade só apareceu em 1996, com o lançamento do Fiat Tipo 1.6, e, passadas duas décadas, a tecnologia assumiu papel de destaque.
Se você deseja saber tudo sobre airbag, sugiro que siga a leitura, pois quero tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Você vai saber o que é airbag, para que serve o airbag, quando ele é acionado, como funciona, se existe prazo de validade e muito mais.
Você vai saber, também, o que a lei estabelece sobre o uso de airbags no Brasil.
Ficou interessado em saber tudo sobre airbags? Então, leia este artigo até o final.
Boa leitura!
O Que é Airbag e Para Que Serve
O airbag é um item de segurança que tem como principal função diminuir os danos físicos causados aos ocupantes do veículo em caso de acidentes de trânsito.
Ou seja, é um equipamento destinado a salvar vidas.
Ele é como uma bolsa de ar que infla no momento da colisão, de forma a amenizar o impacto sobre os passageiros.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) menciona o uso do airbag no inciso VII do art. 105.
No artigo em questão, o airbag é apresentado como um dos equipamentos veiculares obrigatórios.
O inciso VII foi incluído no CTB pela Lei nº 11.910, publicada em 18 de março de 2009.
É interessante destacar que, a partir desse momento, como até então o airbag não era um item obrigatório, não era possível determinar que todos os carros passassem imediatamente a contar com o equipamento.
Dessa forma, o § 5º do referido artigo estabeleceu que a incorporação do equipamento aos novos projetos deveria acontecer a partir do primeiro ano posterior às definições do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).
Além disso, o mesmo parágrafo determinou que a exigência de airbag em veículos anteriores à regra começaria a valer a partir do quinto ano após sua definição.
Sobre o inciso VII do art. 105, o § 6º do artigo estabelece que a exigência de airbag não é aplicada aos veículos de exportação.
Com isso, como essa atualização no CTB entrou em vigor em 2009, os novos projetos de automóveis passaram a incluir o airbag desde 2010.
Além disso, desde 2014, todos os veículos zero quilômetro devem possuir a tecnologia nos bancos frontais.
Por outro lado, o airbag nos bancos traseiros não é obrigatório, sendo um item de segurança extra oferecido em alguns modelos.
Já que estou comentando o que é previsto, pelo CTB, sobre o airbag, o que você acha de conversarmos sobre outras determinações da lei sobre o uso do equipamento?
A seguir, veja o que a legislação brasileira diz sobre o uso do airbag.
O Que a Legislação Brasileira Diz Sobre o Uso do Airbag
Na seção acima, você viu que o airbag passou a ser item obrigatório a partir do ano de 2009.
Bem, você sabe o que o Código de Trânsito determina sobre isso, mas há três Resoluções do CONTRAN muito importantes a respeito deste assunto.
Por isso, vou comentar os pontos mais relevantes das Resoluções nº 311/09, 534/15 e 597/16.
Começando pela Resolução nº 311/09, é importante falar que ela dispõe sobre a obrigatoriedade dos airbags em veículos novos.
Ela é a responsável por determinar a obrigatoriedade do equipamento para os ocupantes dos bancos dianteiros.
As alíneas do parágrafo único do art. 1º definem quais tipos de veículos devem contar com os airbags frontais, ao saírem de fábrica.
Com isso, a Resolução determina que carros destinados ao transporte de passageiros, que não tenham mais de oito lugares, além do assento do motorista, devem sair de fábrica equipados com airbags.
Além deles, os automóveis destinados ao transporte de cargas, cuja massa máxima não seja superior a três toneladas e meia, também devem ter airbags para o motorista e seu passageiro.
É interessante comentar o art. 4º dessa Resolução, pois ele foi alterado pela Resolução nº 534/15.
Ele fala sobre os veículos dispensados da obrigatoriedade do airbag. Veja, abaixo, quais são:
- veículos fora-de-estrada;
- veículos especiais, definidos pela NBR 13776 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);
- veículos de uso bélico; e
- veículos que resultarem de transformações cuja homologação seja compulsória, desde que a transformação tenha sido feita até 1º de janeiro de 2014.
Seguindo a linha do tempo da história do airbag no Brasil, cabe ainda comentar a Resolução nº 597/16.
Ela trouxe outra alteração a ser feita no art. 4º, sobre o qual estou comentando com você, determinando a inclusão de mais quatro incisos.
Com isso, mais quatro casos passaram a estar isentos dessa obrigação. São eles:
- fabricantes de automóveis de pequena série;
- fabricantes de automóveis artesanais;
- réplicas de veículos; e
- veículos de carroceria Buggy.
A resolução em questão trouxe, ainda, as definições dos quatro itens adicionados à lei, as quais deixarei para comentar em uma próxima oportunidade, pois agora quero falar com você sobre o funcionamento do airbag.
Quer entender como esse equipamento funciona? Então, leia a próxima seção.
Como Funciona o Airbag de Carro
O funcionamento do airbag é fruto do trabalho de engenheiros de diferentes países, ao longo de várias décadas.
Durante muito tempo, no entanto, ele foi considerado um artigo de luxo, sendo ofertado como um opcional de alto valor em automóveis.
Isso impossibilitou que carros populares contassem, até certo momento, com esse nível de proteção que pode salvar vidas.
De acordo com o site Cesvibrasil, o sistema de airbag é formado por alguns componentes, sobre os quais você pode ler no infográfico abaixo, feito para simplificar o seu entendimento sobre o assunto.
Quando o Airbag é Acionado
Imagine que você está trafegando a 80km/h numa rodovia.
De repente, um carro invade a pista e acerta você em cheio.
Não houve tempo para frear ou desviar.
Se o carro é equipado com o sistema de airbag, ele deve ser acionado para evitar maiores danos aos ocupantes.
O mais impressionante é que tudo isso ocorre em somente 0,003 segundo.
Isso torna o sistema extremamente rápido e eficaz na maioria dos casos.
Conforme a incidência da desaceleração, pode ocorrer de o airbag acionar mesmo não havendo colisão, em acidentes mais leves e ainda que não haja necessidade, como neste caso que ocorreu em Sorocaba.
Como lembramos antes, não se trata de um sistema imune a falhas.
Ao mesmo tempo em que o airbag é acionado, o ocupante do carro perceberá que uma espécie de pó (talco ou amido de milho) será expelido.
A função do pó é simples de ser explicada: garante que o material que envolve a bolsa de ar não “grudará” e manterá a sua eficácia.
Depois do acionamento do airbag, a bolsa de ar começará a esvaziar conforme a absorção do impacto pelo ocupante do veículo.
Mas atenção: se você não usar o cinto de segurança e o airbag for acionado, corre o risco de se ferir com o impacto contra o equipamento.
Ou seja, um depende do outro para haver um melhor resultado.
Não arrisque a sua vida: use o cinto de segurança!
Lembre-se também de que o airbag não é acionado em todas as situações de perigo.
Ou seja, em alguns acidentes, o cinto de segurança é suficiente para garantir a integridade física dos ocupantes do carro.
Como você pode perceber, o sistema do airbag é composto por uma série de componentes responsáveis por garantir o bom funcionamento do equipamento.
Na teoria, é tudo projetado para funcionar perfeitamente. Entretanto, o sistema também está sujeito a falhas, embora sejam raras.
Este ano, por exemplo, a Hyundai foi condenada a pagar indenização a um casal, devido à falha do airbag em um acidente, que resultou na diminuição da mobilidade de um dos ocupantes do veículo.
No Canadá, a montadora Takata foi condenada, este ano, a pagar R$ 38,5 milhões a 102 vítimas, por falha na ativação do airbag.
Infelizmente, esse tipo de situação acontece, mesmo que o airbag seja um item cuja funcionalidade é aumentar a segurança dos ocupantes do veículo.
Para que você entenda ainda melhor seu funcionamento, veja em que momento ele é acionado, na seção seguinte.
Quando o Airbag é Acionado
Os airbags são acionados quando a aceleração é interrompida abruptamente
Imagine que você está trafegando a 80km/h numa rodovia. De repente, um carro invade a pista e acerta você em cheio. Não houve tempo para frear ou desviar.
Se o carro é equipado com o sistema de airbag, ele deve ser acionado para evitar maiores danos aos ocupantes.
O mais impressionante é que tudo isso ocorre em somente 0,003 segundo. Isso torna o sistema extremamente rápido e eficaz na maioria dos casos.
Conforme a incidência da desaceleração, o airbag pode ser acionado, mesmo não havendo colisão, em acidentes mais leves, e ainda que não haja necessidade.
Como você viu anteriormente, não se trata de um sistema imune a falhas.
Ao mesmo tempo em que o airbag é acionado, o ocupante do carro perceberá que uma espécie de pó (talco ou amido de milho) será expelido.
A função do pó pode ser explicada de forma simples: ele garante que o material que envolve a bolsa de ar não grude, mantendo a sua eficácia.
Depois do acionamento do airbag, a bolsa de ar começará a esvaziar conforme a absorção do impacto pelo ocupante do veículo.
Mas atenção: se você não usar o cinto de segurança e o airbag for acionado, corre o risco de se ferir com o impacto contra o equipamento.
Ou seja, um depende do outro para haver um melhor resultado. Considere que não usar o cinto sempre representa colocar em risco a sua segurança.
Lembre-se também de que o airbag não é acionado em todas as situações de perigo.
Ou seja, em alguns acidentes, o cinto de segurança é suficiente para garantir a integridade física dos ocupantes do carro.
Mas, agora, finalmente vou revelar se o airbag tem prazo de validade. Para descobrir, leia a próxima seção.
Airbag de Carro Tem Prazo de Validade?
Essa é uma pergunta para a qual não existe uma resposta exata. Conforme o país, as recomendações quanto a troca do airbag variam.
Na Europa, é recomendado que o airbag seja substituído após passados 10 anos. Já nos Estados Unidos, o prazo sobe para 15 anos.
E o proprietário de um carro com airbag no Brasil deve se guiar por qual parâmetro?
Interessante citar que, como não há regulamentação federal, o prazo muda conforme a montadora.
A revista Quatro Rodas descobriu isso em reportagem na qual entrou em contato com a Peugeot, Toyota e a Chevrolet sobre a polêmica questão.
A Toyota e a Chevrolet afirmaram que não existe validade para os airbags instalados em seus veículos.
Já a Peugeot respondeu que os airbags possuem a vida útil de 10 anos e que, depois desse prazo, devem ser substituídos.
Mas como o motorista pode descobrir se existe algum tipo de defeito no sistema de airbag?
Preste atenção ao significado dos sinais no painel do carro. Se houver algum problema, o símbolo que representa o airbag acenderá.
Caso isso aconteça, é preciso buscar ajuda especializada com alguma urgência.
Se não sabe qual é o símbolo do airbag no painel do carro, a dica é consultar o manual do proprietário do veículo.
Mas como evitar problemas com o airbag? Para isso, revisões são essenciais.
Leia sobre isso a seguir.
Airbag Precisa de Revisão?
Acabei de destacar que, em caso de defeito no airbag, um sinal luminoso acenderá no painel.
Isso não significa, no entanto, que você não deva ter cuidados preventivos com o equipamento, sempre de forma a assegurar a segurança dos ocupantes do carro.
Então, ao enviar o seu carro para a revisão geral periódica, inclua também o sistema de airbag.
É como diz a antiga frase: “melhor prevenir do que remediar”.
Mas é importante escolher não apenas um mecânico de confiança para realizar o serviço, como alguém que saiba fazer esse tipo de revisão. Nem todos os profissionais estão habituados ao sistema de airbag.
Para evitar problemas com os airbags, as montadoras fazem alguns testes antes de os veículos serem vendidos.
Sobre isso, você lê na próxima seção.
Como São Realizados os Testes de Airbags
Os testes de airbags são obrigatórios para assegurar a qualidade do produto que será disponibilizado para os consumidores.
Por exemplo, quando a bolsa do airbag infla, não pode ser lançado contra a pessoa nenhum objeto que faça parte do carro.
Se isso acontecer, o airbag não passará nos testes de segurança.
Como o airbag só pode ser utilizado uma vez, ele não pode falhar na hora de proteger os ocupantes do carro.
Quando se fala dos testes de airbag, é provável que você se lembre daqueles bonecos que sofrem o impacto da colisão.
Eles são chamados de “crash test dummies”. Em tradução livre para o português, significa manequins de teste de acidentes.
De acordo com Alejandro Furas, diretor técnico do Global NCAP, em entrevista à revista Auto Esporte, os dummies possuem 40 sensores espalhados na cabeça, tórax e pernas.
Ele explicou que esses dispositivos são os responsáveis por mostrar os efeitos que o corpo humano pode sofrer em decorrência de uma colisão.
Interessante observar ainda que os “bonecos” possuem medidas, peso e altura que se assemelham aos seres humanos.
Dessa forma, é possível verificar o impacto que uma colisão teria se fosse um acidente real, com vítimas humanas. Câmeras ultramodernas filmam, segundo a segundo, os testes de airbag.
Como você pode ver, a indústria automobilística está em constante processo de melhoria da segurança de seus veículos, o que também inclui o sistema de airbag.
No próximo tópico, vou procurar tirar mais algumas dúvidas comuns a respeito do airbag. Por isso, continue sua leitura.
Outras Dúvidas Sobre Airbags de Carros
Se você ainda tem alguma dúvida sobre o funcionamento do sistema de airbags no seu carro, confira as perguntas e respostas a seguir.
Caso o seu questionamento não esteja nessa relação, deixe um comentário ao final do artigo, para que eu possa respondê-lo.
1) Como utilizar da melhor forma possível o sistema de airbag veicular?
Posso citar duas recomendações que são simples de serem seguidas, mas que ajudam muito a preservar vidas em caso de acidente:
- Nunca guarde objetos sobre o painel do carro, como chaves e carteira. Em caso de uma batida, eles poderão ser arremessados quando o airbag inflar.
Dica: prefira colocá-los dentro do porta-luvas ou da bolsa.
- Tanto o condutor do veículo quanto o passageiro não devem se aproximar demais do volante ou do painel, nem colocar os pés sobre o painel.
Dica: mantenha a coluna rente ao banco do veículo.
2) Se o airbag proporciona maior segurança, não é mais preciso utilizar o cinto?
Como citado anteriormente, os airbags são fabricados e testados como se o motorista e passageiros estivessem de cinto, sendo sua eficácia condicionada a isso.
Sempre utilize o cinto de segurança antes de colocar o automóvel em movimento. Sua vida pode depender disso.
E tem ainda o aspecto legal, já que o acessório é exigido pelo CTB. A obrigatoriedade do uso do cinto de segurança é estabelecida no art. 165 do Código.
O preço da multa por andar sem o cinto de segurança é de R$ 195,23. E são acrescentados cinco pontos na carteira de habilitação.
3) Onde ficam guardados os airbags?
O airbag do motorista fica sob o volante e o airbag do carona está dentro do painel.
4) É possível reutilizar um airbag como uma forma economizar dinheiro?
Não é possível reutilizar o airbag porque ele foi fabricado para ser usado somente uma vez.
5) Não importa a gravidade do acidente, o airbag será sempre acionado?
De acordo com o engenheiro mecânico Dennis Marum neste artigo, o airbag é acionado em acidentes de grandes proporções ou quando a colisão atingir determinado conjunto de sensores.
6) Qual é o procedimento para substituir o airbag usado?
O proprietário do veículo deve procurar uma concessionária autorizada do seu veículo e fazer o pedido.
Conforme escreveu Oliver Schulze, membro da Comissão Técnica de Segurança da SAE Brasil (Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade), em artigo na revista Auto Esporte, o airbag que foi deflagrado precisa ter o módulo, a bolsa inflável e o volante substituídos.
7) E qual o preço de um airbag novo?
Depende de cada montadora, do modelo em questão e também do valor da mão de obra, que muda conforme a concessionária.
No entanto, apenas para a troca da bolsa motorista, do módulo de abertura e do cabo de um carro de entrada, o conserto se aproxima de R$ 3 mil, conforme comenta Reinaldo Nadim, proprietário da FoxCar, nesta reportagem.
8) Se o carro estiver com o motor desligado e sofrer um acidente, o sistema de airbag vai funcionar?
Não. O airbag só funciona quando o carro está ligado, porque é necessário energia para acioná-lo.
9) É necessário desativar os airbags quando alguma criança estiver no banco da frente?
Pode parecer estranho, mas é realmente necessário desativar os airbags quando uma criança ocupar o banco dianteiro do veículo.
Em alguns casos especificados em lei, o sistema de retenção para transportar crianças pode ser colocado no banco da frente.
No entanto, se ocorrer um acidente e o airbag disparar, ele pode pressionar a cadeira e a criança contra o assento.
Conclusão
Neste artigo, abordei as principais questões envolvendo o uso do airbag em automóveis.
Apesar dos problemas constatados em modelos defeituosos, o uso do sistema salva milhares de vidas todos os anos em todo mundo.
Hoje, o airbag é uma realidade em todos os veículos que saem de fábrica no Brasil.
Ou seja, se for comprar um carro zero, com certeza ele terá esse nível de proteção para o motorista e os passageiros.
Espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas que você tinha em relação ao airbag.
O que você achou do infográfico que preparei para você? Deixe suas impressões nos comentários.
Se você for multado e quiser recorrer, não se esqueça de que pode contar comigo e toda a minha equipe de especialistas em Direito de Trânsito.
Entre em contato, ligando para 0800 6021 543, ou enviando e-mail para doutormultas@doutormultas.com.br.
Se gostou do artigo, divulgue-o para seus amigos e permita que eles descubram se o airbag tem prazo de validade.
O post Airbag Tem Prazo de Validade? Veja Como Ele Funciona e Quando Substituir o Equipamento apareceu primeiro em Doutor Multas.
Airbag Tem Prazo de Validade? Veja Como Ele Funciona e Quando Substituir o Equipamento Publicado primeiro em https://doutormultas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário