Lubrificante é fundamental para conferir um bom funcionamento do propulsor
A troca de óleo do motor é fundamental para que uma motocicleta não fique parada na rua, uma vez que o lubrificante contribui para o bom funcionamento do propulsor, reduzindo atrito e desgaste das peças.
1 – Prazo para troca de óleo
A primeira atitude a ser tomada é identificar o intervalo de troca de óleo definido pelo fabricante da motocicleta, que está no manual da moto. Além disso, é importante considerar o limite de quilômetro rodado ou tempo de uso. Contudo, se a motocicleta trabalhar em regimes severos de uso, como trânsito urbano, alta carga e baixa refrigeração, a recomendação é reduzir pela metade o intervalo recomendado no manual da motocicleta.
2 – Escolha a especificação de óleo correta
Outro ponto que o motociclista deve ficar atento é escolher o lubrificante igual a recomendação do manual do proprietário. Portanto, seguir a mesma viscosidade, norma API equivalente ou mais exigente e norma JASO atualizada.
3 – Aquecimento
Antes de trocar o óleo do motor é ideal aquecer a motocicleta por dois minutos. Com isso, garante a remoção de partículas, que ficarão suspensas no lubrificante. Ademais, faça a substituição do filtro de óleo, sempre que for trocar o óleo do motor.
4 – Limpeza
Geralmente, alguns mecânicos utilizam o funil para colocar o óleo no motor. Contudo, acabam não limpando o recipiente, o que leva sujeiras para dentro do propulsor. Portanto, faça a limpeza desse funil sempre que for utilizá-lo. Além disso, alguns fabricantes de óleo contam com embalagens que permitem um encaixe perfeito no propulsor, o que facilita a colocar o lubrificante dentro do motor, mas sempre veja se a região próxima à entrada de óleo está limpa para não gerar contaminação.
The post Motos: veja quatro dicas para trocar óleo do motor corretamente appeared first on Revista O Mecânico.
Motos: veja quatro dicas para trocar óleo do motor corretamente Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário