Pré-assentamento começa com o mecânico, que precisa realizar pelo menos 30 frenagens
O feridão do ano novo está chegando, mas antes disso, é preciso deixar os freios do veículo em dia antes de pegar a estrada. Por isso, a Jurid, fabricante de componentes de freios por meio das marcas Jurid e Ferodo, informa: “O processo que começa na oficina com frenagens suaves e segue pelos próximos 300 quilômetros rodados pelo condutor que deve frear suavemente nesse período, garante o assentamento das pastilhas. Em uma viagem, o freio é exigido em situações adversas, como subida e descida de serra, sendo necessário fazer frenagens bruscas”, explica Luciano Costa, gerente geral da Jurid.
Além disso, o pré-assentamento começa com o mecânico, que precisa realizar pelo menos 30 frenagens suaves de 50 km/h ou menos com intervalos entre as frenagens para o resfriamento. Vale apontar que o motorista deve usar os freios moderadamente nos primeiros 300 km. “Assim, o processo é concluído da forma correta para aumentar a área de contato entre o disco e a pastilha, criando uma camada de transferência”, explica Costa.
Esse procedimento trabalhoso evita que ocorra a vitrificação de pastilhas, causando danos na superfície da peça que se torna lisa, reflexiva e dura ao ponto de parecer ter sido polida. Esses problemas também podem acontecer quando há esforço excessivo da pastilha por um longo tempo passando por superaquecimento.
Vale ressaltar que a durabilidade do sistema de freios pode variar, pois está, principalmente, ligada às condições de uso do veículo. Portanto, o proprietário deve sempre ficar atento ao desempenho dos componentes. Também durante a manutenção preventiva é fundamental se os discos de freio estão com a espessura dentro do limite especificado, se o cubo de roda, sapatas, pinça e pino deslizante estão em boas condições.
The post Jurid aponta para importância da revisão dos freios; veja dicas appeared first on Revista O Mecânico.
Jurid aponta para importância da revisão dos freios; veja dicas Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário