segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Saiba quais são as diferenças na manutenção de pastilhas de freio com ou sem alarme

Mecânico deve ficar atento e verificar qual é o modelo da pastilha de freio que vem equipada no veículo

Saiba quais são as diferenças na manutenção de pastilhas de freio com ou sem alarme
Foto: Jurid/Divulgação

Atualmente, o mercado brasileiro conta com veículos equipados com sensores de alarme nas pastilhas de freio, que mostram para o motorista a hora exata da troca da peça. Contudo, o mecânico deve ficar atento e verificar qual é o modelo da pastilha de freio, que equipa o carro. Por isso, é importante saber as diferenças na manutenção de pastilhas de freio com ou sem alarme, como informa Jurid, fabricante de componentes para sistema de freio das marcas globais Jurid e Ferodo, que vende esses produtos com códigos diferentes, sendo que a nomenclatura “A” ao final do código significa que o componente tem alarme.

 

De acordo Luciano Costa, gerente geral da Jurid, quando a pastilha de freio original tiver alarme, o ideal é trocá-la por outra com as mesmas características e fazer o mesmo quando não há esse dispositivo. “É importante lembrar que a substituição das pastilhas deve ser realizada sempre aos pares, jamais fazer apenas a troca de um lado”, acrescenta.

 

Além disso, existem dois tipos de alarmes nas pastilhas de freio, sendo por sensores eletrônicos que acionam uma luz no painel do veículo indicando a necessidade de troca da peça que está no final da vida útil e, também, sensores mecânicos, que geram um ruído indicando a necessidade de troca da pastilha quando o material de atrito da pastilha vai se desgastando durante as frenagens até o disco de freio entrar em contato com a ponta metálica do sensor.

 

Produzidas com material abrasivo, as pastilhas de freio têm a função de fazer o atrito contra o disco para auxiliar na redução de velocidade do veículo. “Seja eletrônico ou mecânico, o alarme foi desenvolvido para indicar quando a pastilha chega ao fim de sua vida útil, um recurso que além de garantir segurança também evita danos ao disco de freio”, complementa. Durante a revisão do sistema de freio, Costa também orienta a checagem e limpeza de todos os itens, bem como fazer a lubrificação dos pinos deslizantes da pinça de freio para evitar o desgaste das peças, ressecamento das borrachas e travamentos que podem resultar no espelhamento do material de atrito da pastilha por superaquecimento, além de preservar a vida útil das pastilhas.

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