domingo, 24 de dezembro de 2023

Calorão: veja como cuidar do veículo em dias quentes

Motor trabalha muito perto dos limites de especificações durante um calor intenso 

Calorão: veja como cuidar do veículo em dias quentes

Por conta do El Niño, o verão terá dias mais quentes com ondas de calor extremas atingindo o Brasil. Por isso, é fundamental cuidar do veículo nessa época do ano, uma vez que o motor trabalha muito perto dos limites de especificações, que é de 50ºC. Veja o que fazer para manter o carro em dia no calorão do verão 2024.

O líquido de arrefecimento tem a função de controlar a temperatura do motor, não o deixando aquecer, além de proteger contra a corrosão. Portanto, é fundamental verificar o nível do líquido regularmente, que está dentro do reservatório, geralmente, posicionado na parte superior do propulsor, nele há indicações de nível máximo e mínimo para preenchimento do fluido. 

Ademais, não abasteça o reservatório com água da torneira e sem a adição do fluido de arrefecimento, pois irá danificar a bomba d’água do carro, ocasionando vazamentos e, consequentemente, aquecendo as partes internas do bloco do motor, devido a perda do fluido de arrefecimento. Em vista disso, é fundamental seguir a recomendação do manual do veículo sempre utilizando o fluido de arrefecimento na proporção correta. 

Outro ponto para ter atenção é com as mangueiras ressecadas e, também, afrouxamento das presilhas de fixação. Sem um fluido de arrefecimento adequado, esses componentes não conseguiram fazer o controle adequado de temperaturas internas do motor, além de causar vazamentos e prejudicar o bom funcionamento do conjunto motriz. 

A famosa válvula termostática, que tem função de controlar o fluxo do líquido de arrefecimento através do motor, geralmente falha em uma posição fechada, não permitindo que o líquido de arrefecimento flua de forma correta pelo propulsor, o que gera um aumento de temperatura interna do conjunto motriz, causando deficiência no sistema de refrigeração.

Em relação ao filtro de ar, é fundamental que não esteja em péssima qualidade, pois esse componente sujo pode reduzir a eficiência do motor. Portanto, é importante verificar esse componente e trocá-lo sempre que estiver sujo ou danificado.

Assim como o líquido de arrefecimento é importante para refrigeração do motor, o óleo do motor também é fundamental para deixar o conjunto funcionando em plena forma. Caso isso não aconteça, o lubrificante terá menor viscosidade, prejudicando sua eficácia.

O calor intenso também afeta a pressão dos pneus. Por esse motivo, é indicado verificar a pressão dos pneus pela manhã, quando o clima estiver mais ameno, uma vez que pneus com pressão inadequada podem superaquecer, acelerando o processo de desgaste e colocando a segurança dos passageiros e motorista em risco. 

Embora o atrito dos freios gere calor e aumento de temperatura neste sistema somado ao calor extremo, podem causar vitrificação das pastilhas e perda parcial da função do sistema de frenagem. Também é fundamental a estanqueidade do sistema para que não haja vazamento do fluido de freio.          

Por fim, fique atento com o ressecamento de borrachas em situações comuns a veículos que sofrem muita exposição ao sol, pois a durabilidade dessas peças pode ser reduzida, como do limpador de para-brisa.

The post Calorão: veja como cuidar do veículo em dias quentes appeared first on Revista O Mecânico.


Calorão: veja como cuidar do veículo em dias quentes Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário