sábado, 30 de dezembro de 2023

Retrospectiva O Mecânico: veja as principais reportagens técnicas de 2023

Neste ano, essa publicação abriu motores, trocou amortecedores, informou sobre a importância da troca da junta de cabeçote e, também, mostrou a substituição da correia dentada do motor Multijet II turbodiesel, entre outros procedimentos

Retrospectiva O Mecânico: veja as principais reportagens técnicas de 2023

por Felipe Salomão   fotos Divulgação

Ao longo de 2023, a Revista O Mecânico trouxe diversas reportagens técnicas sobre vários procedimentos para manter os mecânicos atualizados. Por isso, para quem não pôde acompanhar essa publicação de perto neste ano, trazemos nesta edição as principais matérias técnicas apresentadas na revista nos últimos onze meses, quando abrimos motores, trocamos amortecedores, informamos sobre a importância da troca da junta de cabeçote, mostramos a substituição da correia dentada do motor Multijet II turbodiesel, entre outros.

Retrospectiva O Mecânico: veja as principais reportagens técnicas de 2023

Janeiro
A primeira edição da Revista em 2023 teve como reportagem principal a segunda parte da Manutenção do Motor BD4 LS 1.0 3-Cilindros do Renault Kwid, que apenas neste ano teve mais de 49 mil unidades emplacadas. Além disso, a matéria apontou as principais diferenças mecânicas em relação ao propulsor B4D HS, que equipa a dupla Sandero e Logan, que deixaram de ser fabricados neste ano. Ambos são da mesma família BR10DE Renault com três cilindros, 12 válvulas, duplo comando de válvulas (DOHC) e bloco de alumínio. Contudo, esses propulsores possuem nomenclaturas, especificação e construções diferentes, sendo a principal diferença a presença de variação de fase nos dois eixos comandos de válvulas do B4D HS, chamado comercialmente de SCe 1.0.

Retrospectiva O Mecânico: veja as principais reportagens técnicas de 2023

Fevereiro
Em fevereiro, a Revista O Mecânico informou que a junta de cabeçote não tem troca preventiva. É isso mesmo, leitor, a remoção deste componente só deve ocorrer quando existe absoluta necessidade de se abrir o propulsor. Fazer somente a substituição da peça não evita fatores que levam à sua queima. Essa reportagem também mostrou a origem dos vazamentos e como os procedimentos simples podem manter o sistema de arrefecimento em boas condições.

Retrospectiva O Mecânico: veja as principais reportagens técnicas de 2023

Março
Vendido no Brasil entre 2009 e 2014, o Chevrolet Agile teve mais de 347 mil unidades emplacadas no país. Portanto, como esses modelos já estão no mercado de aftermarket nacional, a Revista mostrou como fazer a manutenção dos freios com ABS, como um passo a passo completo da troca dos discos e pastilhas, incluindo sangria e regulagem do freio de estacionamento.

Retrospectiva O Mecânico: veja as principais reportagens técnicas de 2023

Abril
Os atuadores têm um papel fundamental no bom funcionamento do sistema de embreagem, uma vez que são responsáveis por fazer o engate perfeito das marchas. Em vista disso, no quarto mês do ano trouxemos 15 dicas para instalação correta dos atuadores da embreagem.

Retrospectiva O Mecânico: veja as principais reportagens técnicas de 2023

Maio
Com foco no futuro, a edição 349 da Revista O Mecânico desmistificou o sistema ORVR, que é um sistema composto por um conjunto de filtros para controlar os gases provenientes do tanque durante o abastecimento de combustível e, também, em longos períodos de estacionamento diurno. Esse sistema, que será obrigatório no Brasil a partir de 2025 em 100% dos veículos flex vendidos no Brasil, já está presente no Hyundai Creta, Renault Duster, Captur e Sandero, além do Chevrolet Spin.

Retrospectiva O Mecânico: veja as principais reportagens técnicas de 2023

Junho
No sexto mês do ano, mostramos como funciona o filtro de partículas DPF, que está presente nos veículos com motores a diesel. Para saber fazer o diagnóstico correto dessa peça, que é fundamental para minimizar as fases jogados na atmosfera. Para isso, esse componente é um elemento filtrante que se encontra dentro da carcaça do sistema catalítico. Desta forma, existem os elementos catalíticos que são separados dos filtros particulados, porém, há peças que são unificadas, contando com a cerâmica ou catalisador de oxidação e, também, o filtro de partículas dentro do componente catalítico, como é o caso abordado na matéria publicada em junho.

Retrospectiva O Mecânico: veja as principais reportagens técnicas de 2023

Julho
Líder de vendas entre os sedãs médios com mais de 35 mil unidades emplacadas neste ano, o Toyota Corolla foi a “estrela” da reportagem, que mostrou a substituição dos amortecedores dianteiros da versão XEI. Fazem parte da suspensão: bandejas, molas, barra estabilizadora, bieleta, entre outros componentes. Contudo, dentro dos elementos do conjunto, o amortecedor é fundamental para manter o contato dos pneus com o solo e para controlar as amplitudes de oscilações de todo o conjunto. Portanto, manter os amortecedores em perfeitas condições de funcionamento garantem a segurança com o veículo em situações de rodagem. Desta forma, as inspeções podem ser feitas de forma visual, analisando a existência de risco na haste do amortecedor, vazamento de óleo ou amassamentos no tubo. Outros sintomas que podem indicar ineficiência é o desgaste desigual das bandas de rodagem dos pneus ou ruídos apresentados na suspensão.

Retrospectiva O Mecânico: veja as principais reportagens técnicas de 2023

Agosto
Lançado no Brasil em 2021, o Jeep Commander já é líder de vendas da categoria, apenas neste ano foram mais de 16 mil unidades negociadas no país. Portanto, mostramos o importante procedimento de análise e troca da correia de sincronismo do motor 2.0 Multijet II FPT turbodiesel, que também equipa os modelos Jeep Renegade, Compass e Fiat Toro.

Retrospectiva O Mecânico: veja as principais reportagens técnicas de 2023

Setembro
Segundo a Bright Consulting, o Brasil teve 1.136.412 veículos leves zero quilômetro vendidos com transmissão automática, o que representa 58% do total de emplacamentos do ano passado. Deste modo, a edição 353 apresentou o diagnóstico de câmbios CVT com endoscópio capaz de enxergar dentro da transmissão, sem a necessidade da desmontagem.

Retrospectiva O Mecânico: veja as principais reportagens técnicas de 2023

Outubro
Somente neste ano, mais de 49 mil veículos híbridos foram emplacados no Brasil, o que já causa curiosidade sobre como funcionam esses sistemas. Por isso, a Revista O Mecânico trouxe uma série de reportagens desmistificando os três tipos de híbridos. No caso, a primeira reportagem abordou os híbridos leves, que também são chamados de sistema 48V. Os veículos híbridos leves combinam um propulsor de combustão interna, que pode ser abastecido com gasolina ou diesel, com um motor elétrico. Com isso, o conjunto eletrificado pode atuar na partida com o motor térmico, além de ser um assistente para o conjunto motriz a combustão na recuperação de energia e na função start-stop. Com isso, tem o objetivo de reduzir as emissões de poluentes e aumentar a eficiência energética do veículo. Para ver como são os MHEV, a função das baterias nesse sistema, o fluxo e recuperação da energia.

Retrospectiva O Mecânico: veja as principais reportagens técnicas de 2023

Novembro
No mês passado, a Coluna Mecânico Pro mostrou o que acontece durante a injeção do etanol e o processo que atende à formação da mistura dentro da câmara de combustão. Para ver como o combustível atua em partidas frio.

The post Retrospectiva O Mecânico: veja as principais reportagens técnicas de 2023 appeared first on Revista O Mecânico.


Retrospectiva O Mecânico: veja as principais reportagens técnicas de 2023 Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário