Com frota de veículos antiga, Brasil tem espaço para atuação no ramo, mas para se destacar é preciso investir em qualidade
O Brasil é um dos países com o maior número de veículos nas ruas. Segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só os automóveis somam mais de 60 milhões. Com o envelhecimento da frota, é um ambiente propício para montar uma oficina mecânica, já que há oportunidades crescentes para atuar no reparo e manutenção veicular.
Mas por onde começar? Essa é uma dificuldade comum. Se você já possui algum conhecimento automotivo, ou é um aficionado pelo tema, já tem uma pequena vantagem. A Tramontina listou 4 passos importantes para você iniciar seu negócio na área:
1. Defina um plano de ação e escolha seu ramo de atuação
Antes de sair botando a mão na massa, faça pesquisas e tome um tempo para planejar. Busque referências em serviços de apoio a empreendedores e defina a oferta do serviço que a oficina terá. Há diversas ramificações para atuar na manutenção de veículos comp mecânica geral, alinhamento e balanceamento, suspensão, sistemas de injeção. Coloque também no papel as ferramentas, o maquinário, os equipamentos, a quantidade de funcionários e todos os custos que você terá para abrir a sua oficina.
2. Tenha uma equipe capacitada
As oficinas mecânicas atuais oferecem serviços bastante especializados e seus profissionais precisam acompanhar o ritmo intenso do aprimoramento tecnológico dos modelos automobilísticos. Os consumidores também têm ficado cada vez mais exigentes, tanto aqueles que entendem de mecânica, quanto os que sabem pouco ou nada, querem um serviço de qualidade. Especializar-se por meio de cursos específicos na área, por exemplo, é uma forma de buscar a qualidade e reconhecimento por parte dos clientes.
Além disso, montar uma oficina com profissionais devidamente treinados envolve não só a capacidade de executar a manutenção adequadamente, mas também a habilidade de se comunicar com os clientes.
3. Invista em ferramental adequado
Mecânico de qualidade não apenas entende do seu ofício como também é bem equipado. Os veículos que saem de fábrica possuem cada vez mais recursos e ter à mão as ferramentas necessárias faz toda a diferença na hora de prestar um serviço na oficina.
Émerson Madeira é mecânico parceiro da Tramontina PRO. Segundo Madeira, o ideal é ter em seu arsenal os mais variados tipos e tamanhos de chaves, como chaves biela, chaves combinadas, catracas, soquetes, extensões e adaptadores, além de conjuntos de alicates (universal, alicate de bico chato e meia cana, alicate de corte diagonal, alicate de anéis e o alicate de pressão), martelos bola e com bordas plásticas.
A organização é um aspecto fundamental no ambiente de trabalho. Os mecânicos conseguem localizar rapidamente as ferramentas de que precisam, sem perder tempo procurando e sem correr riscos quando o ambiente está arrumado.
4. Transpareça qualidade e credibilidade
Ao montar uma oficina mecânica, considere não só a praticidade e preço da instalação, mas também a impressão de que ela passa. Um local organizado e limpo tende a mostrar mais credibilidade. Alguns clientes aceitam cobrir preços um pouco maiores se acreditarem que seus veículos estão em boas mãos, através de qualidade e profissionalismo.
The post Passos para abrir uma oficina mecânica appeared first on Revista O Mecânico.
Passos para abrir uma oficina mecânica Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário