Fatores como horas de trabalho do veículo podem diminuir a vida útil do componente
Como é de conhecimento de todos a bateria é uma peça fundamental na engrenagem do veículo. Contudo, poucas pessoas sabem utilizá-la de maneira correta, o que contribui para o aumento da vida útil desse equipamento. Vale lembrar que fatores como horas de trabalho do veículo podem diminuir a vida útil do componente.
Além disso, veículos que ficam parados com o acessórios ligados, entre eles ar-condicionado, climatizadores, geladeiras, rádios, entre outros, podem diminuir a vida útil da bateria. Por sua vez, veículos que trafegam em rodovias têm ventilação maior, o que ajuda na durabilidade do componente, o que é diferente dos carros que andam em baixa velocidade.
O dono do veículo também deve manter o estado de carga da bateria sempre superior a 80% da bateria para que o desempenho seja alcançado. Ademais, cabos elétricos e o sistema de carga e partida têm um papel importante na passagem da energia que entra e sai da bateria. Portanto, é indicado observar o estado desses componentes com frequência.
Motivos como temperatura, vibração e armazenamento também podem comprometer o funcionamento e, ainda, causar danos irreversíveis à bateria. Para evitar esses problemas, cuidados simples como controle de carga no armazenamento antes da instalação, fixação do conjunto no alojamento do veículo, limpeza dos terminais, verificação dos níveis de solução ácida, entre outros, irão ajudar a manter a vida útil.
Por fim, sinais como partida “pesada”, oscilações em lâmpadas e aquecimento excessivo na bateria podem ser um indicativo de que esse componente está chegando ao final da vida útil. Por isso, é necessário fazer a substituição com um profissional especializado e olhar o manual do veículo para utilizar a bateria correta para o carro.
The post Problemas com a bateria? Saiba identificar os sinais appeared first on Revista O Mecânico.
Problemas com a bateria? Saiba identificar os sinais Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário