Componente é responsável pela constante circulação do líquido de arrefecimento
O superaquecimento do motor é capaz de gerar grandes prejuízos para o caminhoneiro. Por isso, é necessário fazer uma manutenção preventiva com uma checagem periódica do radiador, mangueiras, reservatório, bomba d ‘água e válvula termostática. Com isso, é possível prolongar a vida útil do cavalo mecânico, evitando problemas de última hora. Mas um componente merece uma atenção redobrada como a bomba d’água.
A bomba d’água é responsável pela constante circulação do líquido de arrefecimento a fim de que o motor tenha sempre uma temperatura de trabalho dentro dos parâmetros estabelecidos pelo fabricante. Desta maneira, o líquido quente é transferido do bloco do motor para o radiador, realizando dessa forma o trabalho de arrefecimento. É importante que nas revisões sejam feitas avaliações na bomba d’água e que se troque o reparo ou mesmo a própria bomba quando houver sinais de desgaste nos rolamentos ou no selo.
Outro fator que indica a necessidade de manutenção é o surgimento de ruídos persistentes ou vazamento de líquido de arrefecimento pelas junções da bomba. Além disso, é fundamental fazer a troca do líquido do sistema de arrefecimento no período recomendado pela montadora do veículo, em média, a cada dois anos, e utilizar a proporção correta de água/aditivo.
Em relação aos veículos mais antigos, que não têm tensionador automático para a correia, deve-se seguir rigorosamente a indicação do fabricante do caminhão ou da correia para evitar sobrecarga no rolamento da bomba. Em cavalos mecânicos que utilizam hélice acoplada à bomba d’água, é preciso ter atenção com o balanceamento a fim de evitar danos aos rolamentos.
Os maiores indicadores de problemas são ruídos em decorrência do desgaste do rolamento ou o vazamento de líquido de arrefecimento. Geralmente, vazamento na bomba d’água ocorre devido ao desgaste natural do selo mecânico.
The post Superaquecimento do motor em caminhões pode ser bomba d’água; veja o que fazer appeared first on Revista O Mecânico.
Superaquecimento do motor em caminhões pode ser bomba d’água; veja o que fazer Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário