quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Veja como identificar os sinais de desgastes da suspensão

Ruídos incomuns, pneus irregulares e vazamento de óleo no amortecedor podem indicar peças danificadas

Veja como identificar os sinais de desgastes da suspensão
Foto: Nakata/Divulgação

A suspensão é composta por amortecedor, mola, bandeja, bucha, pivô, coxim, barra estabilizadora, entre outros componentes, que conferem conforto e segurança ao veículo. Dito isso, é importante saber identificar os sinais de desgastes nesses equipamentos, que podem apresentar ruídos incomuns, pneus irregulares e vazamento de óleo no amortecedor. 

 

“Ruídos originados na suspensão podem estar relacionados a bieletas com folga, desgaste das buchas de borracha, terminais de direção e axiais folgados, pivô ou coxins danificados”, comenta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata.

 

Ademais, existem amortecedores que se estiverem desgastados transmitem as irregularidades do solo para a carroceria do veículo, o que pode ocasionar instabilidade na direção, comprometendo a segurança e o conforto dos passageiros.

 

Por sua vez, o vazamento de óleo no amortecedor aponta que ele deve ser trocado imediatamente, uma vez que a peça não vai conseguir executar a função para a qual foi desenvolvida. Os pneus com desgaste irregular também indicam problemas no sistema de suspensão. Além disso, molas desgastadas não fazem barulho, apenas o veículo perde altura. 

 

“É recomendado fazer inspeções periódicas em todo o sistema de suspensão, pois há algumas peças que podem estar danificadas precocemente em função do tipo de operação e modo de condução do veículo” alerta Leandro. 

 

A recomendação é fazer um check-up preventivo completo da suspensão, a cada 10.000 km, após 40.000 km rodados ou quando o veículo apresentar algum indício de desgaste.

The post Veja como identificar os sinais de desgastes da suspensão appeared first on Revista O Mecânico.


Veja como identificar os sinais de desgastes da suspensão Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário