sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Mercedes-Benz renova linha Atego 2024

Fabricante traz novos caminhões vocacionais Atego 1729 compactador de lixo e Atego 1733 bombeiro

Mercedes-Benz renova linha Atego 2024

A Mercedes-Benz anunciou no dia 31 de janeiro, em evento na sua fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, novidades para a sua linha de caminhões 2024. Dentre os lançamentos, está a renovação da Linha Atego 2024, que abrange caminhões médios e semipesados para transporte rodoviário e urbano, como também extrapesados para aplicações severas da construção civil, agropecuária e operações fora de estrada, além de várias configurações de tração: 4×2, 6×2, 8×2, 6×4 e 8×4.

O destaque é o novo visual de toda a linha Atego, seguindo o design dos extrapesados Actros no caso de modelos rodoviários e urbanos, assim como a identidade do Arocs nas versões fora de estrada. Também foram lançados dois caminhões vocacionais para 2024, o Atego 1729 compactador de lixo e o Atego 1733 bombeiro.

Mercedes-Benz renova linha Atego 2024

A Empresa anunciou ainda novidades de suas linhas de caminhões extrapesados, caso do início das vendas do Actros 2553 6×2 com motor de 530 cavalos, e do Arocs 3353 S 6×4 versão cavalo-mecânico com motor de 530 cavalos.

Atego 1729 compactador de lixo

Lançamento da Linha 2024, o novo caminhão semipesado Atego 1729, vocacional como compactador de lixo, tem capacidade para 17,1 ton de PBT (peso bruto total), podendo chegar a 24,1 ton de PBT com terceiro eixo instalado por empresas implementadoras do mercado. O Atego 1729 oferece duas opções de distância entre eixos: 3.850 mm (para compactadores de até 15 m³) ou 4.800 mm (compactadores de até 19 m³).

Mercedes-Benz renova linha Atego 2024

Esse modelo Atego vem equipado com o motor Mercedes-Benz OM 926 LA de 6 cilindros e 7,2 litros, compatível com a norma Proconve P8 (Euro 6), oferecendo potência de 286 cv e torque de 112.17 kgfm. Seu trem de força conta também com caixa de mudanças automática Allison S3000 P de 6 velocidades, eixo traseiro Meritor 25.168 de uma velocidade e bloqueio de diferencial. A tomada de força na traseira do motor é original Mercedes-Benz, com torque de 61,2 kgfm, e sai de fábrica pronta para implementação, adequando-se à aplicação do veículo.

Este caminhão vocacional traz algumas novidades como a nova suspensão dianteira de molas de três lâminas e suspensão traseira de molas curtas reforçadas, sem contra feixe no entre eixos de 3.850 mm para compactadores de até 15 m³ e com o contra feixe no entre eixos de 4.800 mm para compactadores de até 19 m³. O quadro não possui emenda atrás da cabina.

Atego 1733 bombeiro

Com PBT de 17,1 ton e distância entre eixos de 4.800 mm, o novo Atego 1733 bombeiro vem equipado com o motor OM 926 LA de 6 cilindros e 7,2 litros. Este motor também atende ao Proconve P8 (Euro 6), oferecendo 321 cv de potência e 127,4 kgfm de torque. Seu trem de força conta com caixa de mudanças automática Allison S3000 P de 6 velocidades, eixo traseiro Meritor 25.168 de uma velocidade e bloqueio de diferencial.

A tomada de força para este caminhão vocacional é do modelo Mercedes-Benz NA 280 C/1,3 para bomba acoplada (opcional), com torque máximo de 61,2 kgfm. Por meio do centro de customização da própria empresa (CTC) é possível implementar tomada de força no cardan e na caixa de transferência.

Mercedes-Benz renova linha Atego 2024

A suspensão dianteira é composta por molas de três lâminas. A suspensão traseira conta com molas curtas reforçadas, sem contra feixe. O quadro sem emenda, atrás da cabina, assegura mais robustez e flexibilidade na implementação.

Entre os itens disponíveis para o Atego 1733 bombeiro incluem-se o novo banco para três acompanhantes, para-choque dianteiro off-road ou urbano, e caixa de baterias com tampa.

Linha Atego 2024
Confira o portfólio da linha Atego 2024:

1419
1719
1726 / 1733 Plataforma
2429 6×2
2433 6×2
3033 8×2
2730 6×4
3330 8×4
1729 compactador de lixo
1733 bombeiro

Mercedes-Benz renova linha Atego 2024

Também conforme a demanda do cliente, a Mercedes-Benz, por meio do CTC (Custom Tailored Center – Centro de Customização), oferece possibilidades para os veículos, com destaque para a suspensão pneumática.

The post Mercedes-Benz renova linha Atego 2024 appeared first on Revista O Mecânico.


Mercedes-Benz renova linha Atego 2024 Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário