terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Quais as diferenças entre juntas homocinéticas?

Quais as diferenças entre juntas homocinéticas? - Foto: Divulgação/ Nakata
Quais as diferenças entre juntas homocinéticas? – Foto: Divulgação/ Nakata

 

Um dos modelos mais conhecidos é o que conta com uma junta fixa e uma deslizante, mas há outros tipos

 

As juntas homocinéticas tem como função transmitir a velocidade constante da saída do diferencial para as rodas, possibilitando movimentos angulares e telescópicos, resultantes do movimento da suspensão.

Para maior entendimento sobre esses componentes, a Nakata comenta os principais tipos de juntas homocinéticas presentes no mercado e as ferramentas necessárias, caso seja, preciso substituí-las.

São várias as configurações de eixo homocinético no mercado. Os mais conhecidos são junta fixa, que tem movimento angular de até 50°, e uma deslizante, que faz movimento angular até 22° e telescópico até 45 mm. Outro modelo é o que utiliza a junta fixa, e, no lugar da deslizante, tulipa e tripeça.

“A maior vantagem é articular até 25° e ter movimento telescópico até 55 mm”, comenta o coordenador de Assistência Técnica da Nakata, Leandro Leite. Há também um modelo com duas juntas deslizantes, usado nos sistemas de tração traseira em veículos comuns, que não esterçam as rodas. Já existe também um modelo que o movimento telescópico é feito pelo próprio semieixo.

Em caso de troca dessas peças, Leite destaca que, além das ferramentas universais, também são necessárias algumas especiais, como sacador da junta no cubo, sacador da junta no eixo, alicate para fechar a abraçadeira, alicate de bico para as travas, extrator do pivô e terminal e torquímetro.

The post Quais as diferenças entre juntas homocinéticas? appeared first on Revista O Mecânico.


Quais as diferenças entre juntas homocinéticas? Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário