Propulsor da Volkswagen equipou o Gol, Voyage, Saveiro, Fox e Kombi por vários anos
Lançado em 2003, o motor EA111 da Volkswagen equipou o Gol, Voyage, Saveiro, Fox e Kombi e saiu de linha no Brasil em 2023 por não atender os novos padrões de emissões do Proconve. Por ser um propulsor que esteve em modelos de grandes volumes de vendas e, também, por ter ficado 20 anos no mercado, ainda gera dúvidas nas oficinas mecânicas pelo país, como a do Thiago Batista, que perguntou.
“Mandei fazer a retífica do motor do meu Volkswagen Gol G4 equipado com motor EA111 e as três trocas de óleo ficaram por conta da retífica. Contudo, eu não me atentei que mudaram a viscosidade do óleo utilizado. Atualmente, o meu carro utiliza óleo 20W-50 mineral, mas o recomendado pela fabricante é o 5W-40 sintético. Já rodei dois mil km com o óleo errado. Posso voltar para o óleo certo ou devo continuar com esse óleo?”, questionou.
Para responder essa pergunta com embasamento teórico, chamamos o Consultor Técnico da Revista O Mecânico, Professor Fernando Landulfo, que disse: “se esse motor reformado está obedecendo todas as originais de fábrica não há porquê não utilizar o lubrificante recomendado pela montadora”.
História do motor EA111
Vale destacar que o motor EA111 da Volkswagen conta com comando de válvulas no cabeçote e tem um desenho de cabeçote de fluxo cruzado, além de ter escapamento na parte frontal, o que é diferente do Volkswagen AP, uma vez que também instalação com uma inclinação de 12 graus para frente. Claro, esses propulsores não são mais fabricados, sendo substituídos pelos EA211 nas opções 1.0 MPI, 1.6 MIS, 1.0 TSI e 1.4 TSI, equipando a nova linha de modelos da marca alemã como Polo, Virtus, T-Cross e Nivus.
The post Motor VW EA111 retificado muda a especificação do óleo? appeared first on Revista O Mecânico.
Motor VW EA111 retificado muda a especificação do óleo? Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário