Hatchback vem equipado com câmbio manual de cinco marchas com acoplamento de embreagem monodisco a seco, usado em diversos modelos da marca
texto Felipe Salomão fotos Vitor Lima
O Volkswagen Gol é sem dúvida um dos modelos mais emblemáticos já vendidos no mercado nacional, uma vez que foi comercializado por 43 anos de 1980 até 2023. Com diversas gerações e versões, o modelo foi líder de vendas por 27 anos consecutivos de 1987 a 2014, liderando hoje o ranking de vendas de carros usados com mais de 56 mil unidades transacionadas em março deste ano, segundo a Fenabrave.
Um dos fatores que consagrou o Volkswagen Gol como um dos melhores veículos já fabricados e mais vendidos no Brasil é sem dúvida a robustez mecânica das diversas configurações e gerações ao longo do tempo, o que o tornou um modelo fácil de ser consertado, como é o caso do Volkswagen Gol G4, lançado em 2005 para substituir a famosa terceira geração.
Essa versão chegou ao mercado brasileiro equipada com o motor EA111 1.0 aspirado de até 71 cv com 9,7 kgfm de torque e a proposta de um carro essencial, simples, espartano e de baixa manutenção. A transmissão é manual de cinco marchas muito tradicional e foi usada em suas diversas versões bem como na Parati e na Saveiro. Com esse breve histórico do clássico modelo popular da Volkswagen, a Revista O Mecânico traz o passo a passo da troca das buchas do trambulador de Gol G4 2008, que está com folga e, por conta disso, o dono do veículo não consegue engatar a quinta marcha e nem a ré. Para auxiliar no processo de desmontagem e montagem, contamos com a ajuda do professor e, também, Consultor Técnico da Revista, Ulisses Miguel, que também fez o diagnóstico do problema.
“Pegando aqui na alavanca (1) a gente já observa que está com folga, que está meio mole. Ligando o carro a gente consegue colocar normalmente a primeira, segunda e terceira, mas para quinta não tem alcance. A marcha ré também não entra”, analisou Ulisses. Já com o carro no elevador o professor constatou. “Com carro levantado (2) é possível ver a folga na bucha que caiu, deixando o trambulador solto (3), por isso, não conseguimos fazer o engate da quinta e da ré”, afirmou.
Ferramentas e dicas para facilitar o trabalho
O primeiro passo é utilizar um soquete com a catraca e uma chave estrela de 13 mm para soltar os dois parafusos do trambulador. “Eu vou abrir a peça para não ter a necessidade de soltar o parafuso de regulagem da transmissão (4). Assim ele fica no lugar e eu retiro apenas o trambulador e as buchas, não mexendo na regulagem do câmbio, o que pode gerar mais trabalho sem necessidade”, disse Ulisses.
Desmontagem
5) Solte o parafuso da haste do trambulador (5a). O que deve ser observado é que esse parafuso conta com duas arruelas, sendo uma antes da porca e outra atrás para que a bucha trabalhe apoiada na arruela e não na peça para que a bucha não sofra com desgaste prematuro (5b).
6)Após soltar o parafuso da haste, solte o parafuso de fixação lateral.
7) Com as mãos retire os guarda pós.
Na bancada
Com o trambulador na bancada foi possível observar o problema sem nenhuma dificuldade. “Depois de retirar o trambulador do lugar, podemos ver que os dois orifícios estão sem as buchas, que caíram, e as buchas superiores estão desgastadas, além de ter uma folga na esfera da haste (8a), (8b) e (8c). O que vamos fazer é retirar as buchas velhas, limpar bem as peças e montar as buchas novas para depois colocar no veículo”, afirmou Ulisses.
Por ter um grande desgaste foi possível soltar sem nenhuma dificuldade a esfera e as buchas superiores (9). Já para soltar a bucha é necessário prender o trambulador na morsa e com uma serra cortar a rebarba da bucha, empurrando a bucha comprometida para fora da peça com uma chave de fenda (10). O procedimento deve ser feito igual na outra bucha.
Após a limpeza das peças, uma dica do Consultor Técnico da Revista O Mecânico é utilizar um detergente neutro para colocá-lo no lugar, mas se tiver Graxa de Sabão de Lítio com Bissulfeto de Molibdênio será uma opção mais adequada. Outro “truque” é utilizar um soprador térmico para amolecer o plástico da bucha para colocá-la no lugar. Lembrando a borda da bucha deve passar os dois lados do trambulador na montagem (11a) e (11b). O procedimento se repete com as outras buchas, sempre conferindo o lado correto de montagem (12). Também é necessário passar uma vaselina nas buchas e na esfera das hastes para evitar desgastes e evitar barulhos após a montagem das peças.
Montagem
13) Faça o encaixe da bucha superior com as mãos e depois aponte o parafuso.
14) Coloque a bucha da haste com as mãos, lembrando de colocar as arruelas.
15) Faça o aperto dos parafusos com a chave estrela de 13 mm e com a catraca (15a) e (15b).
Verificação de funcionamento
Para saber se o serviço ficou bom, basta fazer o teste passando as marchas com veículo desligado, o que será possível observar que não há folga na alavanca, engatando as marchas sem nenhuma dificuldade. Também faça a checagem com o carro ligado passando as marchas sem nenhum problema (16).
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