quinta-feira, 27 de junho de 2024

Quais são as tecnologias que a GM tem na China para híbridos e elétricos?

SUV e veículos compactos fazem sucesso no Oriente e podem inspirar novidades para a marca 

A General Motors admitiu nos últimos meses que sua estratégia de eletrificação total não atendeu às expectativas do público e mudou seu discurso em prol de modelos híbridos. A produção da Silverado EV atrasou, o novo Bolt ainda não chegou e modelos como o Cadillac Liriq não são um sucesso de vendas.Mas na China a General Motors e empresas do grupo por meio de parcerias já tem tecnologias que estão chegando ao mercado. Estas soluções apontam para o que a GM deve apresentar no mercado nos próximos meses.

Enquanto testa no Brasil o Equinox PHEV que vira importado do México, a marca tem novidades que podem reduzir seu custo de desenvolvimento para que a empresa entre de fato na eletrificação.

Enquanto o Brasil irá produzir modelos híbridos especialmente com investimentos do programa Mover a Joint Venture SAIC-GM-Wuling está revelando no mercado chinês um novo SUV médio com tecnologia elétrica e híbrida plugin. O lançamento será em agosto e ele mostra evolução em relação ao Equinox que ainda nem chegou ao Brasil ou aos Estados Unidos.

O SGMW’s Lingxi é um novo SUV híbrido da GM que terá motor 1.5 aspirado combinado com motor elétrico de 78kw combinado com duas baterias de 9,5 e 20kwh correspondendo a uma autonomia elétrica de 43 e 90km. Na China será um concorrente para a linha Haval H6 e também o BYD Song Plus DMi. Esse mesmo carro terá uma versão a bateria com 150kw e baterias de lítio ferro fosfato cuja autonomia ainda não foi revelada. O novo SUV mede 4,75m de comprimento, 1,89m de largura e 1,68m de altura com 2,80m de entre eixos.

Outro carro interessante é o Wuling EV e também o Bingo, veículos urbanos e elétricos de sucesso na China que usam motor a bateria e tem chance de chegar ao Ocidente. O Bingo é quase um “Ora 03” na proposta com 42 ou 68cv de potência e autonomia entre 200 e 400km dependendo da versão ao preço médio de R$ 60 mil em valores convertidos.

Ainda não se sabe quando esses carros chegam  mas a joint venture da GM na China fala em alcance global para seus novos produtos nessa plataforma eletrificada. Ou seja: a GM irá apostar mais forte nesses modelos em vários países. O Equinox PHEV é somente um deles e não será o único.

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