Entre 2011 e 2020 mais de 59 mil acidentes foram causados por defeitos mecânicos
Junho é considerado o mês da conscientização pela manutenção preventiva em veículos em diversas cidades do país como Vitória, no Espírito Santo, Boa Vista, em Roraima, Sorocaba e Bragança Paulista, em São Paulo, além de todo o estado do Paraná. A data tem como objetivo conscientizar motoristas sobre a importância da manutenção preventiva, com foco de promover a segurança no trânsito, uma vez que entre 2011 e 2020 mais de 59 mil acidentes foram causados por defeitos mecânicos, sendo que deste número, 1.300 resultaram em vítimas fatais, segundo levantamento da Polícia Rodoviária Federal – PRF. Por isso, a profissão de mecânico é fundamental para termos um trânsito seguro.
Uma das formas para evitar acidentes por imperícia, é realizar as revisões programadas pelos fabricantes, garantindo um bom funcionamento do conjunto mecânico. E, sim, há muito trabalho a ser feito pelos mecânicos, pois a frota circulante brasileira é em média 11 anos para automóveis, comerciais leves e ônibus, e de 12 anos para caminhões. Portanto, a falta de manutenção preventiva regular em veículos com esse tempo de uso pode gerar graves riscos de falhas, expondo o motorista, passageiros e o pedestres em acidentes gravíssimos.
Isto posto, os amortecedores são componentes que devem ser checados em todas as manutenções preventivas, pois interferem diretamente no bom funcionamento da suspensão, da direção e das rodas, influenciando no comportamento do veículo em curvas e frenagens. Desta forma, se não estiverem em boas condições podem gerar instabilidade ao veículo como comenta Juliano Caretta, supervisor de treinamento técnico da Monroe, Muitas vezes, durante uma simples troca de óleo, o profissional percebe que os amortecedores estão “melados”, sujos com o óleo que vazou de dentro do cilindro, um sinal de que o componente já não está mais em condições de uso e necessita ser trocado”. O técnico ainda alerta para o bom estado dos pneus e freios. ““As pessoas se preocupam muito com o estado dos pneus e dos freios, por exemplo. Mas muitos infelizmente só se preocupam em trocar o amortecedor quando ele estiver vazando, travado ou fazendo barulho. Nesse caso, além dos riscos para a segurança, o motorista poderá ter que não só trocar os amortecedores, mas outros componentes que serão danificados pela falta de amortecimento adequado”.
Além disso, que Caretta disse, Paulo Zeminian, gerente comercial da Delphi, alerta que essa situação de péssimo funcionamento do sistema de suspensão pode prejudicar o veículo de outra maneira. Outra situação provocada pela má condição da suspensão é o desgaste irregular dos pneus. Além de prejudicar a segurança ao dirigir, ela impacta negativamente no consumo do combustível, pois com uma performance piorada, há maior necessidade de energia cinética para o deslocamento do veículo; portanto, maior necessidade de combustível e, consequentemente, maior nível de emissões de poluentes”.
De encontro com a fala de Zeminian, está um estudo da Organização Mundial da Saúde – OMS realizado em 2019, mostrando que cerca de 7 milhões de pessoas morreram por ano, por causa de substâncias como monóxido de carbono e outros tipos de gases, expelidos pelos escapamentos dos veículos. Cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, apresentam cerca de 60% de emissões provocadas por carros em circulação em suas ruas e avenidas. Isso mostra que a falta da manutenção preventiva também pode causar mortes por conta da poluição.
Em razão disso, Pedro Valência, técnico de suporte ao cliente da Delphi, alerta para a manutenção do sistema de arrefecimento do veículo. ““A falta do fluido arrefecedor causa o superaquecimento do motor que, em casos extremos pode levar até a ocorrência de incêndio no veículo. Também prejudica o funcionamento dos demais componentes, aumentando o consumo de óleo e combustível, prejudicando os demais sistemas e aumentando o nível de emissões”.
Embora, o mês do Mecânico seja dezembro, época de férias de verão e feriados de final de ano, é fundamental ressaltar para os clientes sobre a importância da manutenção preventiva ao longo de todos os meses, pois ajudará o dono do veículo a não sofrer acidentes por conta da falta de reparo no carro, bem como irá ajudar o planeta nas emissões de poluentes.
The post Falta de manutenção preventiva causa mortes e aumenta poluição: entenda appeared first on Revista O Mecânico.
Falta de manutenção preventiva causa mortes e aumenta poluição: entenda Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário