sexta-feira, 7 de junho de 2024

Catalisadores evitam emissão de 110 kg por veículo de gases tóxicos por ano

99% da emissão de poluentes é reduzida com a utilização do componente em motores a combustão

A Umicore acredita que desenvolver ações em prol de uma mobilidade limpa trará importantes resultados. Para alcançar esse objetivo, a companhia tem uma posição estratégica na produção de materiais na transição para uma mobilidade verde.

A empresa é conhecida no país pelos conversores catalíticos, que auxiliam na redução das emissões dos veículos.

O catalisador automotivo garante o cumprimento das normas estabelecidas pelo Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores). De acordo com Miguel Zoca, Gerente de Aplicação de Produto da unidade de catalisadores da Umicore no Brasil, esse componente reduz em cerca de 99% a emissão de poluentes nos veículos com motores a combustão.

“De forma geral, cada catalisador evita que cerca de uma tonelada de gases tóxicos alcance a atmosfera entre 10 e 15 anos, o que equivale uma média de 110 kg por ano, ou 300 gramas por dia, por veículo. Sem o catalisador, os veículos poluiriam, em média, de cinco a dez vezes mais. Os catalisadores podem realizar a mesma função em veículos híbridos, pois eles também possuem motores a combustão”, explica Zoca.

Para alcançar esses resultados, o catalisador promove uma reação química no seu interior. A parte interna da peça é composta por um substrato, que pode ser cerâmico ou metálico, revestido por diversos óxidos e por metais nobres, como platina, paládio ou ródio. “Quando os materiais produzidos durante a queima do combustível entram em contato com os metais nobres, acontecem reações químicas que os transformam em gases inofensivos que são lançados na atmosfera pelo escapamento”, afirma o especialista.

The post Catalisadores evitam emissão de 110 kg por veículo de gases tóxicos por ano appeared first on Revista O Mecânico.


Catalisadores evitam emissão de 110 kg por veículo de gases tóxicos por ano Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário