Motores três cilindros contam com correias sincronizadoras banhadas em óleo e a lubrificação é o tema mais importante da manutenção desses veículos
As correias sincronizadoras banhadas em óleo ou simplesmente “correia banhada a óleo” sempre causam polêmicas uma vez que requerem uma atenção com o lubrificante correto para não terem problemas no futuro. Três modelos populares trazem esse sistema: Chevrolet Onix 1.0 Turbo, Ford Ka 1.0 e Peugeot 208 1.2 Puretech. Veja o óleo correto para esses motores.
Chevrolet Onix 1.0 Turbo
Para o Chevrolet Onix 1.0 Turbo de até 116cv o lubrificante recomendado é AcDelco 5W-30 Dexos 1 Gen 3 API/SP. Essa motorização, que entrega potência de até 116 cv, conta com um passo a passo completo de troca, que já está no nosso canal do YouTube e, também, neste link com fotos e texto explicativo.
Ford Ka 1.0 e 1.5 litro
O Ford Ka equipado com motores 1.0 e 1.5 Ti-VCT, ambos de 3 cilindros e com correia dentada trabalha banhado no próprio lubrificante do motor. Para o motor 1.0 litro de três cilindros é recomendado no manual do veículo o óleo de viscosidade SAE 5W-20 que atenda às normas WSS-M2C925-B, WSS-M2C948-A ou WSS-M2C948-B. Contudo, caso não encontre é Ford indica no manual que é possível optar pelo óleo SAE 5W-30 que atenda às aprovações WSS-M2C913-C ou WSS-M2C913-D. Porém, segundo o manual, resulta em “melhor consumo de combustível” o uso do 5W-20 que nas normas de final 948-A e 948-B.
Já para os modelos 2018, 2019, 2020 e 2021, já com o 1.5 3-cilindros (substituindo o Sigma 4-cilindros) na linha, o manual indica um único lubrificante para ambos os motores: 5W-20 com aprovação WSS-M2C948-B. Nenhum outro óleo é recomendado para os Ford Ka de 2018 em diante. Nas divisões de um ano para outro, não há uma separação clara. Por isso, em caso de dúvida, prefira utilizar a recomendação mais constante, que é o lubrificante 5W-20 com aprovação WSS-M2C948-B.
Peugeot 1.2 Puretech
Lançado em 2016, o Peugeot 208 tem motor 1.2 Puretech, que tecnicamente pode ser chamado de EB2M FF, entrega até 90 cv com 13 kgfm com etanol e 84 cv com 12,2 kgfm com gasolina. Esse conjunto motriz deixou de ser produzido na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro, no começo de 2020. O lubrificante recomendado é o óleo Total Quartz Ineo First 0W-30, que está no manual do proprietário.
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