domingo, 2 de junho de 2024

Troca da correia sincronizadora banhada em óleo do Onix é complexa que requer atenção para ser feita (PARTE 1)

Hatchback da Chevrolet tem motor 1.0 turbo de três cilindros, que entrega 116 cv, e uma correia de sincronismo conhecida por ter uma manutenção difícil de ser feita

texto Felipe Salomão    fotos Vitor Lima & Vinícius D’Angio

Lançado em novembro de 2019, a segunda geração do Chevrolet Onix trouxe algumas inovações como a nova plataforma GEM, desenho moderno, multimídia com conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e, também, um novo motor 1.0 turbo de três cilindros de até 116 cv com uma correia de sincronismo banhada em óleo, que tecnicamente tem o nome em inglês de Belt in Oil. De acordo com o manual do veículo, é recomendado fazer a troca somente após 240 mil km rodados ou 15 anos. Contudo, a prática do chão da oficina tem mostrado uma história um pouco diferente, uma vez que há relatos do componente não durar 50 mil km. Portanto, a Revista O Mecânico, que sempre procura informar o amigo mecânico e, também, o proprietário do veículo, traz o passo a passo da troca da correia sincronizadora banhada em óleo do Chevrolet Onix 1.0 litro turbo de três cilindros. Claro, para ajudar a fazer esse procedimento técnico contamos com o auxílio da Dayco, fornecedora original do componente para o hatchback.

Lubrificante correto

Mas antes de começarmos o passo a passo é preciso ficar atento com o lubrificante correto para esse motor, devido ao óleo do conjunto motriz ser imprescindível para o bom funcionamento do sistema e, para que também, não prejudique a vida útil da correia. Em vista disso, não adianta ser “pão duro” e colocar um óleo mais barato, pois pode sair muito mais caro no futuro. Além disso, é preciso ficar atento aos períodos de substituição do óleo, que tem previsão para a cada 10 mil km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro. Já o lubrificante correto é o AcDelco 5W-30 Dexos 1 Gen 3 API/SP. Já para as versões aspiradas com o correto é usar o óleo AcDelco 0W-20 Dexos 1 Gen 3 API/SP.

Kit original Dayco

Para fazer a troca da correia sincronizadora banhada em óleo do Chevrolet Onix 1.0 litro turbo é preciso usar o Kit Dayco KBIO 10, que traz rolamento guia, tensionador e a correia sincronizadora, que segundo Davi Cruz, Supervisor do Departamento Técnico da Dayco, tem composição diferente das “normais”. “A correia sincronizadora desse carro é uma correia diferenciada, que traz compostos diferentes da correia convencional utilizada em diversos veículos, que não foram desenvolvidas para trabalhar no óleo. Já essa correia foi projetada com aramida líquida, tecido protetivo em teflon e algodão. Por isso, o lubrificante correto vai fazer com que ela chegue na durabilidade indicada no manual do veículo”, ressaltou Cruz.

Romário Teixeira, que é Consultor Técnico da Dayco, também faz ressalvas sobre os materiais dessa correia. “Um dos principais diferenciais são os componentes dela, como o Kevlar que vai tanto na borracha quanto nos cordonéis de fibra de vidro e, também, tem uma camada de teflon. Por isso, ela trabalha imersa no óleo”, analisou.

De acordo com Cruz, essa correia banhada no óleo faz o motor trabalhar melhor. “Quando falamos em correia embebida no óleo o motor fica mais leve e diminui o ruído do motor e aspereza. Desta forma, o motor fica mais leve consome menos combustível, teoricamente gerando menos poluição para o meio ambiente”, afirma. Já Teixeira informa sobre a importância de utilizar o óleo correto. “Uma das principais perguntas é sobre o óleo do motor. Por isso, o correto é seguir sempre a especificação indicada no manual do proprietário, colocando o óleo na viscosidade e classificação correta e, também, trocar lubrificante na quilometragem correta”, destacou.

Ferramentas

Para fazer o passo a passo completo da troca da correia embebida no óleo do Chevrolet Onix 1.0 Turbo é fundamental utilizar uma ferramenta correta para fazer o sincronismo perfeito do motor. Deste modo, utilizamos o
Kit Raven 131502.

 

Desmontagem

1)   O primeiro passo é retirar o conector negativo da bateria, pois será necessário retirar diversos componentes elétricos deste sistema. Inclusive, o motor de partida, evitando curto-circuito no sistema. Utilize uma chave de 10 mm para retirar o conector negativo da bateria.

2)   Com as mãos retire o conector da solenoide com um auxílio de uma chave de fenda.

3)   Com o auxílio de uma chave de fenda retire o conector da bobina.

4)   Retire os conectores dos bicos injetores também com o auxílio de uma chave de fenda. Observação, tenha cuidado com a trava de segurança do conector dos bicos injetores.

5)   Retire os aterramentos do motor com uma chave de boca.

6)   Retire o conector do fluxo tirando a trava segurando o chicote utilizando uma chave de fenda.

7)   Retire o conector do alternador com as mãos e com um alicate do tipo pinça desconecte todas as travas.

8)   Retire o sensor de vácuo com o auxílio de uma chave de fenda.

9)   Retire o conector da sonda lambda com o auxílio de uma chave de fenda.

10) Retire com as mãos a trava da mangueira do conector do bico injetor.

11) Retire a mangueira de pressurização do intercooler com uma chave de 13 mm e depois retire as travas.

12) Retire os dois parafusos da válvula de recirculação dos gases com uma chave de 10 mm.

13) Após retirar a peça do veículo desconecte as mangueiras que estão ligadas nela com as mãos.

14) Retire a válvula do cânister com o auxílio de uma chave de fenda.

15) Retire as três bobinas de ignição com uma chave de 8 mm.

16) Retire a mangueira do respiro do motor com o auxílio de um alicate.

17) Retire o cano de água que sai do reservatório de expansão com uma chave de 8 mm.

18) Retire a correia de acessórios com uma chave de 16 mm e um pino trava para facilitar na instalação da correia.

19) Retire o tensionador com uma chave de catraca.

20) Retire a mangueira do intercooler com uma chave de fenda para ter acesso ao motor de partida.

21) Retire a trava da conexão da mangueira com o intercooler com as mãos.

22) Retire os cinco parafusos do coletor de admissão com uma chave de 10 mm para facilitar a retirada do motor de partida.

23) Retire o conector da TBI com o auxílio de uma chave de fenda.

24) Retire o conector do sensor de detonação com o auxílio de uma chave de fenda.

25) Retire o conector do sensor de pressão de óleo com as mãos.

26) Retire o conector do motor de partida com auxílio de uma chave de 13 mm.

27) Retire a porca que fixa o suporte do motor de partida com uma chave de 13 mm.

28) Retire o parafuso que fixa o suporte com uma chave de 15 mm.

29) Retire o parafuso que fixa o motor de partida no bloco do motor com uma chave de 15 mm.

30) Retire o parafuso inferior do motor de partida com uma chave de 15 mm para retirá-lo do veículo.

Instalação da ferramenta de fasagem

31) Após a retirada do motor de partida é preciso coincidir o PMS do motor para a instalação da ferramenta de fasagem na cremalheira do volante do motor. O primeiro passo é a verificação do Pino e a posição dele. Para isso, vire o virabrequim até coincidir. Instale a ferramenta certificando que o furo coincide com o pino de fixação da ferramenta. Depois de posicionar a ferramenta de fasagem, verifique se o pino está na posição correta. Com o pino no lugar é necessário travar a cremalheira e depois retirar o pino novamente para quebrar o torque da polia do virabrequim. Com a ferramenta posicionada trave a cremalheira, retirando o pino novamente, pois ele não pode ficar no lugar no momento do torque final. Após travar a cremalheira do motor para soltar a polia do virabrequim é necessário retirar o pino trava do volante do motor. Retirado solte a polia do virabrequim.

32) Solte o parafuso central do virabrequim quebrando primeiro o torque. Após quebrar o torque, é necessário encostar novamente para verificar a fasagem do ponto morto superior desse motor.

33) Posicione o pino central em PMS.

34) Retire a tampa de válvula soltando os parafusos do meio fazendo um X para não empenar, sempre utilizando uma chave de 8 mm.

35) Retire com as mãos a tampa de válvula, mas antes desligue a conexão da tampa e uma mangueira com o auxílio de uma ferramenta especial para tirar a trava.

36) Retire os dois solenoides com uma chave de 8 mm Observação: retire as peças com as mãos com atenção para não rasgar o retentor, lembrando que as peças têm numerações diferentes.

37) Retire a polia do virabrequim, a polia damper e a tampa inferior da correia sincronizadora.

38) Após retirar a polia damper, com uma chave de 8 mm retire todos os parafusos da proteção da correia.

39) Com o auxílio de uma espátula solte com cuidado toda a capa de proteção da correia.

40) Depois de retirar a tampa inferior e o damper, verifique a ferramenta de fasagem 111 021 00D Raven e a ferramenta da cremalheira 13101800D.

41) Com uma chave 32 mm e uma 22 mm solte o comando variável antes de posicionar a ferramenta de fasagem, pois pode ocasionar quebra da ferramenta. Portanto, solte o comando e a polia variável, lembrando que elas são semelhantes, mas deve ser colocada na mesma posição que estava antes.

42) Primeiro posicione a ferramenta 131 017 00C da Raven no comando de admissão e na sequência instale no comando de escape a ferramenta 131 017 00B da Raven para que o motor fique em sincronismo.

43) Retire o parafuso central do tensionador com uma chave de 10 mm.

44) Retire o rolamento guia com uma chave de 13 mm.

45) Marque a polia para ela ficar na mesma posição que estava e, depois, solte o parafuso 22 de mm e retire as polias e, por fim, tire a correia sincronizadora do motor.

Acompanhe a continuação dos procedimentos com a correia dentada embebida em óleo do Chevrolet Onix 1.0 Turbo e os processos montagem na próxima edição da Revista O Mecânico.

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