terça-feira, 4 de junho de 2024

Governo japonês promete punir marcas que fraudarem testes: Toyota se desculpa

Fábrica Toyota em Sorocaba

 

Investigação irá apontar falhas na validação de carros das marcas Toyota, Honda e Suzuki

O governo japonês afirmou que iria punir montadoras que fraudaram testes de segurança e emissões no Japão. Após o escândalo envolvendo primeiramente a Toyota, considerada maior fabricante de veículos do mundo, a marca virou pivô de uma investigação que envolve também as empresas Suzuki, Honda e Mazda. O governo do Japão anunciou a abertura do inquérito e a Toyota foi a primeira empresa a se retratar publicamente.

O Chairman da empresa Akio Toyoda pediu desculpas pelas fraudes detectadas em alguns testes nos últimos anos. Embora a Toyota tenha dito que as fraudes envolvem alguns segmentos específicos principalmente da marca Daihatsu e da subsidiária responsável pela produção de motores, já foram constatadas falhas em dados de emissões e até de segurança de alguns carros.

As marcas Hino e Daihatsu do grupo Toyota fraudaram testes de modelos como Yaris Cross, Corolla Fielder, Crown, Isis, Sienta e RX em alguns parâmetros de segurança alterando os resultados. Também foram alterados parâmetros de acionamento de airbags bem como testes com motores. Apesar do risco, a plataforma dos carros sobretudo da linha Yaris não é a mesma comercializada no Brasil.

“Pedimos desculpas por toda a preocupação e inconveniência que isso poderia ter causado aos nossos clientes, stakeholders e o púbico que confia na Toyota. Levamos a sério os problemas descobertos na certificação de itens da Hino Motors, Daihatsu Motor e Toyota Industries Co”, diz o posicionamento global.

Honda e Suzuki

No caso da Honda foram alterados padrões de torque e nível de ruído em carros de gerações já descontinuadas como Accord e Odissey além do compacto Fit (carro que saiu de linha por aqui no final de 2021). A segurança dos veículos, no entanto, não foi afetada, disse a Honda em um comunicado.

A Mazda, concorrente da Toyota, também admitiu falhas nos testes de emissões dos modelos Mazda 2 e do Roadster. No entanto a marca disse que os modelos afetados não são produzidos atualmente.

The post Governo japonês promete punir marcas que fraudarem testes: Toyota se desculpa appeared first on Revista O Mecânico.


Governo japonês promete punir marcas que fraudarem testes: Toyota se desculpa Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário