quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Descubra até que dia vai a isenção do Enem 2020

Você vai fazer o Enem deste ano? Saiba que para se inscrever é preciso pagar uma taxa, mas há alguns casos em que você pode ser dispensado desse pagamento, ou seja, ter a isenção da taxa. Veja abaixo como pedir a isenção e preste atenção nos prazos para isso.

Os critérios para que o candidato possa pedir a isenção estão no edital publicado anualmente pelo Enem. O mais recente trouxe a taxa de R$ 85,00, para 2019. Está para ser publicado o edital de 2020. Fique ligado, pois ele vai dizer o novo valor, datas e prazos.

Veja até que dia vai a isenção do Enem 2020

Todo ano, o prazo para apresentar a solicitação de isenção vem antes do prazo para inscrição. O edital de 2019 foi publicado no dia 25 de março e fixou para pedir isenção o período de 1º a 10 de abril.

Os prazos e datas, ano a ano, têm sido semelhantes. Como ainda não há o edital 2020, é possível tomar como referência o de 2019. Assim, é bem provável que o prazo para fazer seu pedido de isenção vá até o dia 10 de abril. 

Quem não precisa pagar a taxa de inscrição

Se está pensando em não pagar a taxa, leia cuidadosamente este item, para ver se você satisfaz estas condições, necessárias para pedir a isenção:

  • Estar cursando o 3º ano do ensino médio em escola da rede pública;
  • Ter feito o ensino médio em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola privada e sua renda familiar ser de até um salário mínimo por pessoa;
  • Estar em má situação socioeconômica e sua família estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÙnico, e por isso possuir o NIS, Número de Identificação Social, com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Como pedir a isenção do Enem

O candidato deverá estar em alguma das condições acima para poder solicitar a isenção. Se este for o seu caso, saiba aqui como apresentar a sua solicitação.

  • A apresentação do pedido de isenção tem de ser feita antes do prazo de inscrição;
  • Quando ocorrer a publicação do edital 2020, entre na sua página do Enem e informe seu CPF, data de nascimento e outros dados que constam ali;
  • Responda às questões relativas à renda da sua família, à sua situação socioeconômica, onde cursou o ensino médio;
  • Informe os dados da sua família, da sua mãe e outros;
  • Veja se você já está com os documentos a serem juntados para demonstrar suas afirmações.

Você tem de fazer sua inscrição para o Enem como todos os outros candidatos. Se o seu pedido de isenção tiver sido aprovado, informe isto ao se inscrever, e nada terá de pagar.

Leia com muito cuidado o edital 2020, logo que ele for divulgado, para ter completo conhecimento dos prazos e das providências que deverá tomar.

Quando sai o resultado da isenção

O edital Enem 2020, ainda não publicado, trará a data para saber se foi aprovado seu pedido de isenção. Na edição do Enem 2019, 25 de março foi a data do edital e 17 de abril foi a data para início da publicação dos resultados da isenção.

Se sua isenção for aceita, mas você não for fazer a prova, terá de apresentar justificação. A isenção não poderá mais ser pedida, se não justificar. A justificação se faz apresentando no sistema um atestado médico, boletim de ocorrência, uma certidão pública ou um documento judicial.

Quais são as datas da prova 2020

É da maior importância ter o edital como fonte das informações sobre o Enem. O MEC já informou, antes de sair o edital 2020, que as provas terão as seguintes datas: 

  • Provas digitais: 11 e 18 de outubro de 2020;
  • Provas tradicionais: 1º e 8 de novembro de 2020.

Esteja sempre atento a tudo que se relacione com o Enem para não ter problema com prazos, documentos ou providências.

Onde estudar com as notas do Enem?

Agora que você já sabe como pedir a isenção para se inscrever no Enem, é hora de começar a traçar os próximos passos dos planos para o futuro.

Por isso, separamos para você universidades e faculdades que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso e ainda oferecem diversas vantagens para os estudantes. São convênios, parcerias e bolsas, de até 100%, dependendo da nota do aluno no Enem. 

E então? Preparado para o futuro que começa em 2020? Comente quais seus planos para o ensino superior! 

Veja também: 

Descubra onde é possível usar a nota do Enem 2020

Descubra se você pode usar a nota do Enem do ano anterior

Compartilhar

Descubra até que dia vai a isenção do Enem 2020 Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário