quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Descubra onde achar a lista de aprovados do Sisu

Não é por acaso que o Sisu é o processo seletivo mais procurado do Brasil. Afinal, quem não gostaria de estudar numa universidade pública de qualidade sem precisar fazer vestibular, só com a nota do Enem?

Para você ter ideia, na primeira edição anual do programa, que é a que distribui a maior quantidade de vagas, são esperados cerca de 3 milhões de inscritos! Eles irão disputar mais ou menos 240 mil vagas.

O resultado é certamente o momento mais esperado.

Você tem ideia de quando sai o resultado do Sisu e como descobrir se conseguiu a tão sonhada aprovação?

A seguir, descubra onde achar a lista de aprovados do Sisu!

Como funciona a seleção do Sisu

O Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, acontece todo ano no primeiro no segundo semestre.

Para participar, o candidato precisa ter feito a edição mais recente do Enem e tirado nota acima de zero na redação.

Parece simples, mas estamos falando de um dos processos seletivos mais concorridos do país. Por isso, quanto maior for sua nota no Enem, mais chances você tem de entrar.

Durante a seleção, os inscritos podem fazer até duas opções de curso e acompanhar a nota mínima para entrar em cada um deles. Dá pra mudar de ideia no decorrer do processo, se for o caso.

O programa permite entrar na disputa por meio da concorrência geral ou por cotas.

O Ministério da Educação (MEC) oferece duas chances de conseguir a vaga desejada, na primeira chamada e na lista de espera.

Veja como acessar a lista de aprovados de cada uma delas a seguir.

Onde achar a lista de aprovados do Sisu

A lista de aprovados do Sisu é divulgada poucos dias após o encerramento do processo seletivo.

Para acessá-la, o participante entra no site oficial do Sisu e confere o resultado.

O sistema mostra se o participante conseguiu vaga na primeira ou na segunda opção de curso. A consulta é individualizada, não existe uma lista de aprovados com todos os nomes.

Caso esteja entre os aprovados, o candidato terá alguns dias para preparar a documentação necessária e levar à faculdade para efetivação da matrícula. Tudo precisa ser feito dentro do cronograma especificado, caso contrário, a vaga é repassada para o próximo da fila.

Quando isso acontece, o Sisu passa a distribuir as vagas que sobraram por meio de uma lista de espera.

Podem participar dela somente os candidatos que não conseguiram vaga na primeira ou na segunda opção de curso.

Para se inscrever é necessário entrar no site oficial do Sisu e manifestar interesse em participar. A lista de espera abre logo depois da divulgação do resultado oficial.

As convocações são feitas pelas próprias faculdades e é responsabilidade do candidato acompanhar o processo de perto. Por isso é importantíssimo estar atento ao longo das semanas seguintes.

Caso seja convocado, o candidato precisará seguir os mesmos trâmites dos aprovados em primeira chamada (apresentação de documentação, efetivação de matrícula, etc.)

Algumas universidades divulgam a lista de convocados em murais pelos corredores ou no próprio site. Fique de olho.

Outras maneiras de entrar na faculdade usando a nota do Enem

O Sisu é o primeiro dos três grandes processos seletivos do governo federal que usam a nota do Enem como forma de ingresso.

Depois dele vem o ProUni, o programa que distribui bolsas de estudos em faculdades privadas. Pode participar quem tem renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa, fez o ensino médio em escola pública e obteve pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem mais recente, sem ter zerado a redação.

O ProUni distribui milhares de bolsas em cursos presenciais e a distância em todo país. São duas edições anuais.

Quando acaba o ProUni, começa imediatamente o FIES, programa de crédito estudantil do governo federal. Com ele, é possível fazer uma faculdade hoje e começar a pagar só depois da formatura, com prazo longo e juros lá embaixo.

A participação é aberta as pessoas que fizeram qualquer edição do Enem a partir de 2010 obtiveram pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação. A renda familiar mensal bruta deve ser de até cinco salários mínimos por pessoa.

Como se não bastasse, além dos programas do governo federal, tem também o ingresso direto – uma forma simplificada de entrar na faculdade privada sem fazer vestibular.

Basta apresentar a nota obtida em qualquer edição do Enem a partir de 2010 e já garantir o direito à matrícula. Esse sistema vale para cursos presenciais e a distância em todas as áreas.

Se você ainda está em busca de boas faculdades que aceitam a nota do Enem, seja pelo FIES, pelo ProUni ou pelo ingresso direto, a gente tem algumas sugestões interessantes logo abaixo.

Conheça:

Veja também:

Saiba que nota você precisa tirar no Enem para passar no Sisu

Conte para gente quais são suas expectativas em relação ao Sisu! Qual curso você gostaria de fazer?

Compartilhar

Descubra onde achar a lista de aprovados do Sisu Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário