quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Lista de aprovados do ProUni 2020: Descubra onde ver!

Em 2020, milhares de estudantes por todo Brasil vão conseguir fazer um curso superior com bolsa do ProUni.

O benefício, que chega a cobrir integralmente o valor do curso, faz a diferença na vida de muita gente.

Para ganhar um presentão desses é preciso passar por um processo seletivo bastante concorrido. Quem tiver uma boa nota no Enem sai na frente na corrida.

Os resultados não demoram a sair e, de lambuja, o programa ainda oferece várias chances de entrar.

A seguir, descubra onde ver a lista de aprovados do ProUni 2020 e todas as chances de conseguir sua bolsa ainda este ano.

Como é a seleção do ProUni 2020

O ProUni é destinado a pessoas que fizeram o ensino médio em escolas da rede pública e têm renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.

Para participar, é preciso ter feito o Enem 2019 e obtido pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.

As inscrições abrem duas vezes ao ano. A primeira edição, em fevereiro, é a que distribui a maior quantidade de vagas.

São quase 240 mil bolsas em cursos presenciais e a distância por todo país, sempre em faculdades privadas bem avaliadas pelo MEC.

A seleção se estende por quatro dias. Quem chegar com as maiores notas no Enem terá bem mais chances de ganhar a bolsa.

Ao todo, os participantes podem escolher até duas opções de curso entre o que estiver disponível no sistema.

Os resultados saem dois ou três dias depois do encerramento do processo seletivo.

No total, o ProUni dá aos candidatos três chances de conseguir a bolsa em uma mesma edição.

Descubra no próximo tópico como ver a lista dos aprovados em cada uma delas.

Onde ver a lista dos aprovados no ProUni 2020

Assim que o MEC liberar acesso aos resultados do ProUni 2020, os participantes poderão acessar o site oficial do programa e conferir se conseguiram ou não a bolsa no curso desejado.

No ProUni não existe o tradicional listão com a relação dos nomes dos aprovados. A consulta é individualizada – afinal, nem dá para imaginar o tamanho de uma lista com 240 mil nomes!

A maioria dos aprovados é convocada na primeira chamada. A partir do momento em que passam no ProUni, os candidatos terão alguns dias para preparar a documentação e levar à faculdade onde conseguiram a bolsa, para validação e posterior liberação do benefício.

Nesse processo, uma boa quantidade de gente desiste da bolsa e outra não consegue comprovar os dados informados durante processo seletivo, o que não é permitido.

Sendo assim, várias bolsas ficam disponíveis novamente.

O MEC tenta distribuir essas bolsas fazendo uma segunda chamada, o que rende uma nova leva de aprovados. Os resultados desta etapa podem ser conferidos também no site do ProUni.

Só que, ainda assim, sobram bolsas. Para distribuí-las, o ProUni abre a inscrição para a lista de espera — que é uma terceira chance de passar.

Na lista, o acesso aos nomes dos aprovados é diferente, já que o processo é coordenado pelas faculdades participantes. Isso significa que o candidato precisa estar em contato constante com a instituição para saber conseguiu vaga.

Ao final de tudo, se ainda houver bolsas disponíveis, o ProUni abre um outro processo seletivo, o das vagas remanescentes — que tem um sistema bastante diferente do ProUni tradicional. De qualquer forma, é uma quarta chance de conseguir a bolsa!

E quem não conseguir bolsa no ProUni 2020, faz o quê?

Após o encerramento do ProUni 2020, começam as inscrições para o FIES 2020, que é o programa de crédito estudantil facilitado do governo federal. Com ele, dá para fazer um curso superior em faculdade privada sem se preocupar com as mensalidades por enquanto.

As parcelas referentes à dívida do financiamento começam a ser cobradas depois da formatura, com juros baixos e prazo bastante longo. O programa também usa a nota do Enem distribuir o benefício. Mas, diferentemente do ProUni, aqui dá para usar o desempenho de qualquer edição do Enem a partir de 2010.

Além do FIES, dá pra contar com a facilidade do ingresso direto. Com ele, quem fez o Enem consegue entrar na faculdade privada sem ter de passar pelo vestibular. Basta apresentar a nota obtida no exame. O modelo é bastante utilizado por instituições de todo país e vale para cursos presenciais e a distância em todas as áreas.

No segundo semestre de 2020, tudo começa novamente — inclusive com uma nova edição do Sisu, que distribui vagas em universidades públicas.

Faculdades que estarão no ProUni 2020

O ProUni tem a grande vantagem de trabalhar apenas com boas faculdades, com qualidade atestada pelo MEC. Isso garante um diploma bem aceito no mercado de trabalho, pode ter certeza!

Abaixo, a gente separou algumas faculdades bem interessantes que estão presentes da maioria das edições do ProUni e, algumas delas, também no FIES. Sem falar que todas aceitam a nota do Enem como forma de ingresso e têm iniciativas próprias de financiamento e bolsas de estudos sem burocracia.

Conheça:

Veja também:

Descubra como conseguir vagas remanescentes do ProUni 2020

Comenta aí o que você achou da forma de divulgação dos resultados do ProUni 2020!

Compartilhar

Lista de aprovados do ProUni 2020: Descubra onde ver! Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário