quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Marelli Cofap alerta para a manutenção preventiva

Produtos Marelli

Marelli lista os componentes que devem ser checados regularmente na manutenção preventiva para evitar gastos desnecessários 

 

Com muitos motoristas deixando o veículo parado por algum tempo ou rodando muito menos em função da pandemia de Covid-19, a manutenção do carro pode ter sido deixada de lado. Por isso, a Marelli Cofap reforça a importância de fazer a manutenção preventiva para evitar gastos maiores desnecessários.

Confira a seguir os principais pontos a serem avaliados regularmente:

Filtros de óleo, ar, combustível e cabine

Itens presentes nas listas de revisão periódica, os filtros ajudam a evitar danos, por exemplo, no motor. O filtro de óleo atua para que a lubrificação ideal seja mantida, devendo ser substituído conforme a recomendação do fabricante do veículo. Já o filtro de ar retém as partículas contidas no ar aspirado pelo motor, evitando que entrem no motor e elevem o desgaste dos seus componentes, como pistões, anéis e camisas de cilindro, entre outros.

LEIA MAIS: Cofap lança códigos de amortecedores e molas a gás

No caso dos filtros de combustível, sua função é isentar os combustíveis das partículas e resíduos existentes nos tanques e até mesmo no próprio combustível. Por fim, o filtro de cabine está presente nos veículos equipados com ar-condicionado, mantendo o ar dentro do habitáculo mais limpo e agradável ao minimizar a entrada de bactérias e fungos. Vale lembrar que seu prazo de troca deve considerar o uso que é feito do veículo. Rodar em estradas de terra é sempre muito mais agressivo para os sistemas automotivos devido ao excesso de poeira, principalmente para os filtros.

Fluidos para radiadores

Outra recomendação da Marelli Cofap é verificar sempre o nível do fluído de arrefecimento para evitar o superaquecimento do motor. Não se esqueça que não é recomendado completar o nível do fluido de arrefecimento com água, devendo-se utilizar fluído específico para radiador. 

Baterias

A bateria também merece atenção, sendo importante verificar a carga e seu estado de conservação. A empresa destaca que as baterias “abertas” requerem mais atenção, já que o nível da solução em seu interior deve ser controlado para que a bateria alcance a maior vida útil, com o melhor desempenho possível. Entre os sinais de que a bateria está chegando ao final de sua vida útil são dificuldade ao dar a partida no motor, oxidação nos terminais e acendimento da luz de alerta no painel de instrumentos do veículo.

LEIA MAIS: Magneti Marelli amplia linha de bobinas de ignição

Lâmpadas

Muitos motoristas só se lembram das lâmpadas quando queimam. Mas é importante lembrar que rodar com lâmpadas queimadas, além de prejudicar a visibilidade, pode gerar multas de trânsito. De acordo com o Artigo 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), “conduzir o veículo com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas queimadas” é infração média, com multa de R$ 130,16, somada a quatro pontos na CNH.  

Suspensão

Por fim, é fundamental fazer uma checagem do sistema de suspensão, que assegura a estabilidade do veículo e, consequentemente, a segurança dos ocupantes. E merecem atenção especialmente os amortecedores.

 

LEIA MAIS: Suspensão: Como os amortecedores funcionam? Mitos e boas práticas

The post Marelli Cofap alerta para a manutenção preventiva appeared first on Revista O Mecânico.


Marelli Cofap alerta para a manutenção preventiva Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário