quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Troca de correia dentada e tensionador: o que REALMENTE diz a norma ABNT?

Norma ABNT 15.759 em vigor formaliza que o tensionador deve, sim, ser trocado com a correia dentada e os demais componentes de sincronismo

 

Embora haja um grande ruído dentro do mercado de manutenção automotiva, existiram efetivamente em vigor apenas duas edições da norma ABNT 15.759, que padroniza os procedimentos gerais de inspeção e troca de correias de sincronismo e acessórios em motores de combustão interna.

A primeira edição, vigente entre 4 de outubro de 2009 e 15 de julho de 2011, já determinava a troca preventiva dos componentes de sincronismo no momento da substituição da correia, incluindo o tensionador, por questão de risco de falha e consequentes danos ao motor. Esses problemas, legalmente, são de responsabilidade do aplicador da peça, ou seja, o mecânico.

A segunda edição, em vigor de 16 de julho de 2011 até o presente momento, é bem direta. No item 4.1 (“Inspeção”), está recomendado que, se no momento da manutenção a correia estiver com a quilometragem limite de vida útil estipulada fabricante do veículo, “os demais componentes do sistema devem ser substituídos independentemente da condição”. Conforme descrito no mesmo item 4.1, esses componentes, são: polias dentadas, tensionadores, rolamentos guias e de apoio.

Portanto, a norma ABNT 15.759 vigente formaliza, sim, que o procedimento correto de manutenção da correia dentada é a troca completa do sistema de sincronismo, incluindo obviamente o tensionador – e nunca houve outra normatização publicada de fato pela Associação Brasileira de Normas Técnicas dizendo o contrário.

Entre as duas publicações, houve apenas uma emenda aos itens 4.1.2 e 5.1.2 (“ABNT NBR 15759:2009 Emenda 1:2011”), datada de 15 de junho de 2011, cujo texto está já está incluso na edição da norma que entrou em vigor no dia seguinte.

Para os interessados, a norma ABNT 15.759 em vigor pode ser adquirida no site https://www.abntcatalogo.com.br/ pelo preço de R$ 36,25.

LEIA MAIS: Schaeffler afirma: é o mecânico quem deve atestar se o tensionador da correia dentada precisa ser trocado

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