Engana-se quem pensa que saber trabalhar em equipe é uma qualidade ultrapassada e válida apenas para realizar tarefas do ensino médio e da faculdade. No mundo corporativo o trabalho em equipe vem se tornando uma soft skill cada vez mais requisitada em entrevistas de emprego e valorizada por líderes e gestores. Inclusive, muitas empresas testam esta habilidade em dinâmicas de grupo para analisar como os concorrentes se comportam quando precisam trabalhar com desconhecidos em um curto espaço de tempo.
Para o bom funcionamento de uma instituição, é necessário que cada funcionário saiba trabalhar em equipe dentro de seu setor a fim de que os projetos se desenvolvam com sucesso. Se esta é uma habilidade que você ainda precisa aperfeiçoar, continue lendo este artigo e veja algumas dicas que vão te ajudar a alavancar sua carreira.
Qual a importância do trabalho em equipe para uma empresa?
Assim como em uma partida de futebol, os jogadores precisam jogar juntos para levar a bola até o gol e obter vitória, em uma empresa todos os funcionários precisam estar em sintonia para alcançar os objetivos da instituição e fazê-la funcionar bem.
Cada funcionário tem um perfil, uma formação e uma visão de mundo que pode contribuir para o crescimento da empresa. Estas particularidades são chamadas de talentos complementares. Por isso, quando os profissionais de Recursos Humanos entrevistam pessoas, geralmente buscam analisar cada perfil a fim de encontrar pessoas cujas habilidades se complementam, para formar equipes coesas e que funcionem bem.
Na verdade, mais do que funcionar bem, o objetivo de qualquer empresa é crescer. Por isso, as pessoas que nela trabalham são parte indispensável nesse processo e precisam estar alinhadas para que a empresa se desenvolva.
De acordo com profissionais de RH, colaboradores que trabalham bem em equipe agregam os seguintes valores à empresa:
- Contribuem para um clima organizacional positivo;
- Eliminam grandes falhas, pois se comunicam melhor;
- Têm alta produtividade, pois entendem que o grupo depende de seu trabalho;
- Garantem agilidade nos processos e projetos, pois trabalham juntos.
Levando estes pontos em consideração, não é de se estranhar que as empresas busquem cada vez mais por profissionais que saibam trabalhar bem em grupo. É possível perceber como esta habilidade se tornou uma característica tão valiosa no mercado e porque desenvolvê-la pode te ajudar a alavancar sua carreira, independentemente da profissão que escolher seguir.
Qual a importância do trabalho em equipe para o desenvolvimento profissional?
Além de beneficiar a instituição na qual trabalha, realizar um bom trabalho em equipe também ajuda a desenvolver profissionais cada vez melhores. Trabalhar em equipe nos permite ganhar experiência e aprender mais sobre a profissão no dia a dia com a ajuda dos colegas, o que muitas vezes vale mais que cursos. Veja alguns aprendizados enriquecedores abaixo:
- Empatia;
- Troca de conhecimento, informações e experiências;
- Colaboração;
- Competitividade positiva;
- Facilidade para lidar com pessoas;
- Atribuição de grandes responsabilidades.
Quais as principais características do perfil de quem trabalha em equipe?
Em toda equipe é comum que existam pessoas com diferentes perfis profissionais, entretanto, algumas características contribuem para que profissionais distintos caminhem juntos para o mesmo objetivo.
Abaixo listamos algumas das características que são comuns às pessoas que sabem trabalhar bem em grupo. Que tal refletir sobre quais habilidades você precisa adquirir ou aprimorar?
Proatividade
Pessoas que se prontificam a realizar atividades, antecipam as necessidades do time e estão sempre prontas a serem suporte para sua equipe tendem a ter um ótimo desempenho nas relações corporativas. A proatividade é uma característica muito buscada por líderes e gestores, pois pessoas proativas mostram que são comprometidas dispostas a ajudar a equipe a alcançar seus objetivos.
Boa comunicação
Saber se comunicar bem é fundamental para qualquer relacionamento, seja ele pessoal ou profissional. A comunicação interpessoal é uma grande aliada quando o assunto é trabalho em equipe, pois evita ruídos, interferências e desentendimentos. Sem diálogo não entendemos onde estamos e nem onde podemos chegar. Uma boa comunicação ajuda a alinhar estes pontos para que todos os envolvidos tenham clareza e saibam exatamente o que precisam fazer.
Gerenciamento de conflitos
Seja você líder ou não, saber gerenciar conflitos é uma habilidade que vale ouro no meio corporativo. Saber apaziguar situações tensas e divergências de opiniões que podem gerar discussões sérias é essencial para que a questão não evolua para uma desavença mais séria e que coloque em risco a permanência dos colaboradores e nem prejudique o sucesso do projeto.
Respeito às diferenças
Como falamos lá no início, ter pessoas com diferentes experiências, crenças e visões de mundo é muito comum em equipes. Inclusive, ter toda essa diversidade é super benéfico para toda a empresa. Sendo assim, saber respeitar as diferenças, valorizar pessoas e incluí-las, geram senso de pertencimento e união, o que é primordial em uma equipe de sucesso.
Confiança
Para que um grupo avance, é preciso que todos os envolvidos estejam comprometidos e confiem no potencial uns nos outros. Afinal, se você não confia no seu colega de trabalho, como poderão executar um projeto juntos?
Valorizar o potencial de cada colega
E por falar em potencial, lembra quando falamos de talentos complementares? Este conceito parte do princípio de que cada profissional tem uma habilidade única, que quando combinada com as demais, produz o melhor resultado possível. Por isso, saber reconhecer os próprios pontos fortes e combiná-los com os de seus colegas é uma ótima habilidade.
Quais características dificultam o trabalho em equipe?
Pode parecer que não, mas trabalhar em equipe pode ser tarefa difícil tanto para pessoas extrovertidas, quanto para pessoas tímidas. Isto acontece porque ser extrovertido ou introvertido é um traço de personalidade e não uma habilidade que pode ser aprendida.
Ambos os tipos de pessoas podem apresentar problemas ao trabalhar em grupo, e nesse caso, precisam aprimorar as habilidades que citamos nos tópicos anteriores, e deixar de lado as características abaixo:
- Má comunicação
- Inflexibilidade
- Falta de comprometimento
- Individualismo
- Falta de objetivos
- Dificuldade de lidar com pessoas diferentes
- Incapacidade de valorizar o trabalho do outro
Onde estudar para aprender a trabalhar em equipe?
Apesar de existirem muitos cursos que estimulem o trabalho em equipe, não existe faculdade ou curso técnico que ensine esta habilidade. Pode parecer clichê, mas só há um jeito de aprimorar seu perfil profissional: trabalhando em equipe. É no dia a dia, atuando de forma intencional, ouvindo feedbacks e visando melhorar sempre que se aprende.
Seja na área de humanas, exatas ou biológicas, aprender a trabalhar em equipe é essencial para o desenvolvimento acadêmico e profissional. E começar o ensino superior pode ser o ponto de partida para ingressar no mercado de trabalho.
Para te ajudar a dar o primeiro passo, preparamos uma lista com ótimas instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação e com uma grande variedade de cursos para você escolher. Veja só!
- Centro Universitário UNIBTA
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
E então, já sabe quais características e habilidades você precisa aprimorar para trabalhar bem em grupo e ter sucesso no mercado de trabalho? Responda aqui nos comentários!
Entenda porque o trabalho em equipe é importante Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/
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