Quando um motor está consumindo óleo (fumando), o mais correto seria a troca de anéis acompanhado da retífica ou encamisamento do bloco. Porém, alguns colegas de profissão adotam somente a troca dos anéis… É um método correto?
Ihago Araújo
Via e-mail
Apenas como um último recurso paliativo. E esse recurso depende do estado e das medidas internas do cilindro. Se ainda há brunimento nas camisas, não há calos no topo do cilindro e as medidas de diâmetro, ovalização e conicidade ainda estão dentro das tolerâncias do fabricante, em tese, não haveria problema. Mas, repetimos: este seria apenas um paliativo. A manutenção correta é, mesmo, como você mencionou, a retífica/encamisamento do bloco, quando permitido pelo projeto. Quando a retífica não for possível (seja por ultrapassar as tolerâncias de desbaste ou por limitação do projeto), deve ser feita a substituição do bloco como um todo.
A cada edição da Revista O Mecânico, respondemos dúvidas dos leitores sobre manutenção automotiva e cuidados com o veículo na seção Abílio Responde. Mande sua mensagem para: redacao@omecanico.com.br
The post Abílio Responde: Se o motor está “fumando” pode trocar só os anéis? appeared first on Revista O Mecânico.
Abílio Responde: Se o motor está “fumando” pode trocar só os anéis? Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário