A área acadêmica é formada por profissionais com várias titulações, como graduados, especialistas, mestres e doutores. Mas certamente você já ouviu falar em PhD. Você sabe o que esse termo significa?
Se você deseja seguir a carreira acadêmica, desenvolvendo pesquisas em uma determinada área, ou apenas está curioso, continue a leitura para descobrir o que é o PhD e o que esse título tem de diferente de outras pós-graduações.
O que é o PhD?
PhD é a abreviação de Doctor of Philosophy, ou seja, Doutor em Filosofia. Apesar de ter essa tradução, esse título não é exclusivo dos profissionais de Filosofia, o significado vem do grego e quer dizer “amor pelo conhecimento”.
Portanto, o PhD não é restrito e atende diferentes cursos. Esse é o título mais alto que um pesquisador pode obter, então é a coroação de todo um processo de estudos, pesquisas e dedicação em uma determinada área do conhecimento.
Veja algumas áreas em que o estudante pode se tornar um PhD:
- Ciências Biomédicas
- Física
- Engenharia
- Medicina
- Teologia
- Direito
- Artes
Qual a diferença entre PhD e doutorado?
Bom, se PhD significa ser doutor em algo, então você deve estar se perguntando “Qual a diferença entre PhD e doutorado?”. O que muda é que o PhD é uma titulação mais comum na Europa e nos Estados Unidos, já o doutorado é a forma mais usada no Brasil.
De forma geral, ambos são destinados à mais alta titulação da carreira acadêmica, mas o que muda mesmo é o nome a que cada país se refere.
Quanto tempo dura o PhD?
O PhD tem uma duração entre 4 a 8 anos. Durante o curso, os estudantes têm contato com diversas teorias e bibliografias para se aprofundar em um determinado objeto de pesquisa e apresentar novas descobertas sobre um assunto.
Durante o período de estudos, os estudantes têm contato com aulas teóricas, lecionam aulas e têm o auxílio de um professor orientador para desenvolver a sua pesquisa acadêmica.
Ao final, o aluno apresenta sua tese e é avaliado por uma banca composta por pesquisadores da área.
Quem pode se tornar um PhD?
Como é a titulação máxima de um pesquisador, o PhD é direcionado para quem deseja aprofundar os seus estudos e sua área de conhecimento.
Por isso, para se tornar um PhD é necessário ser engajado na área, ou seja, ter desenvolvido pesquisas acadêmicas em uma determinada área, ter publicações em revistas e periódicos que são bem qualificados.
Depois, é só escolher a universidade em que deseja continuar os estudos e se candidatar no processo de seleção. Nesta etapa, a universidade irá analisar o seu currículo, o projeto de pesquisa enviado, e em alguns casos, o candidato pode ser convocado para uma entrevista.
Vantagens de fazer um PhD
O título de PhD traz diversas vantagens para o profissional que deseja se desenvolver e alavancar sua carreira na área acadêmica. Com esse título, o profissional pode dar aulas, coordenar grupos de pesquisa e é claro, ter um grande reconhecimento na área.
Além disso, conheça outras vantagens:
- Possibilidade de estudar fora do país;
- Domínio de um outro idioma;
- Conhecer outros pesquisadores da área;
- Dar aulas em universidades renomadas;
- Ter melhores oportunidade de emprego;
- Se tornar um especialista em uma área;
- Credibilidade;
- Desenvolvimento de habilidade crítica;
- Oportunidade de fazer novas descobertas em uma área de conhecimento.
Existem bolsas para PhD?
Sim! As universidades oferecem bolsas para custear o período de estudo e desenvolvimento de pesquisas. Os valores ofertados pelas instituições variam conforme o curso escolhido e a região do país.
Em um programa de bolsas em Singapura, por exemplo, os estudantes podem ser contemplados com auxílio mensal de 2,5 mil dólares. Em Hong Kong, o valor das bolsas podem chegar até 40 mil dólares ao longo do ano.
Famosos que tem PhD
Para te inspirar a seguir os estudos acadêmicos, conheça alguns famosos que tem PhD que você talvez não saiba:
Angela Merkel
A ex-chanceler federal da Alemanha é possui graduação em física pela Universidade de Leipzig e PhD em química quântica Instituto Central de Físico-Química da Academia de Ciências de Berlim.
Martin Luther King Jr.
Um dos principais ativistas negros dos Estados Unidos se formou em Sociologia na Morehouse College. Depois, continuou seus estudos na área acadêmica e fez PhD em Teologia Sistemática pela Universidade de Boston.
Greg Graffin
O vocalista da banda Bad Religion possui mestrado em Geologia pela Universidade da Califórnia (UCLA) e PhD em Zoologia pela Cornell University.
Mayim Bialik
A atriz, reconhecida pela atuação na série “The Big Bang Theory PhD” é apaixonada também pela área da ciência e da pesquisa. Bialik se tornou Phd em Neurociência pela Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA), logo após participar de outra série de TV, Blossom.
Condoleezza Rice
A ex-secretária de estado dos Estados Unidos e diplomata, que atuou no governo do presidente George W. Bush entre 2005 e 2009, possui PhD em ciência política pela Universidade de Denver, nos EUA.
Gilberto Nogueira
O ex-BBB, Gil do Vigor, iniciou o seu PhD na Universidade da Califórnia. O baiano conseguiu uma bolsa de estudos para aprofundar suas pesquisas na área de Economia. Em breve, teremos um famoso brasileiro com essa titulação acadêmica.
Onde estudar?
Até aqui você viu algumas vantagens de fazer um PhD e alavancar sua carreira acadêmica. São diversas universidades no exterior que oferecem bolsas de estudo para os seus alunos contribuírem para a pesquisa e para a ciência.
Se você já tem uma caminhada nesse universo acadêmico, pesquise por uma instituição com bons professores e que vai contribuir positivamente para sua graduação.
Mas se você ainda precisa percorrer um caminho de pesquisas, saiba que fazer uma graduação ou pós-graduação é um pré-requisito para se tornar um PhD e pode ser o momento decisivo para você continuar e se dedicar aos estudos.
Por isso, confira a lista de universidades que oferecem curso de graduação e pós reconhecidos pelo Ministério da Educação e que oferecem mensalidades com condições especiais:
- Centro Universitário UNIBTA
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
E aí, você tem interesse em se tornar um PhD?
O que é o PhD?
PhD é a abreviação de Doctor of Philosophy, ou seja, Doutor em Filosofia. Apesar de ter essa tradução, esse título não é exclusivo dos profissionais de Filosofia, o significado vem do grego e quer dizer “amor pelo conhecimento”.
Qual a diferença entre PhD e doutorado?
O que muda é que o PhD é uma titulação mais comum na Europa e nos Estados Unidos, já o doutorado é a forma mais usada no Brasil.
Quanto tempo dura o PhD?
O PhD tem uma duração entre 4 a 8 anos. Durante o curso, os estudantes têm contato com diversas teorias e bibliografias para se aprofundar em um determinado objeto de pesquisa e apresentar novas descobertas sobre um assunto.
Quem pode se tornar um PhD?
Como é a titulação máxima de um pesquisador, o PhD é direcionado para quem deseja aprofundar os seus estudos e sua área de conhecimento. Por isso, para se tornar um PhD é necessário ser engajado na área, ou seja, ter desenvolvido pesquisas acadêmicas em uma determinada área, ter publicações em revistas e periódicos que são bem qualificados.
O que significa o título de PhD? Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário